“Seja bem-vinda Lea Vicens”
Cavaleira atua na Corrida Vidas/CM.
Quando vi anunciar a jovem cavaleira/rejoneadora Lea Vicens, que já vi tourear, e cujo percurso a coloca em lugar cimeiro do ‘escalafón’ restará desejar-lhe as boas vindas à nossa corrida Vidas/CM.
Lea não é apenas uma jovem que se fez toureira a cavalo, com um estilo que assenta na sua personalidade (como a própria afirma), seguindo a máxima de Juan Belmonte: "Se tórea como se es".
Lea é hoje muito mais do que isso. E o facto de ter nascido em Nimes, no coração da Camarga – onde cavalo e toiro se celebram como expoentes de uma cultura secular que nos chegou dos confins do Mediterrâneo –, ajudou a construir essa personalidade e a revelar talentos de equitadora que Angel Peralta aproveitou para a integrar na sua excelente equipa de ‘doma’ no ‘Rancho El Rocio’, em Puebla del Rio, a dois passos de Sevilha.
E aí, em larga parcela da adolescência, deu largas à sua paixão pelo ‘rejoneo’ com verdade, baseado numa equitação de escola, clássica, sem descurar os ‘adornos’ que esta aceita, mas rejeitando as sortes circenses de que outros abusam.
A afición portuguesa mais entendida espera que a sua atual apoderada Maria Sara (que atuou entre nós, quer a solo, quer integrada no ‘quarteto’ orientado por Paco Dolrado, que incluía Raquel Orozco, Natalie Gonfond e a ‘nossa’ Ana Batista), lhe explique que, em Portugal, o toureio a cavalo se compõe apenas de dois tércios, já que o remate das lides está a cargo dos forcados.
Que não damos qualquer valor àquele tércio das bandarilhas curtas que antecede a morte do toiro, já ‘aplomado’ por força dos rojões de castigo que recebeu no primeiro, e das correrias e saídas em falso a que o obrigaram no segundo. E que, para conquistar o Campo Pequeno, lhe bastará estar bem a cavalo, com a elegância e o saber que a caracterizam, levar o toiro toureado, colocá-lo em sorte com boa leitura da sua qualidade, citá-lo de frente e recebê-lo ao estribo para cravar no sítio e rematar a sorte ao pitón contrário.
Tanto bastará para triunfar com os Santa Maria que lhe tocarem em sorte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt