‘Zombies’: da morte cerebral à vida na arte
A propósito da estreia, esta semana, da grande produção ‘WWZ: Guerra Mundial', saiba como é que os ‘zombies' invadiram a cultura popular.
No ano em que os estudantes se revoltaram contra o sistema, os ‘zombies' também o fizeram e ganharam fama no cinema mundial. Em 1968, o realizador de culto George A. Romero criou o clássico ‘A Noite dos Mortos Vivos' e instituiu o ‘look' dos ‘zombies' como hoje se conhece - e que ganhou novo fôlego com a estreia da série televisiva ‘Walking Dead' (2010).
Mas é preciso recuar ao século XIX para se encontrar a génese artística do tema. O próprio termo ‘zombie' advém do termo haitiano ‘zonbi' e refere-se a um cadáver animado, que ressuscita por causas místicas como, inicialmente, o feitiço.
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É precisamente nos rituais ‘vodu' afro-caribenhos que emerge a figura do morto reanimado, irracional. Na sua origem, a explicação para o aspeto grotesto e acéfalo está no facto da criatura ter estado, primeiramente, enterrada, sem acesso a oxigénio. Daí emergir como um ser em estado catatónico, vítima de morte cerebral.
CINEMA DESCOBRE EM 1932
Quando o cinema se preparava para dar importância aos ‘zombies', numa altura em que ‘Frankenstein', criado por Mary Shelly, ganhava espaço no grande ecrã, um romance, chamado de ‘The Magic Island', de William Seabrock, explorava o tema da ressurreição amaldiçoada. Estava-se em 1929 e a tese manteve-se até hoje: brincar com as leis da Natureza, incluindo a morte, traz sempre maus resultados.
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É então que, em 1932, surge ‘White Zombie', filme ‘série B', com Bela Lugosi, em que um homem desespera com a morte da mulher. Que vai reaparecer da pior forma... Foi este clássico de terror que colocou na boca de toda a gente o termo ‘zombie'. A partir daí estava aberto o filão.
‘I Walked with a Zombie', de 1943, deu fama ao realizador Val Lewton e, treze anos depois de George A. Romero, apareceu Sam Raimi com ‘A Maldição dos Mortos Vivos' - que teve direito, este ano, a um remake.
FAMA CHEGA À BD E VIDEOJOGOS
Mas há mais: antes da ovação com ‘Quem Quer Ser Bilionário', Danny Boyle esvaziou Londres em '28 Dias Depois' (2002) e Martin Lawrence Nova Iorque, com Will Smith a enfrentar bizarras criaturas em ‘Eu Sou a Lenda' (2008).
Até a animação teve, no ano passado, direito a um filme sobre o tema: ‘Paranorman', que se divertia a satirizar os géneros do filme de terror menor.
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Além de filmes, os ‘zombies' já protagonizaram clássicos literários, banda desenhada (onde nasceu ‘Walking Dead') e videojogos.
O peso na cultura popular é tão grande que já têm direito a subgénero de terror: ‘zombie fiction'.
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