page view

"Ele estava muito à frente"

Sandra Baptista fala de João Aguardela e dos Sitiados que são homenageados esta sexta-feira

15 de fevereiro de 2017 às 19:04

"É difícil falar de alguém diferente e único. Ele estava muito à frente." As palavras são de Sandra Baptista, companheira de 18 anos de João Aguardela e uma das amigas e parceiras de vida e de cantigas do músico falecido em 2009, que dia 17 será homenageado nas instalações do ICMAV, em Polima, S. Domingos de Rana.

"Na verdade, este será um tributo não só ao João mas também aos Sitiados, coisa que nunca foi feita. Por isso vai lá estar toda a malta que passou pelo grupo", revela a acordeonista.

Em palco estarão também alguns vocalistas convidados, entre eles Paulo Costa, Viviane, Mitó Mendes e Tim, ele que irá dar voz ao tema ‘A Noite’, curiosamente canção que João Aguardela nunca quis tocar ao vivo. "Chutava sempre para canto. Nunca ninguém percebeu porquê. A verdadeira razão ficou com ele", diz Sandra, que destaca a vida e obra de Aguardela desde os Sitiados até à Naifa, passando pela Linha da Frente ou Megafone, todos projetos ligados à música tradicional portuguesa. "Ele tinha uma identidade própria e parece que transformava as pessoas com a sua música. Viveu como quis, fez o que quis, esteve com quem quis", remata. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8