Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Barrocal vai ter museu

O arquitecto Siza Vieira está a elaborar o projecto de arquitectura do futuro Museu do Barrocal, que vai ficar instalado num edifício antigo de Paderne.
17 de Novembro de 2009 às 00:30
Museu do Barrocal vai nascer neste antigo edifício em Paderne
Museu do Barrocal vai nascer neste antigo edifício em Paderne FOTO: direitos reservados

A adjudicação do primeiro projecto que o conceituado arquitecto vai realizar no Sul do País, efectuada em Julho de 2009 pela Câmara Municipal de Albufeira, vai permitir concretizar um programa do museólogo António Nabais, estando a pesquisa e investigação de conteúdos do museu a cargo da Universidade do Algarve.

'A escolha daquele edifício, propriedade da edilidade, resultou da importância daquele espaço no contexto urbano de Paderne e do Barrocal', explicou ao CM Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira. O autarca garante 'a preservação do edifício no seu todo' e a implementação de um museu de território que irá abranger a realidade de micro-região do barrocal algarvio, tendo como objectivo preservar e divulgar o património cultural, natural e oral da região.

'Os conteúdos do museu irão integrar recursos económicos, técnicas rurais dos trabalhos agrícolas e de construções de habitações e transportes, hábitos alimentares, festas e tradições, religiosidade, fauna e flora, actividades artesanais em desuso, geologia, hidrografia e arqueologia', explica Desidério Silva.

PORMENORES

CUSTO

A obra tem um custo total previsto de 2,212 milhões de euros. A adjudicação do projecto a Siza Vieira custou pouco mais de 260 mil euros.

ÂNCORA

A câmara acredita que o museu venha criar uma nova dinâmica na freguesia de Paderne e sirva de âncora para o turismo local, no Interior do concelho.

PRAZO

Apesar de o projecto já estar adjudicado a Siza Vieira, a autarquia ainda não avança com uma data para a conclusão da obra nem para a abertura do espaço ao público.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)