Se Hollywood quiser premiar cinema de qualidade talvez se arrisque a reconhecer a comédia ‘Little Miss Sunshine’ (‘Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos’, na tradução portuguesa) como Melhor Filme de 2006. As nomeações para o galardão maior da indústria cinematográfica foram ontem anunciadas e a grande noite dos Óscares é já daqui a um mês (25 de Fevereiro).
Será pedir de mais? Afinal, ‘Little Miss Sunshine’ não é, à partida, um filme com ingredientes usuais na elitista corrida às estatuetas. Para começar, é a primeira longa-metragem de Jonathan Dayton e Valerie Faris, um casal de cineastas californianos que andou cinco anos para arranjar financiamento para a sua pequena ‘Sunshine’. Sem grandes orçamentos – 6,1 milhões de euros – e estúdios veteranos a ‘amparar’, ‘Little Miss Sunshine’ é, ainda para mais, uma comédia. E, além de ‘Annie Hall’ (1977), de Woody Allen, quantas mais vezes premiou a Academia de Hollywood fitas para rir?
Mal se apresentou no Festival de Sundance, ‘Little Miss Sunshine’ cresceu. A Fox Searchlight adquiriu os direitos de distribuição (por 8,1 milhões de euros) e a popularidade da fita descolou também com as nomeações para os Globos de Ouro (Filme de Comédia/Musical e Actriz – Toni Collette) e com as seis indicações aos Óscares britânicos (Bafta).
Depois do recente prémio do Sindicato dos Produtores de cinema dos Estados Unidos, seria de facto surpreendente que esta pequena ‘Sunshine’ superasse megaproduções como ‘Babel’, ‘The Departed – Entre Inimigos’, ‘A Rainha’ e ‘Cartas de Iwo Jima’.
'DREAMGIRLS'
Fora da corrida a filme do ano mas destacado na quantidade de nomeações (oito em seis categorias) está ‘Dreamgirls’, à frente de ‘Babel’ (sete) e do assinalável feito de ‘El Laberinto Del Fauno’ (seis), de Guillermo Del Toro.
Destes três, só ‘Babel’, de Alejandro González Iñarritu, se pode ver nos cinemas nacionais antes da grande noite do Kodak Theatre. ‘Dreamgirls’ só estreia em Portugal depois dos Óscares. Ganhe o que ganhar, vamos ter de esperar para comprovar a sua qualidade (e dos profissionais das categorias nomeadas) a 1 de Março.
O musical de Bill Condon não compete pelo galardão maior mas bate-se, entre outras, pelas estatuetas de Guarda-roupa, Canção Original (com três temas) e nas categorias secundárias da representação – Jennifer Hudson e Eddie Murphy.
Já ‘Babel’, foi visto até ao passado dia 10 por mais de 72 mil pessoas e, depois das seis nomeações de ontem, é provável que este número dispare.
Quanto a ‘El Laberinto Del Fauno’, fora das categorias nobres (Realização, Filme e Actores) mas candidato, entre seis nomeações, a Filme em Língua Estrangeira, também só estreia a 1 de Março.
STREEP E CRUZ NA CORRIDA
Nomeada ao Óscar de Actriz Principal, Penélope Cruz é a primeira espanhola candidata à estatueta. ‘Voltar’, de Pedro Almodóvar, ficou de fora da corrida a Filme em Língua Estrangeira mas, de certa forma, tem Cruz a representá-lo. A Academia já antes nomeara actrizes de fitas ‘estrangeiras’ mas só Sophia Loren – em ‘As Duas Mulheres’, 1961 – arrebatou a estatueta. Menos surpreendente é a nomeação de Meryl Streep, que, com o desempenho em ‘O Diabo Veste Prada’, já vai na 14.ª corrida ao troféu, confirmando o estatuto de actriz mais nomeada. Mas a luta é renhida. Em conformidade com as expectativas, surgem as nomeações de Leonardo DiCaprio (‘Diamante de Sangue’) e Forrest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’) na principal ala masculina de representação. Apesar de algum favoritismo em relação ao último, depois do Globo de Ouro, pode haver surpresas...
É DESTA MARTIM SCORSESE?
À sexta nomeação, será que Martin Scorsese ganha o Óscar de Realizador? O nova-iorquino já arrebatou o Globo de Ouro com ‘The Departed – Entre Inimigos’ e quase todas as associações de críticos norte-americanas o consagraram como cineasta do ano. Falta a Academia corrigir o que muitos consideram um erro depois de ‘pérolas’ como ‘Taxi Driver’ ou ‘Tudo Bons Rapazes’.
ABIGAIL, A MAIS JOVEM ESTRELA
Com a nomeação ao Óscar de Actriz Secundária, Abigail Breslin, de dez anos, a pequena ‘Miss Sunshine’ de ‘Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos’, transforma-se na mais jovem candidata à estatueta. Antes, apenas Tatum O’Neil’ conseguira a proeza que concretizou, também aos dez anos, ao ganhar o Óscar por ‘Lua de Papel’ (1974). De fora deste ‘ranking’ fica o Óscar Honorário entregue em 1935 a Shirley Temple, com apenas seis anos.
