"Só Se Estraga Uma Casa": Vizinhos põem meio mundo a cantar 'Pôr do Sol' e lançam agora o primeiro disco
Banda alentejana lançou na sexta-feira o primeiro disco e concretiza outro sonho este ano - o de atuar nos coliseus de Lisboa e Porto, em novembro.
Depois de inventarem a ‘pop alentejana’ e terem posto meio Mundo a cantar ‘Pôr do Sol’ e ‘Pobre Ex-Namorado’, os Vizinhos editaram na sexta-feira o aguardado álbum de estreia, ‘Só Se Estraga Uma Casa’.
O disco reúne nove temas, incluindo os maiores sucessos da banda de Évora e quatro inéditos, que afinam uma identidade que, no espaço de um ano, lhes proporcionou a concretização de um verdadeiro sonho — da capital do Alentejo, para os principais palcos nacionais.
“As canções falam de amor, talvez porque também foi um disco que fizémos com muito amor. O primeiro álbum é sempre especial. Estávamos com muitas dúvidas, se estávamos alinhados com as outras que lançámos, mas preocupámo-nos em fazê-lo com muita qualidade e em manter a fasquia lá em cima ”, afirma David Mendonça. Francisco Cartaxo acrescenta: “O disco tem este lado amoroso, que marca a nossa vida enquanto jovens, mas também tem o nosso lado divertido. Estamos sempre a fazer comédia uns com os outros”.
E aquilo que começou por ser uma brincadeira de amigos, transformou, no espaço de um ano, a vida aos quatro Vizinhos (David, Miguel, Tomás e Francisco), que tiveram de deixar a faculdade e os empregos para se dedicarem cem por cento à música. “Foi uma grande e inesperada mudança mas está a valer muito a pena. Nota-se pelo que temos conseguido alcançar até agora e pelo que queremos alcançar. Os coliseus, por exemplo, um dos nossos primeiros sonhos: vamos lá tocar a 28 de novembro (Lisboa) e a 29 (no Porto)”, diz Tomás Cartaxo. Têm planos “para depois” das salas ‘magnas’ do País mas, até lá, querem mostrar o disco, prometendo não estragar casa nenhuma e instalar-se, somente, nos ouvidos e no coração de cada fã.
Arraial Itinerante celebra lançamento
Nascidos do improvável casamento entre a pop e o cante alentejano, os Vizinhos assinalaram o lançamento de ‘Só Se Estraga uma Casa’ de forma invulgar: meteram-se num trio elétrico em Évora e vieram até Lisboa a tocar - seja, com paragens para concertos em Montemor-o-Novo e Vendas Novas, onde largas centenas de pessoas assistiram a pequenos concertos improvisados ao ar livre. Uma espécie de celebração musical itinerante desta tão portuguesa e visceral ligação entre o campo e a cidade - cerne da sonoridade do grupo.
Chegaram a Lisboa ao final do dia, a desafiar a chuva e o Santo António para servir aos lisboetas com alma alentejana um arraial popular, na Praça do Campo Pequeno.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt