page view
02 de fevereiro de 2026 às 08:43

Proteção Civil com 1.420 ocorrências até às 22:30 sobretudo no Centro e Lisboa

Mau tempo continua a fustigar o País

- Portugal enfrenta um carrossel de mau tempo após um chamado ‘comboio’ de depressões (‘Goretti’, ‘Ingrid’, ‘Joseph’ e ‘Kristin’);

- Esta segunda-feira, toda a costa está sob aviso laranja devido à previsão de ventos fortes e agitação marítima. Durante a madrugada, a Proteção Civil registou pelo menos 263 ocorrências;

- A passagem da depressão 'Kristin' foi a mais avassaladora, tendo provocado pelo menos nove mortos, vários feridos e desalojados;

- Na sequência do mau tempo, a Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No sábado, outros dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça. Na madrugada de domingo, um homem morreu no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador;

- Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal;

- Segundo o site do IPMA as condições climatéricas vão melhorar na quarta-feira, em especial nas regiões do centro e sul.
Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026 às 00h15

Proteção Civil com 1.420 ocorrências até às 22:30 sobretudo no Centro e Lisboa

Portugal continental registou até às 22h30 de segunda-feira 1.420 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que afetaram sobretudo a região Centro e Lisboa e Vale do Tejo, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Entre as 0h00 e 22h30 de segunda-feira a região Centro foi a mais afetada com 543 ocorrências, seguida de Lisboa e Vale do Tejo (515), Norte (207), Alentejo (103) e Algarve (52), referiu Telmo Ferreira, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Durante o dia de um hoje um bombeiro ficou ferido no concelho de Ourém, distrito de Santarém, durante uma operação de recuperação, adiantou a mesma fonte.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 22h26

Marinha auxiliou 92 pessoas com reparações em habitações

A Marinha auxiliou esta segunda-feira 92 pessoas com reparações nas suas habitações e executou reparações elétricas e manutenção de geradores em seis localidades do distrito de Leiria, revelou este ramo das Forças Armadas, que tem empenhados 375 militares.

As reparações elétricas e a manutenção de geradores ocorreram nas localidades de Leiria, Pé da Serra, Vidigal, Vale do Horto, Reixida e Casal da Ladeira, detalhou a Marinha, em comunicado.

Em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), este ramo das Forças Armadas "procedeu à desobstrução de mais de dois quilómetros de estradas e efetuou-se também a limpeza de troços do rio Liz".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 22h05

Junta de Freguesia do Seixal alerta para possibilidade de inundações na zona ribeirinha e distribui sacos de areia

A Junta de Freguesia do Seixal, no distrito de Setúbal, alertou esta segunda-feira a população para a possível ocorrência de inundações na frente ribeirinha na próxima madrugada e está a distribuir sacos de areia para a proteção das habitações.

Numa informação divulgada na sua página na rede social Facebook, a Junta de freguesia do Seixal explica que as possibilidade de ocorrerem inundações está relacionada com as marés altas.

"Apelamos a todos os residentes e comerciantes das zonas mais vulneráveis para que adotem medidas de autoproteção, salvaguardando pessoas e bens", refere.

Na mesma informação à população é referido que a Proteção Civil do Município e os trabalhadores da Junta de Freguesia do Seixal têm estado no terreno, a prestar apoio e a desenvolver ações de prevenção e minimização de riscos.

Refere ainda que junto à Santa Casa da Misericórdia do Seixal, estão disponíveis sacos de areia para proteção das habitações e estabelecimentos.

"Solicitamos a colaboração de todos, evitando circular nas zonas inundáveis e seguindo as indicações das autoridades. A segurança de todos é a nossa prioridade", acrescenta.

O Seixal é um dos concelhos ribeirinhos do rio Tejo.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 22h04

De Tramagal à Marinha Grande a população une-se para levar ajuda às famílias afetadas

Dezenas de voluntários em Tramagal organizaram uma recolha de bens e deslocaram-se ao terreno para apoiar famílias da Marinha Grande afetadas pela tempestade Kristin, num movimento solidário que mobiliza a comunidade, Junta de Freguesia e empresas locais.

Desde manhã cedo, dezenas de voluntários receberam as ofertas, separando-as por tipo de bens. Ao final do dia, pelas 19h30, o salão da Junta de Freguesia estava praticamente cheio de alimentos, roupas, cobertores, lonas e telhas, prontos para seguir para a Marinha Grande.

"Há uma grande comunidade tramagalense radicada na Marinha Grande e este movimento nasce mesmo por aí", afirmou António José Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, no concelho de Abrantes (distrito de Santarém).

Com essa "ligação muito forte", a comunidade decidiu ajudar e juntou-se "um movimento que está muito grande", salientou o autarca, assegurando que "a junta está a dar o máximo para que a iniciativa tenha sucesso, disponibilizando o espaço para receber os bens".

Além disso, acrescentou, a junta também já deu apoio no terreno "cortando árvores, desimpedindo vias e reparando telhados" na Marinha Grande.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 21h57

CP retoma terça-feira comboios de longo curso entre Braga e Lisboa

O serviço ferroviário de longo curso entre Braga e Lisboa, e o Intercidades na Linha da Beira Alta, serão retomados na terça-feira, após a suspensão na sequência do mau tempo, adiantou esta segunda-feira a CP - Comboios de Portugal.

A CP indicou também que o serviço regional entre Entroncamento e Coimbra B está a ser reposto gradualmente já esta segunda-feira.

Continuam suspensos os serviços na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, na Linha do Minho, entre Barcelos e Tamel, na Linha do Oeste e os Urbanos de Coimbra.

Já a IP - Infraestruturas de Portugal adiantou, numa atualização pelas 18h00, que se registava um novo condicionamento na Linha do Norte, com a via ascendente interrompida entre Pombal e Soure.

De acordo com a IP continuava suspensa a circulação na Linha do Minho, entre Barcelos e Tamel, na Linha do Douro, entre a Régua e o Pocinho, na Linha do Oeste, entre Mafra e Amieira, e no Ramal de Alfarelos, entre Alfarelos e a Figueira da Foz.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 21h51

Seixal reabre vias encerradas por precaução faltando só uma

As vias no concelho do Seixal, encerradas no domingo devido ao mau tempo, foram esta segunda-feira reabertas ao trânsito à exceção da Avenida Carlos de Oliveira, anunciou a autarquia.

Segundo o Serviço Municipal de Proteção Civil do Seixal, no distrito de Setúbal, as condições meteorológicas continuam instáveis pelo que as equipas continuam no terreno a acompanhar as ocorrências e alertar a população para a adoção de medidas preventivas.

No domingo a Câmara Municipal do Seixal anunciou o corte preventivo de algumas vias do concelho devido à previsão de condições meteorológicas adversas.

Como medida preventiva foram encerradas a partir das 22 horas de domingo, a avenida Carlos de Oliveira, entre a avenida 6 de Novembro de 1836 e a avenida General Humberto Delgado (Cavadas), na freguesia de Arrentela, a rua José Gregório de Almeida (entre a Avenida Siderurgia Nacional e a Rua Quinta da Galega) e a rua Quinta da Galega (prolongamento da Rua do Desembargador) entre a Rua Quinta da Campina e a Rua José Gregório de Almeida, na freguesia de Paio Pires.

Estas ruas já tinham sido encerradas a 27 de janeiro devido à passagem da depressão Kristin.

Esta segunda-feira foram reabertas, à exceção de uma.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 21h16

Vantage Towers diz que áreas mais afetadas são Leiria, Santarém e Coimbra

As equipas da Vantage Towers estão a trabalhar incansavelmente para repor serviço em todas as suas estações impactadas pelo mau tempo e as regiões mais afetadas são Leiria, Santarém e Coimbra, disse à Lusa fonte oficial.

