page view

Eurovisão: NAPA atuam sábado na final (uma vez mais) contra todas as previsões

Banda da Madeira apresenta (outra vez) em Basileia, na Suiça, o canção 'Deslocado' que se tornou um fenómeno na Europa.

16 de maio de 2025 às 21:12

À entrada para a primeira semifinal da Eurovisão, na terça-feira, Portugal era colocado, pelo site especializado Eurovision, no penúltimo lugar entre os países com hipóteses de se apurarem (com 15% de probabilidade).  No ranking global surgia, por outro lado, na 34.ª posição entre 37 países, na pior classificação de sempre para uma entrada portuguesa. A verdade, é que os NAPA, que este ano representam Portugal no concurso, não só conseguiram um lugar na final que hoje se realiza em Basileia, na Suíça (contrariando as previsões), como se tornaram, entretanto, num fenómeno por toda a Europa. O tema ‘Deslocado’, com que a banda madeirense representa Portugal na edição deste ano, está mesmo em destaque em várias playlists das músicas mais virais no Spotify em quase vinte países europeus.

Segundo aquele serviço de streaming, esta quinta-feira (a playlist Viral 50, do Spotify é atualizada diariamente) o tema dominava os tops de Espanha, Itália, Suécia, Países Baixos, Suíça, Bélgica, Polónia, Letónia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Áustria, Irlanda, Estónia, Lituânia, Luxemburgo, República Checa e Ucrânia. Também o vídeo da atuação do grupo na primeira semifinal da Eurovisão (publicado no canal de Youtube do evento) e que recolheu mais de meio milhão de visualizações em apenas dois dias, tem conquistado os mais rasgados elogios de fãs de vários países, que destacam sobretudo a simplicidade da canção. “Sem roupas ridículas, sem dançarinos, sem fogos de artifício”; “Completamente enamorada”; “São os meus favoritos, espero que ganhem”; “O português é o idioma mais bonito para fazer música”; “Finalmente uma canção verdadeira”; “Simplesmente perfeita”; “12 pontos a partir de França”; “Portugal nunca desilude”; “Esta canção conquistou o meu coração”. E há mesmo quem considere os NAPA, “os Beatles portugueses”.

Também artistas de vários países têm feito versões da canção, curiosamente até na língua original. Na final de hoje, os NAPA sobem ao palco na 21ª actuação, num total de 26. E uma vez mais com todas as previsões contra si.  

Batizados com o nome Men on the Couch, os NAPA formaram-se em 2013, no Funchal,mas só há dois anos adotaram a nova designação. A canção ‘Deslocado’, com a qual representam Portugal, explora os sentimentos de estar longe de casa, versando sobre a experiência do próprio grupo que se mudou da Madeira para o continente. Não foi feita a pensar no festival, mas sim num projecto que incluiria só com canções originais sobre a Madeira.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8