Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Assalto é o melhor filme de acção

Assalto ao Arranha-Céus’, que em 1988 transformou o actor Bruce Willis numa estrela de Hollwyood, foi considerado o melhor filme de acção da história do cinema.
18 de Junho de 2007 às 00:00
Bruce Willis em 1988 quando se estreou como John McClane
Bruce Willis em 1988 quando se estreou como John McClane FOTO: direitos reservados
A eleição é da revista especializada norte-americana ‘Entertainment Weekly’ (’EW’) e foi tornada pública duas semanas antes da estreia do quarto filme da série, ‘Live Free or Die Hard’ (’Die Hard 4.0 - Viver ou Morrer’, que chega a Portugal no próximo dia 28).
Em segundo lugar classificou-se outro clássico do género, ‘Alien: O 8º Passageiro’ (1979), de Ridley Scott, também a primeira de quatro películas sobre o mesmo tema protagonizadas por Sigourney Weaver.
Assim, e de acordo com os críticos, jornalistas e editores da ‘EW’, entre os 25 melhores filmes do género estão ‘Os Salteadores da Arca Perdida’ (1981), o primeiro episódio da saga de ‘Indiana Jones’, ‘Mad Max 2’ (1981), ‘Matrix’ (1999), ‘As Aventuras de Robin dos Bosques’ (1938), ‘Os Sete Samurais’ (1954, do japonês Akira Kurosawa), ‘Super-homem 2’ (1980), ‘Kill Bill: Vol. 1’ (2003) e ‘007 Contra Goldfinger’ (1964).
Realizado por John McTiernan, ‘Assalto ao Arranha-Céus’ introduz John McClane (Bruce Willis), um duro polícia nova-iorquino que, durante uma estada em Los Angeles para visitar a filha que vive com a ex-mulher, é apanhado num ataque terrorista.
Grande êxito de bilheteira, ‘Die Hard’ apresenta Willis como herói musculado que resolve sozinho as situações mais complicadas e dá azo a três sequelas: ‘Assalto ao Aeroporto’, ‘Die Hard: A Vingança’ e ‘Die Hard 4.0 - Viver ou Morrer’. As ameaças terroristas são comuns a todas as aventuras que acabam resolvidas, como muito sangue e suor, pelo ‘indestrutível’ McClane.
Aos 52 anos, Bruce Willis retoma o papel desta feita para acabar de vez com um terrorista que ameaça destruir as redes informáticas mundiais. A realização é assinada por Len Wiseman, a quem se devem, entre outros, ‘Homens de Negro’, ‘O Dia da Independência’ e ‘Godzilla’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)