"As nossas equipas em Portugal estão a trabalhar de forma incansável e em conjunto com os nossos clientes e parceiros para repor o serviço em todas as nossas estações de radiocomunicações", referiu a mesma fonte, adiantando que "aproximadamente 15%" das estações foram afetadas.

De longe, "o maior desafio são as falhas generalizadas de energia causadas pela depressão", acrescentou fonte oficial, empresa de infraestruturas de telecomunicações.

"A nossa principal prioridade é restaurar a energia através da implantação temporária de geradores móveis nas estações base", sendo que "devido à destruição, especialmente árvores caídas e estradas bloqueadas, chegar aos locais afetados continua a ser um grande desafio", prosseguiu.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 21h16

PCP de Santarém considera medidas "insuficientes" e quer resposta rápida e eficaz

O PCP de Santarém considerou "claramente insuficientes" as medidas do Governo para apoio das populações afetadas pela depressão Kristin, defendendo o reforço imediato dos centros de acolhimento e de apoio social nas zonas mais atingidas.

"Face ao anúncio do Governo de medidas claramente insuficientes de apoio às populações afetadas, reafirmamos que é dever do Estado garantir, com todos os recursos ao seu dispor, que nenhuma família fique sem apoio e que a reconstrução das zonas afetadas seja feita de forma eficaz e atempada", salienta, em comunicado a Direção da Organização Regional de Santarém do PCP.

Para a estrutura regional comunista, "a resposta a uma catástrofe natural desta dimensão não pode depender apenas da boa vontade e do esforço das comunidades locais".

"A região do Médio Tejo foi uma das mais duramente atingidas pela tempestade Kristin, com impactos profundos na vida das populações e no funcionamento de serviços essenciais, destacando-se os concelhos de Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar", refere o PCP.

Perante a dimensão dos danos provocados pela depressão, a estrutura regional defende que "deve ser garantido o reforço imediato dos centros de acolhimento e de apoio social nas zonas mais afetadas, assegurando nomeadamente o acesso "a banhos quentes, pontos de carregamento de telemóveis, conservação de alimentos e apoio psicológico e social".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 21h15

Associação empresarial do Oeste estima prejuízos superiores a 20 milhões de euros

Os prejuízos da passagem da tempestade Kristin na região do Oeste ultrapassam os 20 milhões de euros, segundo um balanço preliminar divulgado pela Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO).

Com base num levantamento realizado entre quinta e segunda-feira, que contou com 344 respostas validadas, "os prejuízos na região já ascendem a mais de 20 milhões de euros, considerando o valor já quantificado de 16 milhões de euros e a estimativa para as participações ainda em avaliação", divulgou a AIRO.

No balanço, a associação "alerta para o facto de estes serem dados provisórios, uma vez que o processo de recolha de informação irá prolongar-se até à próxima semana".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 21h14

AICCOPN quer agilizar disponibilização de materiais de construção

A associação dos industriais da construção civil mostrou-se disponível para ajudar a agilizar a disponibilização de materiais e mão-de-obra para as intervenções de emergência, face ao impacto do mau tempo.

"A AICCOPN [Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Nacional] demonstrou a sua total disponibilidade para encetar todos os esforços necessários, enquanto associação representante das empresas do setor de construção, servindo de ligação entre a estrutura de missão e as empresas, no sentido de agilizar [...] a disponibilização de materiais e mão-de-obra necessários no terreno para, numa primeira fase, acudir às intervenções de emergência", afirmou, citado em comunicado, o presidente da associação, Manuel Reis Campos.

A associação disse que o objetivo passa por assegurar soluções eficazes e duradouras, permitindo às populações recuperar as suas condições de vida.

A AICCOPN participou hoje numa reunião com os ministros da Economia, Castro Almeida, e das Infraestruturas e Habitação, Pinto Luz, e com o responsável da estrutura de missão que vai coordenar a resposta no terreno, Paulo Fernandes.

No encontro estiveram também os presidentes das autarquias afetadas pelo mau tempo, das Câmaras de Lisboa e do Porto e das Comunidades Intermunicipais das Regiões de Leiria e Coimbra.

Na sexta-feira, Manuel Reis Campos já tinha defendido que o esforço de reconstrução nas zonas afetadas pela tempestade Kristin "terá de ser enquadrado por uma avaliação rigorosa dos danos e por uma estratégia bem definida por parte do Governo, da Administração Central e das autarquias".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 21h14

Câmara de Miranda do Corvo aponta para prejuízos de 2,5 milhões de euros

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, revelou que os prejuízos em infraestruturas e equipamentos do município, provocados pela depressão Kristin, rondam 2,5 milhões de euros.

Registaram-se, entre outros, desabamentos de vários taludes e estradas, danos na cobertura da bancada do campo municipal, estaleiro e pavilhão gimnodesportivo, no Centro de Acolhimento de Negócios e Centro de Formação do IEFP, pontes pedonais de Segade, sinalização vertical e percursos pedestres, indicou a autarquia num comunicado enviado à Lusa, em que deu conta da avaliação preliminar dos serviços municipais.

No património habitacional privado, estima-se que entre 400 e 500 casas tenham sofrido danos ligeiros ou moderados, como perda de telhas, painéis solares danificados, ou impactos de árvores ou outros objetos.

Já entre 10 e 20 habitações registaram danos severos, com coberturas destruídas ou comprometimento das estruturas.

Segundo a autarquia, poderão existir danos significativos noutras infraestruturas, como, por exemplo, a Ponte dos Braços, "mas cuja aferição não foi ainda possível devido às condições meteorológicas".

"O movimento associativo do concelho também sofreu com a tempestade Kristin, com danos estimados em 380 mil euros, sobretudo relacionados com coberturas de edifícios", acrescentou.

No Parque Empresarial da Pereira, entre cinco e oito pavilhões registaram danos severos nas coberturas e várias empresas do concelho sofreram "danos significativos".

A cobertura da igreja matriz de Miranda do Corvo sofreu também danos.

"Também a infraestrutura da E-redes foi severamente afetada no concelho de Miranda do Corvo, havendo ainda várias habitações sem energia", concluiu.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h33

MEO indica 5 concelhos com situação mais crítica entre os quais Leiria

A MEO indicou que as situações mais críticas verificam-se nos concelhos de Leiria, Pombal, Alcobaça, Marinha Grande e Ourém, sem previsão de reposição, mas todas as sedes de concelho têm cobertura móvel no centro da cidade.

Apesar das condições meteorológicas continuarem adversas e com desafios operacionais significativos, a Meo "mantém 1.500 técnicos no terreno, em estreita colaboração com as autoridades, autarquias e proteção civil, trabalhando de forma incansável para repor as comunicações e garantir a segurança das operações", referiu fonte oficial da operadora.

A evolução, acrescentou, "tem sido positiva, com um aumento expressivo de serviços repostos nas últimas horas".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h32

Pampilhosa da Serra alerta para subida de caudais e alagamentos

O município de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, reforçou o alerta para a subida dos caudais dos rios e das linhas de água, registando alagamentos em alguns locais e infraestruturas.

"A Barragem de Santa Luzia mantém-se em descarga, reforçando-se o alerta para a subida dos caudais dos rios e das linhas de água", escreveu a autarquia numa publicação nas redes sociais, apelando à responsabilidade e precaução da população, em especial aos proprietários de terrenos confinantes com rios e cursos de água.

É recomendada a "retirada preventiva" de animais, equipamentos, veículos e outros bens para locais seguros.

De acordo com a Câmara da Pampilhosa da Serra, há registo de alagamentos em alguns locais e infraestruturas, como o Largo das Festas de Dornelas do Zêzere, o acesso ao Parque de Campismo de Janeiro de Baixo, Parque de Merendas do Esteiro e Ponte de Porte de Vacas.

