Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

100 anos da 'Orpheu' assinalados em selos

Iniciativa dos CTT assinala o centenário de uma revista histórica no nosso país.
J. Pires Santos 23 de Fevereiro de 2015 às 18:38
A revista lançou o movimento modernista em Portugal
A revista lançou o movimento modernista em Portugal FOTO: D.R.

Os Correios de Portugal lançaram uma emissão filatélica comemorativa do centenário da revista ‘Orpheu’.

Trata-se do magazine que introduziu em Portugal o movimento modernista e a qual se associaram importantes nomes das letras e das artes nacionais, casos de José Almada Negreiros, dos poetas Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro e ainda dos artistas plásticos Amadeo Sousa-Cardozo e Guilherme de Santa Rita Pintor, historicamente consagrados como a ‘Geração d’Orfeu’.

Esta emissão é composta por dois selos e um bloco filatélico. O selo de 0,42 euros reproduz a capa do primeiro número da ‘Orpheu’ e o outro, com a taxa de 0,72 euros, apresenta a capa do segundo número da revista.

Por sua vez o bloco com o valor facial de 2,50 euros reproduz a obra ‘Sem título’ de José Almeida Negreiros, com duas figuras lendo a edição 2 da Revista ‘Orpheu’, quadro que faz parte do acervo do Centro de Arte Moderma da Fundação Calouste Gulbenkian.

Os selos têm uma tiragem de 300 mil exemplares e o bloco (de 40 mil) tem design do Atelier B2.  

Os CTT editaram também, em fevereiro, outra série o 2º grupo da emissão ‘Desportos Radicais’ auto-adesivos, com três selos. A emissão é dedicada ao Rafting, ao Kiytesurf e à escalada desportiva em montanha.

Estes selos autoadesivos com franquia para o correio doméstico foram desenhados por João Machado.

O MENSAGEIRO DO ALGARVE

O número 7 da publicação online ‘O Mensageiro do Algarve’ encontra-se já disponível no site http://issuu.com/mensageiro_algarve/docs/mensageiro_7.

O boletim das agremiações filatélicas e de colecionismo do Algarve (36 páginas) divulga o que aconteceu, no último trimestre, sobre filatelia e colecionismo na região algarvia, bem como os acontecimentos importantes a nível nacional.

Divulga, ainda, que Castro Marim vai receber, de 4 a 11 de julho, a Algarpex 2015 – Exposição Filatélica do Algarve.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)