Esta semana, o artigo sobre SwáSthya fala da sua terceira principal característica: as aulas ministradas em formato de coreografia.
Os melhores instrutores de SwáSthya estruturam as suas aulas de maneira a que o aluno execute passagens entre uma técnica e outra, criando um encadeamento harmonioso através dos ásanas – técnicas corporais.
É sobre coreografias que falaremos um pouco esta semana, tendo por base o livro da Instrutora Anahí Flores, autora não só do livro “Coreografias do SwáSthya Yôga” (colecção Uni-Yôga) editado em espanhol (São Paulo, 2003) e português (Rio de Janeiro, 2004), bem como dos ainda inéditos “Instantes SwáSthya”, “Yôga: Como Escrever” e “Pensamentos fotografados”.
Como já foi dito no início, o resgate do conceito arcaico de sequências encadeadas sem repetição, ou seja, de coreografias, é uma das principais características do SwáSthya, do Yôga Antigo.
Os instrutores que entenderam a mensagem do sistematizador dão aulas com conteúdo, do início ao fim do sexto anga – parte – em formato de coreografia. E, no final do anga ásana, ainda incentivam os seus alunos a improvisar uma coreografia propriamente dita, em regime de prática livre.
Se, eventualmente, alguém supuser que o Yôga Antigo não possuía coreografias e que foi o Mestre DeRose que as introduziu, devemos corrigi-lo: o que o Mestre DeRose fez foi resgatar uma estrutura antiga que estava quase perdida.
O súrya namaskára é considerado um dos mais antigos conjuntos de técnicas corporais do Yôga, remontando aos tempos em que o homem primitivo cultuava o Sol. Pois o súrya namaskára, ‘saudação ao Sol’, é o mais eloquente exemplo da existência do que denominamos coreografia, no seio do Yôga ancestral.
Esta é a única coreografia ainda existente no acervo que o Hatha Yôga herdou dos Yôgas pretéritos, uma vez que o Hatha é um Yôga moderno, surgido no século XI da era cristã, e perdeu quase toda a sua tradição iniciática.
Portanto, o que hoje chamamos coreografia não só já existia como era uma forma de execução bastante arcaica. Se actualmente é pouco conhecida, é por estar praticamente extinta. Quanto a parecer dança, não nos esqueçamos que o criador mitológico do Yôga, Shiva, era um dançarino, e foi imortalizado na mitologia com Natarája – Rei dos Bailarinos.
As sequências coreográficas são, de facto, uma das principais características do SwáSthya. Esta características refere-se a:
1. Não repetição dos exercícios, evitando aquecer a musculatura. Quando as fibras musculares aquecem, dilatam, dando a falsa impressão de maior flexibilidade. No entanto, com o fim do exercício e consequente esfriamento, voltam a contrair-se.
2. Passagens, isto é, movimentos de enlace. Praticar em formato coreográfico estimula a nossa consciência a estar aqui e agora, sem interrupções ao passar de um exercício para outro. Ajuda a concentração, amplia a consciência corporal e faz da prática uma verdadeira obra de arte. Constitui parte da técnica corporal do Yôga: é o movimento que nos leva ao ásana, é o que transmuta aquele ásana num outro novo. As passagens coreográficas devem estar presentes do primeiro ao oitavo anga do ashtánga sádhana – prática em oito partes.
3. Coreografias, de ásanas, mudrás – linguagem gestual do Yôga feita com as mãos –, etc. Dentro do ashtánga sádhana, a coreografia propriamente dita ocupa os cinco minutos finais do anga ásana. Para o iniciante, a prática será induzida pelo instrutor; já o aluno adiantado praticará livremente – improvisando, criando uma sequência ou ensaiando uma coreografia sua já existente. Cabe aqui um esclarecimento: os cinco minutos finais do anga ásana, conhecidos como “prática livre”, referem-se à prática livre de coreografia e não de outra coisa qualquer. Alguns dos exemplos erróneos mais frequentes: movimentos sem técnica alguma, que não incluem ásanas ou mudrás; prática onde o aluno escolhe um ou mais ásanas com permanência.
As coreografias são a parte mais visível do SwáSthya. A mais visível e a que mais facilmente fica na memória de quem vê. Espreite a http://www.mundodoyoga.com.br/000059.php e vai ver como fica impressionado e com vontade de praticar também! Mas esta é apenas uma das partes. Linda, sem dúvida, mas só uma das oito partes que constituem o poderoso SwáSthya.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.