page view
02 de fevereiro de 2026 às 08:43

Mau tempo continua a fustigar Portugal. Proteção Civil regista pelo menos 263 ocorrências esta madrugada

Mau tempo continua a fustigar o País

- Portugal enfrenta um carrossel de mau tempo após um chamado ‘comboio’ de depressões (‘Goretti’, ‘Ingrid’, ‘Joseph’ e ‘Kristin’);

- Esta segunda-feira, toda a costa está sob aviso laranja devido à previsão de ventos fortes e agitação marítima. Durante a madrugada, a Proteção Civil registou pelo menos 263 ocorrências;

- A passagem da depressão 'Kristin' foi a mais avassaladora, tendo provocado pelo menos cinco mortos, vários feridos e desalojados, segundo a Proteção Civil;

- Na sequência do mau tempo, a Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No sábado, outros dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça. Na madrugada de domingo, um homem morreu no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador;

- Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal;

- Segundo o site do IPMA as condições climatéricas vão melhorar na quarta-feira, em especial nas regiões do centro e sul.
Hoje às 09h48

Imagens de drone mostram dimensão da grua que caiu sobre cinco prédios no centro da Figueira da Foz

A carregar o vídeo ...

Hoje às 09h37

Sete distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima, vento e queda de neve

devido à agitação marítima e à queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Braga, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja entre as 12h00 desta segunda-feira e as 00h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir 11 metros de altura máxima, passando depois a amarelo.

Hoje às 09h36

Câmara de Leiria disponibiliza apoio psicológico para as vítimas do impacto do mau tempo

A devido ao impacto do mau tempo, disse a vereadora Ana Valentim.

"Já tínhamos implementado, desde o início da catástrofe, apoio social na Câmara Municipal. Temos uma equipa a fazer atendimento social a pessoas que precisem de apoio e agora vamos complementar com apoio psicológico", afirmou à agência Lusa Ana Valentim, que tem o pelouro do Desenvolvimento Social.

Hoje às 08h57

Cartazes de campanha política caem após chuva e vento fortes em Évora

Vários cartazes de campanha política caíram após chuva e vento fortes em Évora, esta segunda-feira. Um dos outdoors caiu na faixa de rodagem junto a uma rotunda.

Há também sinais de trânsito que cederam perante as condições climatéricas.

A carregar o vídeo ...

Hoje às 08h50

Proteção civil registou 263 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00h00 e as 08h00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa Telmo Ferreira.

"Entre as 00h00 e as 08h00 foram registadas 263 ocorrências, das 135 quedas de árvores, 58 inundações, 41 quedas de estruturas, 18 movimentos de massa e 10 limpezas de via", adiantou à Lusa Telmo Ferreira, da ANEPC.

A situação mais gravosa ocorreu às 03h05 na Rua Bernardo Lopes, na Figueira da Foz com a queda de uma grua sobre cinco prédios, que não causou vítimas.

Hoje às 08h48

Talude cai na Calçada da Estação de Campolide durante a madrugada

Pedras de um talude junto à Calçada da Estação de Campolide, em Lisboa, caíram para a estrada durante a madrugada desta segunda-feira. Foi criado um perímetro de segurança e a circulação está cortada totalmente na calçada, entre o entroncamento da Rua 12 e a Calçada da Quintinha, até ao entroncamento com a Av. Calouste Gulbenkian.

De acordo com os Bombeiros Sapadores de Lisboa, o alerta foi dado pelas 00h22 e foram mobilizados para o local 13 operacionais e 5 viaturas. Os trabalhos terminaram às 3h15.

No terreno esteve também o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, com duas viaturas e uma geóloga; e a Polícia Municipal de Lisboa, com duas viaturas.

Hoje às 08h49

Derrocada em praia de Sesimbra coloca prédio em risco

Uma derrocada numa praia em Sesimbra, que ocorreu esta segunda-feira, está a preocupar os moradores devido a um prédio que está em risco.

As autoridades estão a par da ocorrência que foi provocada pelo mau tempo.

A carregar o vídeo ...

Hoje às 08h35

Queda de grua na Figueira da Foz obriga a realojamento de seis pessoas

durante a noite após a queda de uma grua sobre cinco prédios no centro da Figueira da Foz, informou, esta segunda-feira, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra.

A ocorrência foi registada às 03h05 na Rua Bernardo Lopes.

À Lusa, cerca das 06h00, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra apontou que a grua caiu sobre cinco prédios, tendo sido necessário retirar os moradores e realojar seis pessoas.

"As autoridades detetaram algumas deficiências nas infraestruturas e estão a ser tomadas medidas", disse a fonte.

Hoje às 08h35

Arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte

O devido aos ventos fortes, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado, o IPMA sublinhou a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento até 75 quilómetros por hora (km/h), que podem chegar aos 100 km/h nas regiões montanhosas.

A costa norte da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo irão também estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, a partir das 06h00, sendo esperadas ondas de noroeste com entre quatro e cinco metros de altura.

Hoje às 08h36

Proteção Civil regista pelo menos 119 ocorrências durante a madrugada devido ao mau tempo

, a maioria das quais relacionadas com o mau tempo, sobretudo na região Centro e Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal da Proteção Civil.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na Internet, a maioria das ocorrências relacionava-se com queda de árvores e queda de estruturas, causadas pela ação do vento.

O mau tempo colocou 14 distritos de Portugal continental sob aviso laranja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu o aviso amarelo apenas para Bragança, Santarém, Portalegre e Évora.

Hoje às 08h37

Atrasos e supressões nas ligações fluviais entre Cacilhas e Lisboa devido ao mau tempo

As entre Cacilhas e o Cais do Sodré devido às condições meteorológicas e de mar adversas.

Segundo 'site' da Transtejo, esta segunda-feira de manhã pelo menos duas ligações foram suprimidas entre Cacilhas e o Cais do Sodré e outras ligações estão com atrasos.

A empresa informa que por motivo de constrangimentos operacionais decorrentes das condições meteorológicas e de mar, "não é possível garantir a realização de todas as carreiras previstas" nas ligações Trafaria-Porto Brandão-Belém e Cacilhas-Cais do Sodré.

Hoje às 08h37

Circulação suspensa na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca devido a inundação na via

A, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, estava, esta segunda-feira, pelas 6h00 suspensa devido a inundação na via, segundo a CP -- Comboios de Portugal.

Na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa e sem previsão de retoma devido ao mau tempo nos Urbanos de Coimbra, na Linha do Douro, entre Régua e Pocinhho, na Linha do Oeste e na Linha do Norte, com supressão dos serviços de Longo Curso entre Braga e Lisboa.

Na nota, a CP - Comboios de Portugal adianta que no domingo foi reposto o serviço Intercidades, na Linha da Beira Alta, no troço Coimbra B - Guarda, com recurso a UTE 2240 (utilização temporária de automotoras elétricas da série 2240).

Hoje às 08h38

Circulação cortada no ramo de entrada na A14 no sentido Coimbra-Figueira da Foz

A esta segunda-feira, informou a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Segundo o comunicado, o ramo de saída da A14 no Nó Santa Eulália para a N111 no mesmo sentido "ainda se encontra igualmente fechado".

A BCR "agradece a compreensão dos utilizadores desta via".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8