Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Douro Film Harvest dá prémios

O festival de cinema Douro Film Harvest, que encerrou sábado à noite, premiou três dos 24 filmes apresentados, todos em estreia nacional, e ligados à região do Douro e à temática do vinho e da gastronomia.

22 de Setembro de 2013 às 16:41
Na categoria ‘Food Films’, o filme vencedor foi o ‘18 Comidas’, de Jorge Coira
Na categoria ‘Food Films’, o filme vencedor foi o ‘18 Comidas’, de Jorge Coira FOTO: D.R.

Na sua quinta edição, o festival, com um orçamento de cerca de 100 mil euros (o mais baixo de sempre), prestou ainda tributo ao realizador duriense João Botelho, que por algumas vezes usou o Douro como palco ou se inspirou neste território para os seus trabalhos.

Na categoria ‘Food Films’, onde a gastronomia era o tema central, o filme vencedor foi o ‘18 Comidas’, de Jorge Coira.

Em inglês e castelhano, a película relata histórias de emoções servidas à mesa de músicos de rua, cozinheiras, amigos ou casais em busca da felicidade.

Na secção onde os filmes primam pela ligação entre o cinema e o vinho – ‘Wine Films’ – o vencedor foi ‘The Wine of Summer’, realizado por Maria Matteoli.

Lançado em 2003, nos Estados Unidos, este drama conta a história de um jovem de 27 anos que abandona a carreira em Direito para perseguir o sonho de infância: ser ator.

A curta ‘Zigurate’, de Pedro Miguel Santos, recebeu o prémio na categoria ‘MEO Curtas da Casa’.

Em edições passadas, foram convidados para este certame nomes como Sophia Loren, Andie MacDowell, Kyle Eastwood ou Bo Derek.

Este ano, sem o anúncio de estrelas de cinema, a programação esteve mais centrada na cidade do Porto, gastronomia e enologia.

Este festival realiza-se desde 2009, procurando aliar a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo, classificada como património mundial pela Unesco em 2001.

Cultura Douro Film Harvest prémios João Botelho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)