O fornecimento de energia elétrica encontra-se reposto em "praticamente todas as localidades do concelho" e continuam a verificar-se falhas nos serviços de comunicações em várias aldeias, acrescentou.

Quanto à circulação rodoviária, o município não regista estradas cortadas ou vias totalmente impedidas, mas apela à adoção de uma condução cautelosa.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h31

Cais palafítico da Carrasqueira com destruição parcial e apelo a doação de madeira

O Cais Palafítico da Carrasqueira, na freguesia da Comporta, concelho de Alcácer do Sal, ficou parcialmente destruído, na última madrugada, devido a ventos fortes e ao pico da maré, com danos em acessos e redes de pesca.

"O cais palafítico está em muito mau estado", com "muitos cais de acesso às várias embarcações [de pesca] destruídos, redes por baixo das madeiras partidas" e arrastadas "por cima da lama", relatou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia da Comporta, no distrito de Setúbal, Cesário Severino.

O autarca, eleito como independente pelo PS e a cumprir o seu primeiro mandato, explicou que os danos ocorreram, durante a madrugada de hoje, na altura da "preia-mar, associada aos ventos violentos".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h31

Trabalhadores abrangidos por 'lay-off' simplificado com salário a 100% até 2.760 euros

O Governo esclareceu que aos trabalhadores abrangidos pelo 'lay-off' simplificado, na sequência dos impactos da Kristin, será garantido 100% do vencimento normal líquido, até ao triplo do salário mínimo nacional, isto é, até 2.760 euros.

Em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) esclarece que no que toca ao regime simplificado de 'lay-off' por três meses, "aos trabalhadores das empresas afetadas é garantido 100% do seu vencimento normal líquido, até ao triplo do salário mínimo nacional" (que está fixado em 920 euros), ou seja, até 2.760 euros.

"O empregador apenas suportará 20% do valor do salário do trabalhador, suportando a Segurança Social os 80% restantes", adianta a tutela liderada por Rosário Palma Ramalho, sublinhando que a prova "da situação de crise empresarial é feita a requerimento do empregador pelos serviços competentes, nomeadamente o Instituto de Segurança Social".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h30

Misericórdia de Castanheira de Pera cede camas a pessoas com apneia do sono

A Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera disponibiliza camas para apoio a pessoas com apneia do sono, dependentes de máquinas depressão positiva e sem eletricidade em casa, informou a Câmara.

O apoio a utentes com apneia do sono será prestado no Lar de Cima -- Lar São José, onde a Santa Casa da Misericórdia "dispõe de camas para garantir o descanso em segurança" a todos os munícipes que dependem de máquinas de CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Respiratórias) e que se encontram sem energia elétrica em casa.

O apoio destina-se exclusivamente a "pessoas dependentes de máquina de CPAP" e inclui cama com acesso a eletricidade (com almofada e roupa de cama); a cesso a banhos e pequeno-almoço, pode ler-se numa publicação nas redes sociais da autarquia.

Os interessados em beneficiar deste apoio devem dirigir-se ao Lar São José (Lar de Cima), entre as 18h00 e as 20h00, onde estará uma equipa para fazer o acolhimento.

Os interessados devem levar a sua máquina CPAP; documentação pessoal, lista da medicação que tomam habitualmente e bens essenciais como roupa pessoal e produtos de higiene.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h29

Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra com trânsito condicionado devido a deslizamento de terras

O trânsito para o Porto de Abrigo de Sesimbra estará condicionado entre as 13h00 e as 19h00 de terça a quinta-feira, e encerrado fora desse horário, devido a um deslizamento de terras, anunciou a autarquia.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS), no distrito de Setúbal, explica que o deslizamento de terras na zona do empreendimento ERG, originado pelo mau tempo que se tem feito sentir, coloca em risco a segurança de veículos e peões.

Por essa razão, o acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra vai estar limitado a veículos com mais de 3,5 toneladas entre 3 e 5 de fevereiro, das 13h00 às 19h00.

Neste horário, adianta a CMS, haverá apoio da Guarda Nacional Republicana no local, para que haja uma circulação controlada. Fora desse período, a via será fechada.

A medida, explica a autarquia, "destina-se a reduzir o risco de acidente e, ao mesmo tempo, a manter a atividade essencial do porto de pesca, um dos mais movimentados do país".

Em períodos de maior pluviosidade, que são esperados nos próximos dias, a estrada poderá encerrar totalmente.

A autarquia esclarece ainda que os veículos ligeiros e de transporte abaixo das 3,5 toneladas devem circular pela alternativa do Ribeiro de Cavalo e Sentrão, "que estarão devidamente sinalizadas".

Já o acesso pedonal será feito pela zona da praia, apenas para quem trabalhe no porto de abrigo.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h28

Empresas que contratem quem ficou sem trabalho devido à depressão Kristin vão ter isenção de 50% na TSU

As empresas que contratem pessoas em situação de desemprego "diretamente causado" pela depressão Kristin irão beneficiar de isenção de 50% na TSU durante um ano, revelou esta segunda-feira o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) anunciou que as empresas que "contratem trabalhadores em situação de desemprego diretamente causado pela tempestade Kristin recebem a isenção parcial de 50% da taxa contributiva a cargo do empregador", que está atualmente fixada em cerca de 23%.

Contactado pela Lusa, a tutela liderada por Maria do Rosário Palma Ramalho adianta que esta isenção de 50% na TSU para as empresas vai vigorar durante "o período de um ano".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h15

Mais de 8 mil processos de sinistro abertos pela Fidelidade

A Fidelidade abriu 8.084 processos de sinistro até às 15h30 desta segunda-feira, dos quais 694 resultaram de participações automóvel e os restantes maioritariamente de danos em habitações, estabelecimentos comerciais e infraestruturas causados pela tempestade Kristin, segundo anunciou.

Para acelerar a regularização dos sinistros, a seguradora tem estado a dispensar a peritagem presencial nos processos de multirriscos habitação com um valor de até 5.000 euros, desde que os clientes entreguem documentação como fotografias dos danos, orçamentos das reparações e o respetivo IBAN.

Fonte oficial disse que a empresa de seguros deslocou uma equipa de gestão de sinistros para Leiria, um dos concelhos mais afetados pelo mau tempo, com o objetivo de tornar mais rápido o pagamento das indemnizações aos lesados.

No terreno, a Fidelidade colocou já cerca de 140 profissionais, reforçou a presença na região de Leiria com uma unidade móvel de emergência equipada com drones e outra tecnologia de apoio à peritagem, e disponibilizou uma linha de emergência para os casos mais urgentes.

As seguradoras têm de assegurar indemnizações no caso de clientes com seguros que cubram danos de tempestade mesmo nas zonas em que esteja declarada a situação de calamidade, segundo a Lei de Bases da Proteção Civil.

O artigo 61.º da lei considera "nulas, não produzindo quaisquer efeitos, as cláusulas apostas em contratos de seguro visando excluir a responsabilidade das seguradoras por efeito de declaração da situação de calamidade".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h14

Ferroviários pedem esclarecimentos sobre condições de segurança

Os trabalhadores dos transportes ferroviários pediram esclarecimentos sobre as condições de segurança durante a tempestade Kristin, defendendo que deveriam ter sido adotadas "medidas extraordinárias de prevenção", como o reforço de meios humanos, segundo um comunicado.

Na nota, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) e a Fectrans (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações) disse que enviou um ofício à transportadora ferroviária de mercadorias Medway, ao Ministério das Infraestruturas e Habitação e ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), "a solicitar esclarecimentos sobre as condições de segurança durante o recente episódio de condições meteorológicas extremas".

"Perante avisos vermelhos, alertas das autoridades e um cenário de risco elevado e previsível, consideramos que deveriam ter sido adotadas medidas extraordinárias de prevenção, nomeadamente o reforço de meios humanos em funções críticas e a suspensão do regime de Agente Único", salientaram.