LÍDERES DE NOMEAÇÕES
John Williams, compositor de ‘A Guerra das Estrelas’, entre outros êxitos, foi nomeado 45 vezes. A nível institucional, a Walt Disney lidera o ‘ranking’, com 59 nomeações.
DISCURSO MAIS LONGO
Greer Garson foi a actriz que fez o discurso mais longo de sempre numa gala de Óscares. Em 1943, demorou cinco minutos e meio a agradecer o Óscar Principal por ‘Mrs. Miniver’.
RECORDE DE ESTATUETAS
Vai em onze o recorde de Óscares ganhos por um mesmo filme. Três conseguiram a proeza: ‘Ben-Hur’, 1959 (12 nomeações), ‘Titanic’, 1997 (14) e ‘O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei’, 2003 (11).
LISTA COMPLETA DOS NOMEADOS
‘Babel’
'The Departed – Entre Inimigos’
‘Cartas de Iwo Jima’
‘Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos’
‘A Rainha’
Leonardo DiCaprio ‘Diamante de Sangue’
Ryan Gosling ‘Half Nelson’
Peter O’Toole – ‘Venus’
Will Smith – ‘The Pursuit Of Happiness’
Forest Whitaker 'The Last King Of Scotland’
Penélope Cruz ‘Volver – Voltar’
Judi Dench ‘Notes on a Scandal’
Helen Mirren – ‘A Rainha’
Meryl Streep - ‘O Diabo Veste Prada’
Kate Winslet - ‘Little Children’
Alan Arkin ‘Uma Família à Beira...’
Jackie Earle Haley ‘Little Children’
Djimon Hounsou ‘Diamante de Sangue’
Eddie Murphy – ‘Dreamgirls’
Mark Whalberg - 'The Departed - Entre Inimigos'
Adriana Barraza – ‘Babel’
Cate Blanchett - ‘Notes on a Scandal’
Abigail Breslin - ‘Uma Família à Beira...’
Jennifer Hudson - ‘Dreamgirls’
Rinko Kikuchi – ‘Babel’
‘Carros’
‘Happy Feet’
‘Monster House’
‘Dreamgirls’
‘O Bom Pastor’
‘El Laberinto del Fauno’
'Piratas da Caraíbas – O Cofre do Homem Morto’
‘The Prestige’
Direcção de Fotografia
‘A Dália Negra’
‘Children Of Men’
‘O Ilusionista’
‘El Laberinto del Fauno’
‘The Prestige’
'Curse Of The Golden Flower’
‘O Diabo Veste Prada’
‘Dreamgirls’
‘Marie Antoinette’
‘A Rainha’
Alejandro Gonzalez - Iñarritu ‘Babel’
Martin Scorsese ‘The Departed – Entre Inimigos’
Clint Eastwood ‘Cartas de Iwo Jima’
Stephen Frears ‘A Rainha’
Paul Greengrass ‘Voo 93’
Documentário - Longa-Metragem
‘Deliver Us From Evil’
‘Uma Verdade Inconveniente’
‘Iraq In Fragments’
‘Jesus Camp’
‘My Country, My Country’
Documentário - Curta-Metragem
‘The Blood Of Yingzhou District’
‘Recycled Life’
‘Rehearsing A Dream’
‘Two Hands’
‘Babel’
‘Diamante de Sangue’
‘Children Of Men’
'The Departed – Entre Inimigos’
‘Voo 93’
Filme em Língua Estrangeira
‘After The Wedding’
‘Indigènes’
‘The Lives Of Others’
‘El Laberinto del Fauno’
‘Water’
‘Apocalypto’
‘Click’
‘El Laberinto del Fauno’
Banda Sonora Original
‘Babel’
'The Good German'
‘Notes on a Scandal’
‘El Laberinto del Fauno’
‘A Rainha’
‘I Need To Wake Up’ (‘Uma Verdade Inconveniente’)
‘Listen’ (‘Dreamgirls’)
‘Love You I Do’ (‘Dreamgirls’)
‘Our Town’ (‘Carros’)
‘Patience’ (‘Dreamgirls’)
Curta-Metragem de Animação
‘The Danish Poet’
‘Lifted’
‘The Little Matchgirl’
‘Mastro’
‘No Time For Nuts’
‘Binta y la Gran Idea’
‘Éramos Pocos’
‘Helmer & Son’
‘The Saviour’
‘West Bank Story’
Montagem de Efeitos Sonoros
‘Apocalypto’
‘Diamante de Sangue’
‘As Bandeiras dos Nossos Pais’
‘Cartas de Iwo Jima’
'Piratas das Caraíbas...'
Mistura de Efeitos Sonoros
‘Apocalypto’
‘Diamante de Sangue’
‘Dreamgirls’
‘Cartas de Iwo Jima’
‘Piratas das Caraíbas...’
‘Poseidon’
‘Superman Regressa’
‘Borat: Aprender Cultura da América Para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão’
‘Children Of Men’
‘The Departed – Entre Inimigos’
‘Little Children’
‘Notes on a Scandal’
‘Babel’
‘Cartas de Iwo Jima’
‘Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos’
‘El Laberinto del Fauno’
‘A Rainha’
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