Partilhar

Já assistiu a espetáculos do grupo Porta dos Fundos?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já assistiu a espetáculos do grupo Porta dos Fundos?

Criar uma história de improviso com nexo a partir de uma pequena entrevista a um espectador da plateia. Esta é a premissa de ‘Portátil’, um espetáculo que está a ser levado à cena no nosso país pelos brasileiros Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Luís Lobianco e Gustavo Miranda, do grupo de humor Porta dos Fundos.

"‘Portátil’ é uma peça de improviso em formato longo", explica João Vicente de Castro ao CM. "É criada a partir de uma entrevista rápida sobre a vida de um espectador da plateia". Os atores constroem a história nesse exato momento, com princípio, meio e fim. "Nunca sabemos se vamos contar uma história de suspense ou uma comédia romântica", diz Luís Lobianco. "Só descobrimos no momento, com o público".

‘Porta dos Fundos’ é um bom cartão de visita para os fãs da série, mas os atores prometem algo diferente. "Naturalmente, esperam uma reprodução da ‘Porta’, mas logo no prólogo da peça percebem que se trata de uma coisa muito diferente", afirma Gustavo Miranda. "O tom das pessoas cria uma atmosfera que nos vai deixando à vontade e nos dá os elementos de que precisamos para fazer a peça", conta Luís Lobiando. "Cada espetáculo é irrepetível".

Com várias salas esgotadas, ‘Portátil’ teve de agendar datas extra. Hoje e amanhã o grupo atua na Aula Magna, em Lisboa, regressando dia 23 à Casa da Música, no Porto, para mais um espetáculo. Os bilhetes custam entre 18 e 25 euros.