Vieira da Silva por 1,1 milhões de euros

Um óleo sobre tela pintado por Vieira da Silva em 1958 acaba de atingir um valor recorde para obras da pintora portuguesa, tendo sido arrematado por um milhão e cem mil euros no último leilão de pintura moderna e contemporânea da Leiria e Nascimento, em Lisboa.

18 de outubro de 2007 às 00:00
Vieira da Silva por 1,1 milhões de euros Foto: d.r.
Partilhar

Segundo fonte da leiloeira, a obra ‘Lisbonne-Ville’ (65 por 90 cm) não só é a mais cara de sempre no conjunto do trabalho da artista (1908-1992), como é das mais caras alguma vez vendidas em leilões de arte portuguesa.

No mesmo leilão, foram arrematados os quadros ‘Pietà’, de Menez, por 150 mil euros, e ‘Mascarados de Pirenópolis’, de Júlio Pomar, por 120 mil euros. Obras datadas, respectivamente, de 1984 e 1987.

Pub

Tendo como base de licitação 750 mil euros, ‘Lisbonne-Ville’ foi adquirido por um coleccionador português não identificado, que o disputou até ao último momento com um concorrente que o licitava do Brasil, por telefone.

Na próxima semana (dias 23 e 24), irá a leilão um outro quadro de Vieira da Silva. Trata-se de uma peça sem título, de técnica mista sobre papel, que vai à praça por 30 mil euros num leilão de arte moderna e contemporânea no Palácio do Correio Velho, em Lisboa, onde se licitarão também peças de Júlio Pomar, Nikias Skapinakis, ou Amadeu de Souza Cardoso, entre outros.

HOMENAGEM

Pub

Em jeito de homenagem à pintora portuguesa, será inaugurada, na próxima quarta-feira, na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Lisboa, uma exposição que nos chega de Paris e que esteve patente no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian local. A mostra, com 46 obras, poderá ser visitada até Fevereiro de 2008.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar