page view

Filme 'As cinquenta sombras de Grey' está proibido na Índia

Comité de censura indiano proibiu exibição do filme.

05 de março de 2015 às 18:35

O comité de censura indiano proibiu a exibição do filme 'As cinquenta sombras de Grey', de Sam Taylor-Johnson nos cinemas do país, mas a produtora poderá apelar para a decisão junto de um comité de revisão.

O filme, adaptado de um dos romances da trilogia erótica da escritora E.L. James, centra-se na relação e nos jogos sexuais entre Christian Grey, multimilionário de 27 anos, e Anastasia Steele, estudante universitária. Os romances venderam cerca de cem milhões de exemplares em todo o mundo.

Citada pela agência espanhola EFE, uma fonte da Comissão Central de Certificação Cinematográfica, que pediu para não ser identificada, disse que a película foi rejeitada pelo comité de crítica, mas que a decisão poderá não ser definitiva. "Toda a película vai ser exibida em três fases, é um processo habitual", indicou.

A nível internacional, o filme tem sido alvo de apreciações negativas por parte da crítica, tendo sido proibido em países como a Indonésia e o Quénia, apesar do sucesso da bilheteira. De acordo com a publicação online Box Office Mojo, no conjunto dos cinco países onde foi estreado, o filme rendeu 237 milhões de euros de receita bruta em cinco dias de exibição.

Em Portugal, mais de 235.000 espetadores portugueses viram o filme 'As cinquenta sombras de Grey', na semana de estreia. A proibição da exibição do filme de Sam Taylor-Johnson nos cinemas indianos segue-se a uma decisão de um tribunal indiano que impediu a transmissão de uma reportagem da BBC sobre a morte de uma jovem indiana estuprada em Nova Deli em 2012.

As autoridades judiciais indianas consideram que a peça jornalística contém declarações que prejudicam o interesse público, atentam contra a paz e podem criar potenciais tensões sociais. Entretanto, o portal Youtube vetou hoje a visualização da película a pedido do governo indiano, adianta a agência EFE.

Esta semana, a Comissão Central de Certificação Cinematográfica da India ordenou a retirada da palavra "lésbica" num filme da Bollywood 'Dum Laga Ke Haisha' - Cede toda tua Energia -, onde também foram alteradas quatro palavras, segundo a imprensa. O sistema judicial indiano contém leis contra os "discursos de ódio" para prevenir conflitos entre as comunidades religiosas e étnicas, num país que tem registado casos esporádicos de violência entre grupos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8