Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

A história incrível de Brandi Carlile

Não é a primeira vez que, entre nós, um anúncio de televisão catapulta para a fama um nome desconhecido da música. Depois dos Dandy Warhols – quem não se lembra de ‘Bohemian Like You’? – a norte-americana Brandi Carlile, de 27 anos, fez história com ‘The Story’.
17 de Novembro de 2008 às 00:30
A história incrível de Brandi Carlile
A história incrível de Brandi Carlile FOTO: Luis Guerreiro

Fenómeno instantâneo de popularidade, Brandi Carlile canta amanhã em Lisboa (na Aula Magna, às 22h00), partindo depois para Porto (dia 19, no Cinema Batalha) e Coimbra, onde, a pedido do público, além do concerto já agendado para dia 20, dará um extra, a 21 (no Teatro Gil Vicente).

Tudo por causa de ‘The Story’, que passou repetidamente no pequeno ecrã num anúncio à Super Bock e que lhe valeu um disco de Ouro e o título de campeã do ano de downloads em Portugal.

O concerto no Sudoeste, em Agosto, confirmou o talento: Brandi Carlile, que compõe as suas músicas e que inclui no seu repertório ao vivo versões de Radiohead, Johnny Cash ou Leonard Cohen, é muito mais do que êxito de uma só temporada.

Descoberta por Dave Mathews num concerto no festival de Sasquatch – e quando já tinha gravado quatro álbuns ‘caseiros’ –, assinou contrato com a Sony em 2004 e em 2005 foi considerada uma das revelações musicais do ano pela revista ‘Rolling Stone’.

Não tardou a que três das suas canções fossem incluídas na banda sonora da tão conhecida série ‘Anatomia de Grey’, alargando mais ainda a sua popularidade.

Uma boa compensação para quem, na infância, foi diagnosticado défice de atenção, que começou a cantar aos oito anos e a actuar como cantora de coro de um imitador de Elvis Presley aos 16.

Em 2002, Brandi Carlile assumiu-se lésbica, mas, desde então, recusa-se a falar do assunto, que considera do foro privado.

PERFIL

Brandi carlile nasceu a 1 de Junho de 1981 em Washington, EUA, e começou a cantar aos oito anos. Aprendeu a tocar piano e guitarra sozinha e foi má aluna no liceu, altura em que decidiu consagrar-se à música. Desde os 18 anos que vive da sua paixão.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)