page view

BAILARINA ALICIA ALONSO NOMEADA PELA UNESCO

A bailarina e coreógrafa cubana Alicia Alonso, nomeada pela UNESCO embaixadora de Boa Vontade, considera que essa distinção é o reconhecimento da obra e da excelência do seu país no domínio cultural, mais do que do seu percurso artístico.

10 de junho de 2002 às 14:33

Com 80 anos, fundadora e directora do famoso Ballet Nacional de Cuba, Alonso é um dos maiores expoentes da dança mundial.

A artista regressou sábado à noite a Havana procedente de Paris, cidade onde a UNESCO lhe prestou homenagem pelo seu "extraordinário contributo para o desenvolvimento, a preservação e a difusão da dança".

"Com a minha designação reconhece-se, mais do que a minha trajectória artística, a obra e a excelência de Cuba no campo da Cultura, da paz, da dignidade e do entendimento entre os povos", afirmou Alonso à sua chegada, de acordo com a edição de ontem do diário cubano "Juventud Rebelde".

Agora trata-se "simplesmente de representar perante a UNESCO esses princípios que sempre preservámos na nossa ilha", sustentou a consagrada bailarina.

Durante o seu mandato como embaixadora de Boa Vontade, Alicia Alonso deverá centrar a sua atenção nos programas de educação e de protecção do património material e imaterial da Humanidade.

A coreógrafa cubana junta-se assim a um grupo de 36 personalidades de vários pontos do Globo a quem a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura, confiou a divulgação das suas mensagens.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8