page view

Bastet estreia-se em teatro no CCB

“Bastet tem talento, é muito versátil e vai surpreender o público como nos surpreendeu a nós”, garante o escritor e encenador André Murraças, que estreia esta sexta-feira, às 21h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a sua versão de ‘Os Pássaros’, a partir do conto de Daphne du Maurier e do filme que Alfred Hitchcock rodou em 1963.

06 de dezembro de 2012 às 01:00

Em palco, a conhecida artista de burlesco e colaboradora do CM Bastet Cabeleira, que aqui faz a sua estreia teatral, é uma espécie de “encarnação do mal que vai ameaçar as outras personagens”, como explica o encenador.

Fascinado pelo cinema e pelo teatro e pelas possibilidades de cruzamento entre as duas artes, André Murraças diz que convidou Bastet para integrar o elenco do seu espectáculo porque lhe interessava explorar o universo burlesco em que a artista se move. “Achei que ela conseguiria transmitir toda a intensidade de uma personagem misteriosa e maléfica, um ser que parece vindo de outro mundo”, conta-nos. “Ela revelou-se uma pessoa acessível e muito profissional, e até corajosa, porque tem de se movimentar bastante em palco e está nos seus seis meses de gravidez, já bastante evidentes.”

A história original de ‘Os Pássaros’ foi adaptada pelo encenador, que transpôs a acção para a Lisboa actual, uma cidade ameaçada pela violência inesperada de bandos de pássaros que atacam as pessoas e as matam à bicada. André Murraças diz que se trata da metáfora ideal para explicar os dias que estamos a viver – caóticos e prenunciadores do fim do mundo.

“Neste momento coloca-se-nos a questão de como sobreviver, de como será o futuro, do que fazer daqui em diante”, diz André Murraças, que confessa ter procurado recriar em cena o ambiente e a tensão próprios da literatura e do cinema de terror.

“As pessoas que se preparem, porque vamos assustá-las”, adianta, ele que convidou para protagonistas deste trabalho os actores Rui Morrison e André Patrício e a actriz Patrícia Roque, aqui na pele da inevitável ‘femme fatale’ encarnada por Tippi Hedren no filme de Hitchcock.

‘Os Pássaros’ que conta ainda com interpretações do próprio André Murraças, Aurélio Gomes, Bruno Portela, Dina Santos e outros, é para maiores de 16 anos e ficará em cena de 7 a 10 de Dezembro. Dias 7, 8 e 10 às 21h00, domingo 9 às 16h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8