Os filmes lusos para ver até ao fim do ano

'O Pátio da Saudade' chega já no dia 14 às salas de cinema.

04 de agosto de 2025 às 01:30
Sara Matos, Ana Guiomar e Manuel Marques em 'O Pátio da Saudade' Foto: Direitos Reservados
José Raposo em 'O Pátio da Saudade' Foto: Direitos Reservados
José Pedro Vasconcelos e Sara Matos em 'O Pátio da Saudade' Foto: Direitos Reservados
Carlos Cunha e Alexandra Lencastre em 'O Pátio da Saudade' Foto: Direitos Reservados
Gilmário Vemba em 'O Pátio da Saudade' Foto: Direitos Reservados

1/5

Partilhar

Até ao final do ano, há muito cinema português para estrear nas salas de cinema, a começar, já no dia 14, com a comédia dramática ‘O Pátio da Saudade’, de Leonel Vieira, que aposta em mais um grande sucesso de público. Sublinhe-se que ‘O Pátio das Cantigas’, que o cineasta de Miranda do Douro estreou em 2015, continua a ser o filme português mais visto de sempre, tendo superado a marca dos 390 mil espectadores. Mas ainda neste agosto Diogo Morgado vai apresentar o drama ‘O Lugar dos Sonhos’ – a sua quarta-longa metragem, depois de ‘Malapata’ (de 2017); ‘Solum’ (2019) e ‘Irregular’ (2021).

Em setembro, está prevista a estreia de três filmes portugueses: ‘A Pianista’, uma obra de Nuno Bernardo que mistura drama, suspense e ficção científica; ‘Criadores de Ídolos’, de Luís Diogo, que abriu a edição deste ano do Fantasporto; e ‘O Céu em Queda’, de Carlos Ruiz Carmona, filme sobre um amor proibido que recebeu a Menção Honrosa do Júri da Seleção Outros Olhares na 30.ª edição dos Caminhos do Cinema Português.

Pub

Outubro traz uma das estreias mais aguardadas do ano: a de ‘Lavagante’, de Mário Barroso. Trata-se do projeto inacabado de António-Pedro Vasconcelos (1934-2024), que deixou o argumento pronto, livremente adaptado da última obra de José Cardoso Pires. O filme, protagonizado por Nuno Lopes e Júlia Palha, evoca a revolta estudantil do início de 1960.

Ainda em outubro, Pedro Pinho apresenta o seu ‘O Riso e a Faca’, e em dezembro Marta Mateus mostra ‘Fogo do Vento’, uma obra distinguida com o prémio de Melhor Primeiro Filme Internacional no Festival de Busto Arsizio, em Itália, em abril passado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar