Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Exposição sobre Souto de Moura em Dusseldorf

Evento celebra 35 anos da obra do arquiteto.
18 de Abril de 2015 às 09:06
Eduardo Souto de Moura
Eduardo Souto de Moura FOTO: Paulo César

Uma exposição sobre 35 anos da obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura, galardoado com o Pritzker em 2011, é inaugurada este sábado em Dusseldorf, na Alemanha.


Intitulada 'Souto de Moura 1980 - 2015', a mostra reúne 14 projetos do arquiteto portuense, e é uma iniciativa de Nuno Graça Moura, arquiteto e antigo colaborador de Eduardo Souto de Moura.


A exposição é acolhida pela Fundação Insel Hombroich, num pavilhão desenhado na Raketenstation Hombroich por outro nome de referência da arquitetura, Álvaro Siza Vieira, o primeiro arquiteto português a receber o Pritzker, em 1992.


Em foco vão estar as obras mais recentes de Souto de Moura, como a Central Elétrica do Tua ou o crematório na Bélgica, mas, segundo a organização, a iniciativa "pretende ser o mais abrangente possível, tendo-se por isso selecionado alguns dos mais relevantes trabalhos realizados por Souto de Moura nos últimos 35 anos".


Serão apresentadas maquetas dos projetos, desenhos de trabalho, fotografias e uma entrevista filmada do arquiteto de 62 anos, sendo algum deste material inédito.

Eduardo Souto de Moura Dusseldorf
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)