‘Roma’ e ‘A Favorita’ lideram nomeações aos Óscares

Obra mexicana da Netflix e produção de época concorrem por dez estatuetas douradas.

23 de janeiro de 2019 às 01:30
‘Roma’ é a primeira produção da plataforma Netflix a concorrer ao Óscar principal
‘A Favorita’ é uma comédia de época, passada na Inglaterra do século XVIII, sobre a rainha Ana (Olivia Colman)
Óscares Foto: Getty Images
Óscares Foto: Direitos Reservados

1/4

Partilhar

Os principais filmes presentes na corrida aos Óscares deste ano escapam à esfera habitual de Hollywood: ambos com dez nomeações, ‘Roma’ é um drama familiar mexicano, lançado pela plataforma de streaming Netflix, e ‘A Favorita’, um filme de época britânico realizado por um grego.

Na corrida aos prémios da Academia estão também dois sucessos ligados à música pop rock: a história de amor de ‘Assim Nasce uma Estrela’, com oito indicações, e ‘Bohemian Rapsody’, sobre a vida e obra de Freddie Mercury, com cinco.

Pub

Sem esquecer a sátira política, com ‘Vice’, que está nomeada para oito prémios; e para as comédias dramáticas de pendor racial ‘Blackkklansman’, que concorre para seis prémios, e ‘Green Book – Um Guia Para a Vida’, que disputa cinco.

Os nomeados anunciados esta terça-feira deixam ainda constatar um feito: pela primeira vez, ao fim de 91 edições, há uma grande produção de super-heróis a concorrer ao Óscar mais cobiçado, o de Melhor Filme. Trata-se do êxito global ‘Black Panther’, que também procura chegar a outras seis estatuetas douradas.

Pub

Na corrida ao prémio de Melhor Atriz, a disputa está centrada em Glenn Close, com ‘A Mulher’, e Lady Gaga, rosto e voz de ‘Assim Nasce Uma Estrela’. Já nos atores, Rami Malek (‘Bohemian Rapsody’) e Christian Bale (‘Vice’) estão na linha da frente, depois de ambos vencerem nos Globos de Ouro.

Quanto à categoria de filme em língua estrangeira, Portugal volta a ficar de fora. Os cinco nomeados são ‘Roma’ (México), ‘Nunca Deixes de Olhar’ (Alemanha), ‘Cold War’ (Polónia), ‘Capernaum’ (Líbano) e ‘Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões’ (Japão).

Spike Lee obtém dupla indicação

Pub

Depois de apelar ao boicote aos Óscares por falta de candidatos negros em 2016, o cineasta Spike Lee conseguiu as primeiras nomeações da carreira, este ano, nas categorias de Melhor Realizador e Filme por ‘Blackkklansman’.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar