Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

25 de Abril assinalado com exposição e emissão de selos

Os Correios de Portugal associaram-se às comemorações dos 40 anos do golpe militar do 25 de Abril com a emissão que será lançada esta segunda-feira, 14 de abril, composta por dois selos e um bloco alusivos.

13 de Abril de 2014 às 19:45
Momento decisivo da Revolução, em que o Regimento de Cavalaria 7 adere ao golpe militar, na Praça do Comércio, na manhã do dia 25 de Abril de 1974
Momento decisivo da Revolução, em que o Regimento de Cavalaria 7 adere ao golpe militar, na Praça do Comércio, na manhã do dia 25 de Abril de 1974 FOTO: D.R.

O selo com taxa N20g, destinado ao correio doméstico, reproduz uma fotografia tirada no Terreiro do Paço, em Lisboa, na manhã do 25 de Abril, no momento decisivo em que o Regimento de Cavalaria 7 adere à Revolução. Em primeiro plano, veem-se Salgueiro Maia e Maia Loureiro com um gesto vitorioso.

O segundo selo, com a taxa de I20g com porte para o correio internacional, apresenta uma foto da Rua 1º de Dezembro, em Lisboa, onde se vê a população a festejar a revolução com os militares.

Por sua vez o bloco com a taxa de 3 euros apresenta uma composição dos momentos importantes na passagem para a democracia em Portugal, Espanha e Grécia, com as respetivas bandeiras. Infelizmente, as bandeiras de Espanha e Grécia estão trocadas: por baixo da bandeira da Grécia está um elemento da Guarda Civil de Espanha; e ao lado da bandeira espanhola está um manifestante com a bandeira da Grécia.

A capa da pagela divulgativa apresenta uma foto dos militares junto à população na Praça General Humberto Delgado, no Porto. No interior, tem um texto de António Costa Pinto. A emissão completa-se com o sobrescrito e o carimbo do primeiro dia de emissão.

Na próxima terça-feira, 15 de abril, será utilizado o carimbo comemorativo dedicado ao 25 de Abril que assinala a exposição filatélica organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Odivelas e pelo Clube Filatélico de Portugal.

A mostra filatélica está patente na Quinta da Memória – Paços do Concelho e decorre até final do mês de abril, podendo ser visitado gratuitamente nos dias úteis.

No certame com o título ‘25 de Abril na Filatelia Portuguesa’ podem ser apreciadas quatro coleções de maximafilia, cartografia e pagelas dedicas à temática do 25 de Abril.

Um dos objetivos da mostra é sensibilizar, principalmente os mais jovens, para a importância cultural da Filatelia para a celebração do 25 de Abril e de outras datas importantes da História de Portugal.

O carimbo concedido pelos Correios estará à disposição dos colecionadores no Centro de Exposições de Odivelas, entre as 18h00 e as 19h00.

Também em Barroselas, a Escola Básica e Secundária realizam no dia 25 de Abril um evento filatélico alusivo e para o qual os CTT concederam uma marca postal que reproduz um cravo aberto. Os interessados poderão solicitar a aposição da marca postal para a Loja dos CTT (Rua das Fontainhas, 7, Barroselas).

Cultura Colecionismo 25 de Abril
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)