Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Dinarte Branco é ‘Brel nos Açores’

Em 1974, a vedeta internacional Jacques Brel (1929-1978) chegava aos Açores e adoecia com gripe. Para tratar o cantor, foi chamado o médico Luís Decq Mota que, não o reconhecendo, o convidou para sua casa. A história deste breve encontro é a fonte de inspiração para o espectáculo ‘Brel nos Açores’, que se pode ver no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, de 24 a 26 de Junho. Interpreta Dinarte Branco, actor que o público conhece de ‘Os Contemporâneos’.
17 de Junho de 2010 às 17:47
Dinarte Branco é um actor bem conhecido do público, graças às suas incursões televisivas, nomeadamente na série 'Os Contemporâneos'
Dinarte Branco é um actor bem conhecido do público, graças às suas incursões televisivas, nomeadamente na série 'Os Contemporâneos' FOTO: d.r.

Escrita por Nuno Costa Santos – jornalista, guionista, humorista e escritor e que anteriormente assinou para o palco as peças ‘O Assobio da Cobra’ e ‘Portugal, uma Comédia Musical’ – ‘Brel nos Açores’ procura, a um tempo, recuperar a personagem do artista belga e a memória dos Açores dos anos 70. É, também, uma reflexão sobre a amizade e é tão mais pertinente quanto antes da música, Brel se dedicou ao teatro...

Nascido em Bruxelas, Jacques Brel era mau aluno e cedo manifestou interesse pelas artes. Aos 15 anos ajudou a fundar um grupo de teatro no liceu, para o qual escreveu curtas peças. Ao mesmo tempo, escrevia poesia, que gostava de fazer acompanhar com música improvisada ao piano. Só no início dos anos 50 – com 20 e poucos anos – é que começa a escrever canções e a interpretá-las ao vivo, em bares por toda a cidade.

O êxito alcançado entusiasma Brel a ir mais longe: parte para Paris, onde grava o seu primeiro disco – ‘Jacques Brel et ses Chansons’ – e onde rapidamente se faz a sua ascensão a vedeta da canção. Regressa ao teatro, faz cinema, viaja pelo Mundo, antes de lhe ser diagnosticado um tumor no pulmão que viria a ditar a sua morte prematura, aos 49 anos. 

‘Brel nos Açores’ tem direcção artística de Nuno Costa Santos e Dinarte Branco, vídeo de Paulo Abreu, som de Sérgio Gregório e desenho de luz de Feliciano Branco. É para ver sempre às 22h00.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)