page view

Feiticeiro de neve e os treze anões (COM TRAILER)

Trilogia com nova trilogia se paga. É essa a fórmula de Hollywood, que volta ao universo onírico criado por J.R.R. Tolkien e já imortalizado numa das sagas mais rentáveis de sempre. Agora em 3D, ‘O Hobbit: Uma Viagem Inesperada’, que estreia hoje, recupera as jornadas pela ‘Terra Média’ e, apesar de ter um novo herói – ‘Bilbo’, o tio de ‘Frodo’ –, permite aos fãs de ‘O Senhor dos Anéis’ reverem figuras como ‘Gandalf’ e ‘Gollum’, aqui com um dom para adivinhas...

13 de dezembro de 2012 às 01:00

Como obra colossal que é – os três capítulos rodados ao mesmo tempo, do qual o que hoje estreia é o arranque, terão custado 380 milhões de euros –, ‘O Hobbit’ vale pela acção de cortar o fôlego e a gestão dramática sem tempos mortos, orientada pela mão de Peter Jackson.

Um dos desafios foi esticar a acção de um só livro, que antecede a trilogia original, e que é mais reduzido do que as obras de ‘O Senhor dos Anéis’. Porém, numa altura em que há crise de ideias, percebeu-se que há muitas peripécias para partilhar.

Convocado por ‘Gandalf’, um jovem ‘Bilbo’ tem de ajudar treze anões com diferentes feitios a recuperarem um local, a ‘Montanha Solitária’, agora liderado por um dragão. Pelo caminho, o herói (bem agarrado por Martin Freeman) percebe que tem um dom: a arte de saber reagir perante o perigo. Seja ele um trol ou um famoso anel... n

ADVERSIDADE E BOM SENSO

Peter Jackson arrisca-se a herdar o lugar de mago da fantasia, após George Lucas ceder os direitos de ‘Star Wars’ à Disney: o realizador, de 51 anos, já sonhava com ‘O Hobbit’ desde que percebeu o êxito de ‘O Senhor dos Anéis’. Porém, foram muitos os avanços e recuos. Primeiro, pediu-se a Guillermo Del Toro que dirigisse dois filmes. Por outro lado, os detentores dos direitos da obra de Tolkien reclamaram mais dividendos, enquanto a falência da MGM parou a produção por tempo indefinido. Em 2007, Jackson agarrou no projecto, logo de seguida atrasado porque o neozelandês foi operado a uma úlcera. Por fim, as boas notícias: a rodagem correu tão bem que se percebeu que não eram dois, mas três filmes que vinham a caminho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8