De acordo com os sindicatos, esta situação vem reforçar a posição que têm "assumido de forma consistente", ou seja, o regime de Agente Único, em que os motoristas acumulam outras funções, "representa uma redução de condições de segurança e tem sido promovido essencialmente por critérios economicistas, assentes na diminuição de custos operacionais à custa da retirada de redundância humana".

Para os sindicatos, "a ferrovia não envolve apenas o risco de acidente ou incidente externo", existindo também "o risco de falha humana por sobrecarga, fadiga ou até doença súbita do maquinista, cenário em que a inexistência de um segundo agente pode transformar uma situação crítica num evento com consequências graves".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h13

Escolas reabrem esta terça-feira no município da Batalha

As escolas do município da Batalha reabrem esta terça-feira, estando garantidas as condições mínimas de funcionamento, disse à Lusa o presidente daquele concelho do distrito de Leiria.

Segundo André Sousa, a maioria das escolas sofreu danos, sobretudo ao nível dos "telhados, muitas árvores caídas, danos nos sistemas de aquecimento e bombas de calor e nos recreios".

O presidente da Câmara da Batalha (PSD) precisou que "estão garantidas as condições" para retomar a atividade letiva de cerca dos cerca de 1.800 alunos do concelho.

Algumas escolas têm eletricidade e as que não possuem ainda energia terão geradores a funcionar, explicou André Sousa.

O abastecimento de água está a funcionar, apesar de haver algumas situações de "canalizações danificadas, com roturas provocadas pela intempérie", acrescentou.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 20h03

Mais de 130 mil clientes da E-Redes estão sem luz

Mais de 130.000 clientes da E-Redes, sobretudo em Leiria, continuam esta segunda-feira sem energia elétrica na sequência de avarias devido ao mau tempo, segundo o último balanço da empresa.

"Às 18:00 de esta segunda-feira estão por alimentar 134.000 clientes", anunciou a E-Redes.

Destes, 129.000 clientes localizam-se nas zonas mais críticas, nomeadamente Leiria (95.000), Santarém (22.000), Castelo Branco (11.000) e Coimbra (1.000).

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 19h47

Caldas da Rainha com abastecimento de água restabelecido e 3.400 clientes sem eletricidade

Cerca de 3.400 clientes continuam sem energia elétrica no concelho das Caldas da Rainha, onde, segundo a Câmara, já foi restabelecido o abastecimento de água a toda a população.

Num balanço divulgado às 18:00 de hoje, a autarquia, do distrito de Leiria, cita dados atualizados pela E-Redes, dando nota de uma taxa de cobertura no concelho "entre 91% e 95%" e estimando que existam cerca de 3.400 clientes sem energia elétrica.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 19h46

Coimbra cria canal para empresas locais comunicarem estragos

Câmara de Coimbra .

Com a medida, "o município pretende recolher informação que permita sinalizar os casos mais urgentes, garantindo uma resposta mais rápida e articulada dos serviços municipais", revelou a autarquia, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 19h22

Proteção Civil regista 1327 ocorrências até às 19h00

A Proteção Civil registou 1327 ocorrências até às 19h00 desta segunda-feira, de acordo com o balanço feito pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O período mais crítico foi entre as 8h00 e as 12h00.

As regiões mais afetadas são Coimbra, Leiria, zona Oeste, Lisboa e Beira Baixa.

A Proteção Civil alerta para os cuidados necessários na utilização de geradores e na manutenção de telhados.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 19h09

Convento dos Capuchos encerrado por tempo indeterminado

O Convento dos Capuchos foi encerrado por tempo indeterminado na sequência de danos causados pela tempestade Kristin no jardim e no edifício principal, anunciou a Câmara Municipal de Almada.

Na reunião de câmara realizada , a presidente da autarquia, Inês de Medeiros, explicou que esta foi das zonas mais afetadas no concelho pela depressão Kristin, que assolou o território português na madrugada do dia 28 de janeiro.

"É uma dor de alma até porque íamos arrancar agora com a obra do miradouro dentro dos Capuchos. Íamos começar agora a obra de restauro e aproveitar para retirar a estátua e restaurá-la quando acontece outra desgraça. Caiu outra árvore grande e temos os Capuchos fechados", disse.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 19h04

Maior parte das escolas de Leiria deve reabrir na quarta-feira

O ministro da Educação disse esta segunda-feira em Leiria que a maior parte das escolas da região estará aberta na quarta-feira, desde que reunidas as condições de segurança, e adiantou que serão contratados monoblocos para substituir salas de aula danificadas.

Em visita à região de Leiria, a mais afetada pela passagem da depressão Kristin na semana passada em Portugal, Fernando Alexandre recusou dar números precisos de quantas escolas poderão reabrir ou não na quarta-feira, ou, "no máximo, na segunda-feira".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h58

Médio Tejo mantém "duplo alerta" após Kristin e prepara-se para risco de cheias

O Médio Tejo mantém-se em "duplo alerta", após a passagem da tempestade Kristin na quarta-feira e agora com o risco acrescido de cheias nas próximas semanas, num território com solos saturado e caudais elevados no Tejo e Zêzere.

Em declarações esta segunda-feira à Lusa, o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém, Manuel Jorge Valamatos, alertou para a "fase muito complicada" que o Médio Tejo está a atravessar, conjugando os efeitos da tempestade Kristin com a previsão de muita chuva e a subida dos caudais dos rios, num cenário que classificou como "uma simbiose perfeita de calamidade".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h39

Ministro da Economia prevê "muitos e muitos meses de trabalho" de recuperação das zonas afetadas

Castro Almeida remeteu para a Proteção Civil a explicação para não acionar o mecanismo europeu de emergência, frisando que é àquela autoridade que cabem as "competências técnicas" que justificam uma eventual recomendação. O governante acrescentou, contudo, que o executivo vai pedir o apoio ao mecanismo de solidariedade da União Europeia, o que requer um levantamento dos danos. "Há doze semanas para o fazer", disse.

O governante destacou a dimensão da tarefa por diante. "Estamos a falar de muitos e muitos meses de trabalho. Há estruturas que ficaram quase completamente destruídas, é como construir de novo", disse.

O ministro da Economia e Coesão Territorial afirmou que serão necessários mais de dois mil milhões de euros para a recuperação das áreas afetadas pela depressão Kristin. "Há de ser superior", afirmou mesmo Manuel Castro Almeida aos jornalistas em Leiria.

Ao lado de Castro Almeida, também o ministro das Infraestruturas realçou o trabalho do Governo na resposta aos danos da tempestade. "As prioridades estão aqui, é aqui que existe emergência", afirmou Miguel Pinto Luz, destacando o desvio anunciado de trabalhadores da construção civil de todo o País para ajudar à reconstrução na região Centro.

Pinto Luz confirmou ainda que o Governo está "a avaliar" o pedido dos autarcas do Centro de suspensão do custo das portagens para aliviar as populações, e remeteu uma resposta final para as próximas horas após conversação com a concessionária.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h33

Santarém cria balcão para candidaturas às medidas extraordinárias do Governo

O município de Santarém vai abrir na terça-feira um balcão de apoio às candidaturas às medidas extraordinárias anunciadas pelo Governo na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin, informou esta segunda-feira a autarquia.

Em comunicado, a câmara explica que a criação deste ponto de atendimento surge "perante a necessidade de assegurar uma resposta coordenada e próxima da população", depois de o Governo ter divulgado um conjunto de medidas destinadas a cidadãos e empresas afetados pelos efeitos do fenómeno meteorológico.

O balcão funcionará entre as 09:00 e as 18:00, na Loja do Cidadão de Santarém, no espaço Empresa, e contará com "técnicos especializados devidamente preparados para garantir um acompanhamento personalizado, analisando cada situação e apoiando cidadãos e empresas na identificação dos apoios aplicáveis, bem como no correto encaminhamento das respetivas candidaturas", lê-se no comunicado.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h20

Câmara de Pombal disponibiliza linha de apoio psicológico

A Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, disponibilizou hoje uma linha de apoio psicológico destinada a todos os que se sintam vulneráveis na sequência da depressão Kristin.

"Muitas pessoas estão a atravessar momentos exigentes. Situações de perda, incerteza ou maior desgaste emocional podem surgir nestes contextos, sendo natural sentir-se mais vulnerável", referiu a autarquia, na rede social Facebook.

Neste âmbito, acrescentou, quem "precisar de falar ou sentir necessidade de apoio emocional" pode recorrer à linha de apoio psicológico através do número 236210582, disponível das 09:00 às 17:30.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h18

Quatro estradas condicionadas no distrito do Porto

Quatro vias estavam esta segunda-feira, pelas 17:30, condicionadas no distrito do Porto devido ao desmoronamento de terras e inundação, designadamente em Felgueiras, Trofa, Gondomar e Vila Nova de Gaia, assinalou a GNR.

Em comunicado, a Guarda assinala estarem condicionadas devido a desmoronamentos as ruas de Padroso, em Felgueiras, 25 de Abril, em Guidões, na Trofa, e 14 de Maio, em Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia.

A quarta situação prende-se com a Rua do Picoto, em Medas, Gondomar, por estar alagada com a subida do rio Sousa.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h14

"Não seria para pedir telhas nem lonas": Proteção Civil diz que não se justifica ativar mecanismo europeu

O presidente da Proteção Civil disse esta segunda-feira que para responder às consequências da tempestade Kristin, sustentando que tem regras e não serve "para pedir telhas nem lonas".

Em declarações aos jornalistas, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), José Manuel Moura considerou que "não se justifica, de todo", ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, uma vez que "Portugal ainda não esgotou a sua capacidade" de resposta à tempestade Kristin.

"O mecanismo tem regras de acionamento e equipamentos específicos que nós devemos ativar. Neste momento, todas as situações que foram solicitadas foram correspondidas. Não temos nenhum meio para dizer à União Europeia que precisamos desta tipologia ou daquela. Não seria para pedir telhas, não seria para pedir lonas, isso são materiais que o país naturalmente tem de ter capacidade de resolver", disse.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h00

Diocese inicia contactos para recuperar Santuário da Encarnação em Leiria

A Diocese de Leiria-Fátima iniciou contactos para a recuperação do Santuário de N.ª Sr.ª da Encarnação, padroeira da cidade de Leiria, que sofreu "danos graves" devido à depressão Kristin.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a diocese explica que "o edifício religioso viu o seu telhado e o campanário desabarem, marcando um episódio particularmente doloroso para a comunidade local".

"A Diocese de Leiria-Fátima reagiu de imediato à situação e já deu início ao processo de recuperação do santuário", adianta, referindo estarem "em curso contactos com entidades estatais e autárquicas para assegurar a coordenação das obras de reparação e garantir a segurança do espaço".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h00

Água continua a subir nos campos do vale central do Mondego

A água continua a subir nos campos agrícolas do vale central do Mondego, na margem direita daquele rio, em especial em redor da aldeia de Ereira, concelho de Montemor-o-Velho, informou a Câmara Municipal.

Em informação divulgada às 15h24, o município de Montemor-o-Velho notou, no entanto, que, até ao momento, "não se registam alterações significativas face ao ponto de situação" feito no domingo.

Acrescentou que os níveis de água no canal principal do rio e no leito periférico direito desceram, estando a passar cerca de 1.000 metros cúbicos por segundo (m3/s), equivalente a um milhão de litros por segundo, na Ponte-Açude de Coimbra, "no âmbito da gestão controlada dos caudais que tem sido feita".

A subida da água nos campos agrícolas afeta, também, a zona das freguesias de Maiorca e Ferreira-a-Nova, já no concelho da Figueira da Foz.

A subida das águas neste município levou ao corte da circulação no acesso à autoestrada 14 (A14), no sentido Coimbra -- Figueira da Foz, no nó de Santa Eulália, devido ao alagamento da passagem inferior situada antes da rampa de acesso àquela via.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h01

Reabertos acessos principais à Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz

Os acessos principais ao parque florestal da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, foram hoje reabertos após a queda de diversas árvores na sequência da depressão Kristin, disse fonte da Proteção Civil municipal.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Sapadores, Nuno Pinto, esclareceu que quer a via que liga a povoação da Serra da Boa Viagem ao Cabo Mondego, passando pelo Abrigo da Montanha, quer a ligação ao Miradouro da Bandeira, a norte, a partir daquela estrada, já foram reabertos à circulação.

Permanece cortada ao trânsito a via que liga a chamada Casa da Proteção Civil (Casa das Cruzinhas) ao Miradouro da Bandeira, onde decorrem trabalhos de limpeza por parte das duas equipas de sapadores florestais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), destacados para aquele espaço natural.

Na quarta-feira, os ventos fortes associados à depressão Kristin arrancaram árvores na zona central do parque florestal Manuel Alberto Rei, junto à capela de Santo Amaro, e noutros locais da Serra da Boa Viagem.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h01

Autarquia de Soure recomenda reservas de água, alimentação e medicamentos para três dias

A Câmara Municipal de Soure, no distrito de Coimbra, alertou a população para que tenha reservas de água potável, alimentação e medicamentos para três dias, devido ao mau tempo.

"Face à possibilidade de cheias que poderão isolar algumas localidades", o município recomendou, através de uma publicação nas redes sociais, várias medidas de autoproteção.

Ter reservas de água potável, alimentos e medicamentos para três dias e manter meios de comunicação funcionais (rádio a pilhas/telemóvel carregado/lanterna), são exemplos dos conselhos da autarquia.

Ajudar vizinhos vulneráveis e seguir orientações das autoridades e evitar deslocações desnecessárias, também fazem parte da lista de recomendações.

Neste sentido, o município de Soure, no distrito de Coimbra, apelou à população para que não se exponha "desnecessariamente aos perigos associados a cheias", mantendo-se abrigada "em locais seguros".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h02

Bragança gera onda de solidariedade para ajudar populações afetadas pela tempestade

Vários bens alimentares, de higiene, roupa e até material de construção estão a ser recolhidos em massa em Bragança para serem doados às pessoas afetadas pela depressão Kristin.

O município, em colaboração com a Cáritas Diocesana Bragança-Miranda e Cruz Vermelha de Bragança, lançou um apelo à população no fim de semana para que fossem doados bens, que serão entregues nas localidades mais afetadas pela tempestade, como Marinha Grande e Vieira de Leiria.

Em declarações à Lusa, Cristina Figueiredo, diretora da Cáritas Diocesana Bragança-Miranda, revelou que só na manhã desta segunda-fera já foram entregues vários alimentos e produtos de higiene na instituição.

"As pessoas já nos habituaram a esta solidariedade e quando há um apelo as pessoas acodem em massa", disse, salientando que "a distância não é nada e hoje são eles e amanhã podemos ser nós" a precisar de ajuda.

Há vários pontos de recolha na cidade, sendo que, além da Cáritas e da câmara, as pessoas podem entregar os donativos na Cruz Vermelha de Bragança, nas igrejas e ainda no Colégio de Santa Clara e no Clube Académico, que também se juntaram à iniciativa.

"Temos a informação de que estão a solicitar roupas de bebé e até aos 15 anos e é isso que também estamos a fazer. Durante esta manhã já estamos a fazer essa seleção de roupas para enviarmos", acrescentou.

A presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, também destacou a "onda de solidariedade grande" e revelou que na terça-feira será feita a primeira entrega.

Segundo a autarca, às 17h00 já tinham conseguido recolher, além de alimentos e produtos de higiene, também roupas para camas e ainda material de construção, como "telhas, lonas e sacos de plástico pretos".

"As empresas também se estão a mobilizar muito a disponibilizar material de construção e ajudar depois na entrega se for necessário", avançou.

Os donativos podem ser entregues até quarta-feira e serão recolhidos e concentrados nos armazéns do município.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h06

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota perdeu 90% das árvores

Cerca de 90% das árvores do terreno onde está o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), em Porto de Mós, no distrito de Leiria, caíram devido à depressão Kristin, anunciou a administração.

Classificado monumento nacional desde 2010, o campo da batalha de Aljubarrota tinha uma densa mancha de pinheiro manso, pinheiro bravo, cedros e oliveiras, que cederam à força dos ventos na madrugada de quarta-feira.

"Ficámos com 90% das árvores completamente destruídas. São mais de 200 árvores. Espera-nos agora todo um trabalho de remoção e limpeza", afirmou o diretor do CIBA, Tiago Paz, à agência Lusa.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h08

Mais de 60 vias em Santarém afetadas com submersões, abatimentos e cedências de taludes

A Proteção Civil de Santarém disse hoje que 67 vias estão afetadas por submersões, abatimentos ou cedências de taludes no distrito devido à subida dos caudais do rio Tejo e de vários afluentes.

No concelho de Santarém, permanecem submersas a Estrada Nacional (EN) 365-4 na Ponte de Alcaides, a Ponte do Alviela (EN365), entre Pombalinho e Vale de Figueira, mantendo-se igualmente inundado o cais de embarque da Ribeira de Santarém.

Em Pernes, continuam submersas a Estrada do Livramento e a Ponte da Ribeira de Pernes, registando-se ainda a cedência de talude na estrada de acesso ao centro histórico pela zona de Alfange.

No Cartaxo, permanecem inundadas a EN114-2 entre Setil e a Ponte do Reguengo e a EN3-2 entre a mesma ponte e Valada.

No concelho de Coruche, além do galgamento das margens do rio Sorraia, continuam submersos várias ligações às EN114, EN251 e EN119, registando-se igualmente o abatimento do tabuleiro da antiga Ponte da Escusa.

Em Salvaterra de Magos, mantém-se submersas a Estrada do Paúl, entre Marinhais e Foros de Salvaterra, enquanto na Golegã, persistem condicionamentos na Estrada Municipal (EM) 572 entre São Caetano, Quinta da Cardiga e Vila Nova da Barquinha, onde uma ponte se encontra sinalizada em risco de colapso.

Em Vila Nova da Barquinha, continuam totalmente submersos o parque de estacionamento e o cais do Almourol, e, no concelho de Alpiarça, permanecem cortadas a EN368 entre Alpiarça e a localidade da Tapada.

Em Rio Maior, subsistem submersões na ligação São João da Ribeira--Laroujo, registando-se ainda inundações em múltiplas vias do concelho, ao passo que na Chamusca mantém-se interditada a ligação fluvial Arripiado--Tancos.

No concelho de Azambuja, permanece isolada a localidade de Carvalhos/Manique do Intendente, mantendo-se interdito o acesso à Maçussa devido a troços submersos.

Em Benavente, mantém-se submersa a EM1456 (Benavente--Reta do Cabo) e, no concelho de Almeirim, continuam cortados dois troços entre a Ponte de Benfica do Ribatejo e a EN114 devido à presença de lençóis de água.

Em Abrantes, mantém-se parcialmente inundada a estação de canoagem de Alvega, na zona verde, ao passo que em Constância, continua submerso o parque de estacionamento ribeirinho.

Em Torres Novas, mantém-se submersa a EM570, com a Quinta do Paul do Boquilobo isolada, e, no concelho de Sardoal, permanece inundada a área de lazer da Lapa, na margem esquerda.

Em Alcanena, continua submersa a estrada entre Olhos de Água e o Carsoscópio.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h08

Associação de Futebol de Coimbra lança campanha de apoio a clubes

A Associação de Futebol de Coimbra (AFC), com o apoio da Fundação FPF, lançou a campanha solidária "Joga Connosco!" para apoiar os clubes que foram afetados pela depressão Kristin.

"O objetivo desta campanha é reconhecer e apoiar o esforço incansável de todos os agentes desportivos através de uma recolha de fundos e de materiais de construção destinados a apoiar a recuperação das infraestruturas e equipamentos desportivos destruídos pela depressão", informou a AFC em comunicado enviado à agência Lusa.

Para facilitar o apoio, foi criada uma conta solidária através da qual será possível contribuir.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 18h09

Apoios do Governo são positivos e prioridade é "rapidez de execução", diz associação empresarial

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) saudou hoje as medidas anunciadas pelo Governo para responder aos impactos da depressão Kristin, considerando que se trata de uma "resposta integrada", e alertou que a "prioridade deve ser a rapidez de execução".

"É positivo que o Governo tenha desenhado uma resposta integrada, que combina apoios financeiros, medidas de apoio ao emprego, instrumentos de natureza fiscal e uma clara simplificação administrativa", sublinha o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, citado em comunicado.

No plano financeiro, a AEP destaca os apoios diretos às famílias, "as linhas de crédito orientadas para a recuperação e para a tesouraria das empresas, bem como as moratórias sobre empréstimos".

Não obstante, alerta que estas linhas "resolvem apenas um problema de curto prazo", ao representarem "endividamento no médio e longo prazo" e defende que, tal como aconteceu no período da covid-19, deve ser assegurado que "estes instrumentos de financiamento considerem a componente de reforço da capitalização das empresas, devendo, por isso, o Banco Português de Fomento ser parte ativa deste processo".

Quanto ao mercado laboral, a associação que representa os empresários dá "especial relevo" ao 'lay-off' simplificado para os trabalhadores e à isenção de contribuições para as empresas, enquanto no âmbito fiscal refere que "as moratórias sobre obrigações fiscais constituem um importante mecanismo de alívio imediato".

"Já no domínio administrativo, a dispensa de licenciamento e de controlo prévio para obras de reparação, bem como a simplificação dos procedimentos no âmbito dos seguros, são medidas que podem fazer a diferença na rapidez da resposta", refere.

A AEP sublinha que é "cedo para avaliar se os recursos disponibilizados serão suficientes" e que "a prioridade deve ser a rapidez de execução".

"O que é verdadeiramente crítico é garantir uma ação célere. As empresas precisam de respostas rápidas para reparar danos, retomar a atividade e evitar prejuízos adicionais que possam comprometer a sua viabilidade", afirma o presidente da AEP, citado no comunicado.

Quanto a uma eventual criação de uma comissão técnica independente sugerida pelo Presidente da República, Luís Miguel Ribeiro considera que "numa fase crítica como esta, é fundamental agir primeiro e avaliar depois".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 17h51

Rede Expressos permite reembolso total dos bilhetes até 8 de fevereiro

A Rede Expressos anunciou que vai permitir a possibilidade de reembolso total dos bilhetes, "até uma hora antes da partida" até 08 de fevereiro, como "medida excecional", na sequência das condições meteorológicas que afetam várias regiões do país.

"Na sequência das condições meteorológicas adversas que têm afetado várias regiões do país, a Rede Expressos anuncia uma medida excecional de apoio aos passageiros, permitindo o reembolso a 100% dos bilhetes, até uma hora antes da partida", adianta a empresa, em comunicado.

Segundo a Rede Expressos, esta medida vai estar "em vigor até 08 de fevereiro de 2026" e abrange "todas as viagens em território nacional da Rede Expressos".

Para tal, "os pedidos devem ser efetuados através do website em www.rede-expressos.pt, no menu "Reembolsos", respeitando o prazo máximo de uma hora antes da partida prevista", acrescenta.

A rede nacional de autocarros expresso justifica a decisão com o "agravamento das condições meteorológicas em Portugal, com precipitação, vento forte e queda de neve previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera", bem como com os "constrangimentos recorrentes na circulação rodoviária".

Na sexta-feira, a Rede Expressos tinha anunciado uma redução extraordinária de preços até 15%, a nível nacional, para viagens com destino às zonas mais afetadas pela passagem da depressão Kristin.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 17h47

Sertã tem cerca de 50% dos postes de média tensão inoperacionais

A Câmara da Sertã informou, após reunião com a E-Redes, que cerca de 50% dos postes de média tensão estão derrubados ou destruídos e a baixa tensão "é dispersa e está muito danificada".

"O responsável regional da E-Redes fez um retrato da situação no terreno e referiu que cerca de 50% de postes de média tensão estão derrubados/destruídos", informou a Câmara Municipal da Sertã, liderada por Carlos Miranda.

Segundo um comunicado publicado nas redes sociais, a informação foi partilhada numa reunião, no início da tarde de hoje, entre a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã, no distrito de Castelo Branco, e o responsável regional da E-Redes, Hilário Lino.

Segundo o Município, no encontro, Hilário Lino "referiu que a prioridade é repor a média tensão, desligar ramais partidos e levar média tensão mais à frente".

De acordo com a autarquia, "estão a ser levantados postes, há máquinas a abrir caminhos e vários geradores ligados. Esse responsável [Hilário Lino] referiu que a rede de baixa tensão é dispersa e está muito danificada".

Na reunião, o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, além de agradecer o "trabalho extraordinário e o esforço hercúleo das equipas" da empresa E-Redes no terreno, também realçou a "pressão que tem feito junto do Governo".

"É inconcebível a demora. Tem de haver uma resposta do Governo, que tem de fazer mobilização, nem que seja internacional, para trazer meios ao terreno, caso contrário vai demorar semanas a restabelecer" a situação, vincou Carlos Miranda.

O autarca mostrou ainda "especial preocupação" com eventos naturais desta natureza, devido às alterações meteorológicas que, no seu entender, serão "cada vez mais frequentes e o país tem de estar preparado para dar resposta".

No que diz respeito às vias rodoviárias, Carlos Miranda adiantou que "está a caminho [do concelho] um pelotão de 20 militares do Exército português que irão intervir no apoio à colocação de coberturas e limpeza da rede viária".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 17h45

Vodafone reativa rede móvel em 58 concelhos mas três têm serviço degradado

A Vodafone reativou a rede móvel nos 58 concelhos inicialmente afetados pelo mau tempo, mas em Oleiros, Ferreira do Zêzere e Vila do Rei o serviço mantém um grau de degradação elevado, sintetizou esta segunda-feira à Lusa fonte oficial.

"Na sequência destes esforços (que incluem soluções de emergência para cobertura de locais estratégicos), já foi possível reativar a rede móvel em todos os 58 concelhos inicialmente afetados, ainda que, em alguns casos, de forma parcial e sujeita a instabilidade. Em três desses concelhos - Oleiros, Ferreira do Zêzere e Vila de Rei - o serviço ainda apresenta um grau de degradação elevado", ilustrou a mesma fonte.

A Vodafone Portugal asseverou que "continua empenhada na total recuperação dos seus serviços interrompidos pela depressão Kristin" e que todas as suas equipas técnicas e de parceiros "estão envolvidas nessa reposição, pese embora as dificuldades no terreno".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 17h34

Centenas de milhares de pessoas continuam com problemas na rede móvel

A presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) disse que continuam centenas de milhares de pessoas com problemas na rede móvel, devido ao mau tempo, apontando, no entanto, que mais de 50% dos locais afetados já estavam recuperados.

Sandra Maximiano, que falou no Porto, à margem da Cimeira Internacional sobre Resiliência de Cabos Submarinos, disse que havia "centenas de milhares de pessoas ainda afetadas na rede móvel", num número que deve rondar as 200 mil.

Mas a situação tem vindo a melhorar, destacou, indicando que "à medida que a eletricidade tem sido reposta, as comunicações são obviamente repostas, quando estas foram afetadas por falha de energia exclusivamente".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 17h11

SMAS de Almada garante segurança e qualidade da água do concelho

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS) esclareceu hoje que "não existe, neste momento, qualquer situação que coloque em causa a segurança e a qualidade da água distribuída no concelho".

O esclarecimento foi feito na sequência de um comunicado emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a alertar para "riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 17h10

Golegã aponta para prejuízos entre 150 e 200 mil euros

O presidente da Câmara da Golegã, António Camilo, estimou hoje entre 150 a 200 mil euros os prejuízos provocados pela depressão Kristin, que deixou danos em equipamentos municipais, condicionou acessos e causou várias falhas de comunicações.

Em declarações à Lusa, o autarca afirmou que a energia elétrica está praticamente restabelecida em todo o concelho, depois de alguns cortes pontuais.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 16h35

Centenas de pessoas procuram ajuda em ponto de apoio no estádio de Leiria

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 16h15

Cerca de 147 mil clientes da E-Redes sem energia às 13:30

Cerca de em Portugal continental, dos quais 133 mil nas zonas mais críticas atingidas pela depressão Kristin na madrugada de quarta-feira, informou a E-Redes.

Numa nota, a empresa destaca que em Leiria permaneciam 99 mil clientes sem energia, em Santarém 23 mil, em Castelo Branco nove mil e em Coimbra dois mil.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 16h24

Próxima madrugada gera preocupação em Alcácer do Sal

A situação em Alcácer do Sal após o temporal "está controlada", apesar de inundações pontuais, danos no cais palafítico da Carrasqueira e previsão de nova maré alta na próxima madrugada, informaram hoje a câmara e Proteção Civil.

"Tivemos algumas inundações na zona mais baixa da cidade, junto à Ribeira Velha, mas foram prontamente resolvidas pelos bombeiros", afirmou a presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Clarisse Campos (PS), acrescentando que continuam a decorrer as operações de limpeza.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 15h46

Queda de árvores destrói cemitério de Alverca do Ribatejo. Funcionários e populares preocupados

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 15h32

Proteção Civil registou 764 ocorrências entre as 00h00 e as 12h30

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 764 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 00h00 e as 12h30, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa o comandante Telmo Ferreira.

Entre as ocorrências, registaram-se 358 quedas de árvores, 149 quedas de estruturas, 134 inundações, 69 movimentos de massas e deslizamentos de taludes e 54 limpezas de via", adiantou.

Segundo a mesma fonte, a região de Lisboa e Vale do Tejo lidera em número de ocorrências, tendo registado 280 até às 12h30, logo seguida pelo Centro, com 272.

Também se verificaram ocorrências nas regiões Norte (103), Alentejo (82) e Algarve (27).

As descargas das barragens registaram "um incremento ligeiro" nas bacias dos rios Tejo e Mondego, mas "dentro daquilo que eram as previsões", assinalou ainda o comandante da Proteção Civil.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 15h30

Condeixa-a-Nova com energia e prejuízos de 4,5 milhões de euros

O concelho de Condeixa-a-Nova está totalmente abastecido de eletricidade, embora persistam falhas pontuais, estimando-se prejuízos de 4,5 milhões de euros causados pelo mau tempo, disse hoje à Lusa a presidente da câmara.

Contactada pela Lusa, Liliana Pimentel, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, começou por assegurar que o "concelho está abastecido por energia elétrica na sua totalidade".

"Contudo, há pequenas ruas, bairros e localidades com problemas no fornecimento de energia elétrica", devido a deficiências nas linhas de baixa tensão, explicou a autarca, garantindo que estes problemas estão a afetar menos de 200 consumidores.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 15h24

Militares limpam ruas em Alvaiázere. Mau tempo deixou várias estradas interditas

Imagens mostram militares e maquinaria a desimpedir via.

