Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Cinemas temem não resistir a novas regras de combate à Covid-19

Encerramento às 22h30 e adiamento de estreias para 2021 podem ditar fecho de salas.
Sónia Dias 6 de Novembro de 2020 às 08:48
Encerramento das salas às 22h30 implica cancelar as sessões da noite, que concentram maior número de espectadores
Encerramento das salas às 22h30 implica cancelar as sessões da noite, que concentram maior número de espectadores FOTO: Getty Images
As novas medidas decretadas pelo Governo no combate à pandemia de Covid-19 ameaçam a sobrevivência de salas de cinema de todo o País. O alerta é da FEVIP - Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, que garante que o setor terá grandes dificuldades em suportar os custos da atividade com o encerramento das salas às 22h30 em 121 concelhos, o que obriga ao cancelamento das sessões da noite, que concentram mais público.

"Isto para muitas salas de cinema significa apenas uma coisa: o fim", afirma António Paulo Santos, diretor-geral da FEVIP, acrescentando que o adiamento das grandes estreias para 2021 veio piorar a situação. "Espanha, França e Itália, com 25%, 41% e55% de quota de mercado para a cinematografia local, estão menos dependentes do cinema americano. Portugal teve uma quota de 2%, o que nos deixa numa dependência muito maior de um cinema americano adiado pela pandemia. A massificação e maior diversidade na oferta de filmes portugueses deverá ser um imperativo nacional", conclui o responsável.

A FEVIP já manifestou a sua preocupação ao Governo e neste momento está a preparar um conjunto de medidas a apresentar ao Executivo.

PORMENORES
Quebra de 71%
Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre janeiro e setembro de 2020 as salas registaram 3,2 milhões de espectadores e 17,7 milhões de euros de receita de bilheteira. Uma quebra de 71% face ao mesmo período do ano passado.

Apoios europeus
A Federação Internacional de Cinemas, que representa exibidores e associações do setor da exibição em 38 países, pediu à Comissão Europeia e aos Estados-membros mais apoios financeiros que garantam a sobrevivência das salas de cinema face à pandemia de Covid-19.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários