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Filme 'WWZ' lança polémica sobre Israel e Coreia do Norte

‘WWZ: Guerra Mundial', protagonizado por Brad Pitt, é um sucesso, no entanto, há críticas sobre a forma como Israel e Coreia do Norte são retratados.

27 de junho de 2013 às 13:16

No filme de Marc Forster, Israel é um dos países que consegue aguentar-se inicialmente à invasão dos mortos-vivos devido à construção de uma muralha em torno de Jerusalém. A barreira pode ser vista de duas formas diferentes: como fator de união entre israelitas e palestinianos; ou como uma ironia por garantir que uma barreira poderá resolver o conflito no Médio Oriente.

A produção baseia-se no livro escrito em 2006 por Max Brooks. Na obra, judeus e palestinianos não infetados pelo vírus são reunidos atrás da mesma barreira, que acaba por ceder aos zombies devido a atitudes de um judeu ortodoxo.

Outro ponto polémico é a forma como a Coreia do Norte se aguenta perante a invasão. O país liderado por Kim Jong-Un ordena que sejam arrancados os dentes de todos os cidadãos, de forma a evitar o contágio.

Serão Benjamin Netanyahu e Kim Jong-Un os líderes mundiais que melhor estão preparados para enfrentar uma crise semelhante à que é apresentada neste filme? Esta é a questão que muitos críticos colocam.

Mas, tendo por base o livro de Max Brooks, facilmente se percebe que a sua obra é uma constante alegoria à situação geopolítica mundial, com alguns ataques mais óbvios que outros. Criticado ou não, certo é que ‘WWZ: Guerra Mundial’ continua a registar bons resultados nas bilheteiras, com um lucro de 66,4 milhões de dólares (aproximadamente 51 milhões de euros).

(Clique na imagem em cima e recorde filmes e séries famosos com zombies)

BILHETE MAIS CARO PARA VER ANTES DO RESTO DO MUNDO

A Paramount decidiu apostar numa alternativa na apresentação de ‘WWZ: Guerra Mundial’. Os estúdios responsáveis pela distribuição do filme de Marc Forster propuseram, em cinco cinemas dos Estados Unidos, que os fãs adquirissem um bilhete mais caro – 50 dólares (aproximadamente 38,3 euros) – que lhes daria acesso a uma antestreia, dois dias antes do previsto. Além da possibilidade de verem o filme, estes fãs teriam ainda direito aos óculos 3D, um póster do filme, pipocas, refrigerante e um DVD de ‘WWZ: Guerra Mundial’, quando este for lançado no mercado.

Para muitos um preço considerado demasiado elevado, certo é que a distribuidora considerou como bastante satisfatórios os resultados da campanha. Quatro das salas ficaram lotadas e outra com 80% dos lugares preenchidos.

(Clique na foto em cima e saiba de 'onde vêm' os mortos-vivos)

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