page view

D. Maria II faz estreia dupla

O Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa, estreia hoje dois espectáculos distintos que têm em comum serem inspirados por figuras históricas.

07 de outubro de 2005 às 00:00

Falamos de ‘Senso’, de Carlos Pimenta, Mónica Calle e Luciana Fina, que evoca a vida torturada da Condessa Lívia Serpieri, e de ‘Respirações de Inês’, um espectáculo de Maria Emília Correia e Eurico Lopes e que, tal como o título sugere, evoca a lendária Inês de Castro.

Os dois espectáculos – que se apresentam no D. Maria II no âmbito do festival Temps d’Images – assumem-se claramente como projectos experimentais. Aqui, procura-se o não convencional e a ligação entre as artes performativas e a imagem.

E se ‘Senso’ tem como referência o filme com o mesmo título que Visconti realizou a partir do argumento de Camillo Boito, para conceber ‘Respirações’ Maria Emília Correia recorreu a textos de um sem número de autores que se apaixonaram por Inês. Entre eles, António Ferreira, Eugénio de Andrade, Luís de Camões, Nuno Júdice ou Ruy Belo.

Para quem aprecia as propostas menos ortodoxas, convém avisar que os espectáculos terão carreira curta no Teatro Nacional: há apenas duas semanas para ver ‘Senso’ e ‘Respirações’. O primeiro na Sala Estúdio, de terça a sábado às 22h00 e domingo às 16h15, o outro no Salão Nobre, às 20h30 e às 18h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8