page view

Calcanhotto volta em dose tripla

Nem a tendinite no pulso direito pára Adriana Calcanhotto, que actua esta noite, às 21h00, de ligadura, no primeiro dos dois concertos agendados para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Visita frequente ao nosso país, a artista brasileira vem para dar a conhecer aos (muitos) fãs lusos o seu álbum mais recente, ‘O Micróbio do Samba’.

06 de maio de 2011 às 00:30

Trata-se, tal como o nome sugere, de um disco em que experimenta novas sonoridades: depois da bossa nova, do rock e da pop, a cantora, que em 2004 surpreendeu meio mundo ao editar um disco infantil (o premiado ‘Adriana Partimpim’), aborda agora os tons do samba num disco feito para dançar e que a própria diz ter nascido "por acaso".

Aliás, Calcanhotto gosta de se auto-intitular uma "impostora de música" já que, não tendo um estilo definido, consegue assumir todos – sempre com bons resultados.

Neste novo álbum assina todos os temas – excepção feita às canções ‘Beijo Sem’ e ‘Vai Saber’, esta última gravada por Marisa Monte.

A ligação da cantora de 45 anos com Portugal vem de longe: o primeiro espectáculo entre nós ocorreu em 1998, quando cantou nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, para mostrar ‘Maritmo’.

Desde então voltou em 2000 (com ‘Público’), 2001 (‘Perfil’), 2003 (‘Cantada’) e 2004 (‘Adriana Partimpim’). Numa onda de sucesso crescente, chegou mesmo a lançar um livro em Portugal: ‘Algumas Letras’, da Quasi Edições, em que reúne letras das suas canções.

Em 2008, lançou o livro ‘Saga Lusa’, em que relata a digressão realizada em Portugal com o disco ‘Maré’, atormentada por uma gripe, febre e por alucinações.

Para os fãs da cantora, já galardoada com dois Grammy Latinos (Melhor Álbum Infantil em 2006 e Melhor Canção Brasileira em 2010), atenção: se para hoje ainda há bilhetes, os concertos de amanhã – no mesmo CCB, à mesma hora – e de segunda-feira, na Casa da Música, no Porto, estão quase esgotados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8