Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Festa de aquecimento

Os quatro irlandeses que hoje à noite tocam em Lisboa estiveram, em 2004, no ‘Concha Bar’, na Praia das Maçãs, Sintra. Na varanda sob a piscina tiraram as fotos de capa do álbum ‘How To Dismantle An Atomic Bomb’. Razão suficiente para os fãs ali terem realizado ontem uma festa preparatória da que terá lugar em Alvalade.
14 de Agosto de 2005 às 00:00
Os elementos dos U2 foram fotografados em frente a esta janela do ‘Concha Bar’, lugar tornado mítico. Aqui estão os 2U
Os elementos dos U2 foram fotografados em frente a esta janela do ‘Concha Bar’, lugar tornado mítico. Aqui estão os 2U FOTO: Gonçalo Oliveira
Emile Blogland veio de propósito da Holanda, onde é carteiro. Chegou ontem de manhã. Parte amanhã. Já assistiu quatro vezes ao espectáculo ‘Vertigo Tour’. Hoje será a quinta.
“Todos os concertos são diferentes. Há sempre qualquer coisa de interessante”, afirma Emile, que precisamente hoje, quando vê os U2 em palco pela 12.ª vez, celebra 30 anos.
Vítor Jobling é um dos responsáveis pelo ‘site’ u2portugal.com, que – com outros dois, u2dot.com e u2pt.com – promoveu a celebração na ‘mítica’ varanda. “Os U2 são uma banda que faz música com muita paixão e, ao mesmo tempo, são quatro pessoas como nós”, explica Vítor, questionado sobre o que têm aqueles irlandeses de especial.
Seja o que for, é capaz de provocar pele de galinha nos braços de Tina Vanbeveren, belga e elemento activo da campanha ‘Make Poverty History’, apadrinhada por Bono.
“Tinha 13 anos quando vi o primeiro concerto, em 1993. Fui ‘apanhada’ pela paixão e energia dos U2. Quando somos jovens estamos ansiosos por novas ideias e esta banda orientou-me na direcção certa”, acredita Tina, que já assistiu a 16 concertos do grupo e quando fala dele, mesmo num dia quente como ontem, sente a pele arrepiar-se.
João Diona, o ‘The Edge português’ – é o guitarrista dos 2U, a banda ‘cover’ nacional dos U2 – comoveu-se durante o concerto de quinta-feira em Madrid. “É difícil ultrapassar o nível da digressão Zoo TV, mas, ainda assim, a ligação entre a banda e o público é qualquer coisa excepcional”. Fazem também parte dos 2U Nuno Castelhanito, vocalista, Ivo Palitos, baterista, e Nuno Espírito Santo, baixista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)