Sérgio Godinho recebe Prémio 'Língua Mãe'
Distinção é atribuída anualmente pela CMTV e pela Sociedade Portuguesa de Autores para reconhecer o mérito artístico e criativo.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a CMTV entregaram na terça-feira a Sérgio Godinho o prémio ‘Língua Mãe 2024’, reconhecendo o mérito daquele que é, incontornavelmente, um dos grandes mestres da canção.
Sem disfarçar um ‘brilhozinho nos olhos’, Sérgio Godinho mostrou-se “muito contente” com a distinção: “Fico particularmente grato, pelo simbolismo de estar aqui com a SPA e com uma estação de televisão. A SPA é a minha segunda casa desde que voltei a Portugal, em 1975. Estar aqui com amigos, e também com gente desconhecida mas que vou conhecendo, é uma grande alegria.”
O prémio ‘Língua Mãe’ foi-lhe atribuído num ano de intensa atividade musical e literária, com a estreia do espetáculo ‘Liberdade 25’, concerto concebido para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, e a publicação do romance ‘Vida e Morte nas Cidades Geminadas’. “Tenho esta constante necessidade de criar”, justificou o músico, de 79 anos.
Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da CMTV, enalteceu a importância do troféu: “Para a CMTV, esta parceria com a SPA é muito importante. Temos o programa ‘Língua Mãe’, que nos orgulha imenso e que já é presença regular na grelha da estação e, graças a uma ideia do presidente da SPA, José Jorge Letria, começámos a atribuir este prémio que associa a marca CM e a marca CMTV a grandes artistas. Foi com muito orgulho e satisfação que entregámos este ano o prémio a Sérgio Godinho, um músico que atravessa várias gerações e que tem inúmeras canções que todos os portugueses conhecem”, afirmou.
O presidente da SPA, José Jorge Letria, começou por recordar a época em que conheceu Sérgio Godinho, nos anos 70. Já então nutria uma “enorme admiração” pelo trabalho do músico e compositor, “um dos que mais deram, até hoje, à língua portuguesa”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt