Sudoeste anima praias e comércio
Milhares de jovens enchem lojas da vila alentejana.
Com mais de 30 mil campistas na Herdade da Casa Branca, onde até domingo decorre o festival Sudoeste, a praia da Zambujeira do Mar enche-se. "Aproveitamos o bom tempo e a praia com os amigos para umas férias diferentes, sem os nossos pais", explica Inês Gomes, 18 anos, da Guarda. "Saímos às 08h00 e chegamos às 17h00 mas vale a pena", completa o amigo André Grácio, 20 anos.
O canal artificial no recinto do festival e a praia são as alternativas para quem não vem só pela música. "Vimos para aqui para curtir o ambiente e ver estas pessoas lindas", diz Michael Melo, de 18 anos. Os jovens, que não arriscam entrar na água a 16 graus, preferem apanhar banhos de sol ou dormir. "De manhã fica calor na tenda. Ou vamos para o canal ou para aqui", diz Joaquim Sousa, do Porto. "E aproveitamos para curar a ressaca", acrescenta Ana Ribeiro.
Quem aproveita a semana é o comércio local. "O negócio corre de vento em poupa", garante Bruno Martins. Aos 24 anos, o jovem de Vila Nova de Gaia veio trabalhar para a costa alentejana. "Vende- -se roupa, toalhas e t-shirts, mas o que tem mais saída são os óculos de sol", conta. Quem vive na Zambujeira está habituado a uma agitação diferente. "Nós vivemos cá com muita calma e esta semana encontramos milhares de pessoas", diz Enano Torres. "É bom porque deixam cá o dinheirinho, mas é confuso para quem mora cá".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt