Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Arquitectura lusa mostra qualidade

Quatro construções portuguesas são candidatas ao Prémio de Melhor Obra Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo 2006.
16 de Setembro de 2006 às 00:00
O Estádio Municipal de Braga (Eduardo Souto de Moura), o Centro de Artes de Sines (Manuel e Francisco Aires Mateus), o Centro Cultural Casa das Mudas da Calheta/Madeira (Paulo David) e a Unidade Industrial Inapal Plásticos, em Palmela (Francisco Vieira de Campos) foram seleccionadas para concorrer, juntamente com outros 26 projectos, a este importante prémio de arquitectura ibero-americana.
“Trata-se de um número [quatro] muito bom e as obras demonstram a vitalidade e a qualidade da arquitectura portuguesa”, disse ao CM João Belo Rodeia, delegado português na V Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo, que decorrerá de 4 a 8 de Dezembro, em Montevideu, no Uruguai.
Estas quatro obras foram seleccionadas a partir de uma lista de 20 projectos, por sua vez escolhidos a partir das 46 apresentadas a concurso, “todas excepcionais e de uma qualidade extraordinária”, sublinhou o arquitecto.
Na sua opinião, o júri internacional, reunido entre 22 e 23 de Agosto em Lima (Peru), escolheu as quatro obras portuguesas “mais interessantes” no contexto da próxima bienal, subordinada ao tema ‘A Construção da Cidade: Património para Todos’.
Para João Belo Rodeia, a candidatura nacional apresenta um “dado interessante”. “A melhor arquitectura feita em Portugal ainda é a que tem iniciativa pública. No entanto, a iniciativa privada começa a ser responsável por encomendas de arquitura mais qualificada”, disse, referindo à Unidade Industrial Inapal Plásticos, em Palmela.
Outro dado curioso: a dupla Manuel e Francisco Aires Mateus já recebeu o primeiro prémio pelo edifício da residência de estudantes do Pólo II da Universidade de Coimbra, aquando a 2.ª edição do certame, em 1996.
Tanto os projectos nacionais como os restantes ibero-americanos vão integrar a exposição e o catálogo da V Bienal, certame que vai distinguir ainda a obra de um jovem arquitecto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)