Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Animais do Zoo de Lisboa em livro com selos

O Jardim Zoológico de Lisboa, o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica, foi inaugurado a 28 de maio de 1884. No ano em que se assinalam os 130 anos da Sociedade Zoológica, responsável pela construção do parque e que foi apadrinhada por D. Luís I, os Correios de Portugal editam um livro temático dedicado ao Jardim Zoológico.
27 de Julho de 2013 às 17:52
Desenho que ilustra a capa do livro dos CTT dedicado à história do Jardim Zoológico de Lisboa
Desenho que ilustra a capa do livro dos CTT dedicado à história do Jardim Zoológico de Lisboa FOTO: D.R.

O livro, de 148 páginas, com o título ‘Animais do Jardim Zoológico’, é da autoria de Orlando Raimundo e tem ilustrações originais de Pedro Salvador Mendes e Jorge Macedo. Dividido em seis capítulos, aqui se conta a História do Jardim Zoológico, dos mamíferos, aves, répteis e anfíbios, dos animais ameaçados de extinção, e de um zoo digno do século XXI.

Este livro resulta do desejo comum do autor, ilustradores, CTT, Jardim Zoológico e também do canal de televisão National Geographic, que produziu um importante documentário sobre o Jardim Zoológico, cujo DVD faz parte integral da obra.

Os Correios de Portugal já dedicaram algumas edições filatélicas aos animais do Jardim Zoológico, tais como a série dedicada ao Centenário do Jardim Zoológico em 1984, composta por quatro selos, e, em 2001, a série ‘Animais do Zoo de Lisboa’, emissão de seis selos e um bloco que inclui quatro selos que mostram os animais emblemáticos do zoo, também com desenho de Pedro Salgado, série faz parte integrante do presente livro.

Esta obra do Clube do Coleccionador dos Correios assinala os 30 anos do lançamento do primeiro livro ‘Portugal em Selos 1983’.

Por sua vez, no passado dia 18 de julho foi editado o inteiro postal que assinala os 50 anos da Missão Científica portuguesa, que iniciou em 1963 o processo de constituição da Reserva e da investigação da natureza e respetivo enquadramento legal como a primeira Reserva Natural de Portugal das Ilhas Desertas.

O inteiro postal com taxa para correio doméstico apresenta na frente um selo que reproduz a bandeira portuguesa e nas costas a Selvagem Grande, vista do ar, em fotografia da Força Aérea Portuguesa.

O lançamento do inteiro postal foi efetuado por ocasião da visita aquela ilha de Cavaco Silva para o qual foi editado um carimbo comemorativo de primeiro dia de emissão.

Já em 2004, os CTT, reconhecendo a importância ecológica e científica das Ilhas Selvagens, dedicaram-lhe uma emissão filatélica onde figuram a ave marinha ‘Calcamar’, um reptil endémico ‘Osga das Selvagens’ e também uma planta endémica.

Cultura Colecionismo Jardim Zoológico CTT
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)