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: Direitos Reservados

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 15h22

Apoio à região de Leiria está a ser agilizado nos 'sites' SOSLeira e TempestadeSOS

O , bastante afetada pela depressão Kristin, está a ser agilizado nos 'sites' SOSLeira e TempestadeSOS, criados para reunir pedidos e ofertas de ajuda, existindo também recolha de donativos na plataforma GoFundMe.

Entre os pedidos de ajuda das populações afetadas pela tempestade Kristin, destacam-se as situações de danos no telhado de habitações, com pessoas a pedirem lonas, telhas e mão-de-obra para ajudar nas reparações, segundo relatos nos 'sites' SOSLeiria (www.sosleiria.pt) e TempestadeSOS (www.tempestadesos.com).

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 15h07

Ponte de Penacova reabre após descida do caudal do rio Mondego

A Câmara de Penacova, no distrito de Coimbra, informou esta segunda-feira que a circulação na ponte de Louredo foi reposta após a descida do caudal do rio Mondego.

A ponte de Louredo, que liga a Estrada Regional (ER) 110 à Estrada Nacional (EN) 2 tinha sido encerrada ao trânsito no domingo, devido ao previsível aumento do caudal do rio.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 15h06

Ansião mantém 60% do concelho sem eletricidade mas garante reabertura das escolas

O presidente da Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, disse esta segunda-feira que cerca de 60% do concelho continua sem eletricidade, após a depressão Kristin, mas assegurou que as escolas estarão em condições de abrir já na terça-feira.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Cancelinha (PSD) afirmou que o município enfrenta "um rastro de destruição por todo o concelho", sublinhando que a reposição da rede elétrica é, neste momento, "a situação que mais preocupa".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 14h43

Vídeo mostra estufa de frutos vermelhos completamente destruída em Leiria

Cobertura caiu e estrutura metálica que suportava estufa, situada em Vale do Lis, ficou danificada.


A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 14h35

Comarcas de Leiria, Santarém, Setúbal e Coimbra com impactos relevantes da passagem da depressão Kristin

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) nas comarcas de Leiria, Setúbal, Santarém e Coimbra e admite equacionar localmente "soluções temporárias para garantir a continuidade do serviço judicial".

Em resposta à Lusa, o CSM adiantou que se encontra "a acompanhar, em articulação com os juízes presidentes de comarca e com as entidades competentes, a situação dos tribunais afetados" e que "o levantamento de danos ainda está em curso", face a "constrangimentos significativos" no acesso aos edifícios, estando ainda a ser realizadas em alguns casos vistorias técnicas.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 14h14

Presidente da Câmara de Leiria considera medidas do Governo um passo importante e desejado

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, , e pediu transparência e organização.

"Acho que foi um passo importante, que era desejado. O que percecionámos, desde a primeira hora, é que, de facto, a paisagem de Leiria, da região, tinha mudado, não foram só as árvores que caíram, foram os telhados que voaram, foram as escolas que encerraram, um cenário que era arrasador", afirmou Gonçalo Lopes.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 14h11

Mais uma depressão chega a Portugal: Grupo Ocidental dos Açores com aviso vermelho devido a agitação marítima

O , para quarta-feira, para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores e laranja para o Central e Oriental, devido à agitação marítima.

Segundo o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, deverá provocar "um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros/hora nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e os 100 quilómetros/hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 14h10

PS propõe programa de recuperação e quer situação de calamidade prolongada até 6 meses

O secretário-geral do PS propôs, esta segunda-feira, a para responder ao impacto da depressão Kristin e pediu o prolongamento entre três e seis de meses da situação de calamidade.

Este programa foi apresentado por José Luís Carneiro em conferência de imprensa após uma reunião do secretariado nacional do PS, na sede do partido, em Lisboa, sobre os impactos da passagem da depressão Kristin por Portugal continental.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h51

Ministra defende enterramento de linhas para tornar rede elétrica mais resiliente

A ministra do Ambiente e Energia defendeu esta segunda-feira o , numa altura em que cerca de 149 mil clientes permanecem sem eletricidade após a tempestade Kristin.

Maria da Graça Carvalho falava numa conferência de imprensa conjunta com o comissário europeu para a Energia e Habitação, Dan Jørgensen, após uma reunião bilateral e uma mesa-redonda com representantes do setor energético.

A governante afirmou que os fenómenos extremos associados às alterações climáticas exigem uma adaptação estrutural das infraestruturas energéticas, sublinhando que Portugal tem atualmente apenas cerca de 20% da rede elétrica enterrada.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h56

Seguro doa 1.500 metros de material para cartazes para fazer lonas de cobertura de casas

O candidato presidencial António José Seguro  destinado a cartazes de propaganda política para fazer lonas de cobertura para as casas afetadas pela tempestade Kristin, disse fonte oficial da candidatura.

De acordo com a candidatura, Seguro abdicou de colocar um cartaz e entregará "1.500 metros de lonas para cobrir telhados e equipamentos de famílias afetadas" pela tempestade Kristin, que afetou a região Centro na noite de terça para quarta-feira.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h47

Soure começa a repor energia, mas "há muito" a fazer e faltam telhas

O presidente da Câmara de Soure disse que chegaram esta segunda-feira as primeiras equipas para repor a energia em baixa, mas há muito a fazer num município em que faltam telhas e lonas.

"A grande novidade hoje é a chegada das primeiras equipas, quatro, da E-Redes para trabalhar estritamente na baixa, ou seja, a que leva a eletricidade a casa das pessoas, depois de andarem a resolver a alta e média tensão", adiantou Rui Fernandes.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h44

Amarante reforça alerta para perigo de derrocadas e aluimentos

A Câmara de Amarante reforçou esta segunda-feira o alerta para o perigo de derrocadas e aluimentos, e pede à população que não possa evitar circular pelo concelho para que o faça com precaução, afirmou o vereador da Proteção Civil.

"O que mais me preocupa neste momento, porque não é visível, não se consegue aferir, não se consegue antecipar, são derrocadas e aluimentos que possam acontecer. Já aconteceram alguns no nosso município, e em toda a região, porque as terras começam a ficar sem conseguir suportar muito mais água", disse à agência Lusa Ricardo Vieira.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h35

Descargas da barragem de Touvedo inundam Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima naquele concelho e em Ponte de Lima, causando inundações na zona ribeirinha, foi hoje divulgado.

Contactado pela agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima explicou que o rio Lima "inundou o areal, já encostou ao paredão do Passeio 25 de Abril, mas ainda galgou para o passeio".

Já na outra margem, Carlos Lima disse que o Clube Náutico está inundado "com uns metros valentes de água".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h33

Bruxelas garante solidariedade com Portugal e reforço da resiliência das redes

A Comissão Europeia manifestou esta segunda-feira solidariedade com Portugal face aos impactos do mau tempo, defendendo uma resposta articulada, recurso ao fundo de solidariedade e investimento em redes elétricas mais resilientes.

A mensagem foi reforçada pelo comissário para a Energia e Habitação, Dan Jørgensen, que visitou Portugal para discutir políticas energéticas e habitacionais, e participou numa conferência de imprensa com a ministra do Ambiente Energia, após uma reunião bilateral.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h26

Distrito de Aveiro com 19 vias cortadas a inundações

O distrito de Aveiro tinha esta segunda-feira, pelas 13:00, 19 vias rodoviárias interditas à circulação rodoviária devido sobretudo a inundações, sendo a maioria ruas e caminhos municipais, informou a GNR.

Os concelhos de Águeda e de Estarreja são os que apresentam o maior número de vias sem circulação e todas sem previsão de duração do corte.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h16

Remoção de material instável do talude da A24 em Lamego em curso

Os trabalhos de remoção do material instável do talude da autoestrada A24, cortada desde sábado na zona do concelho de Lamego, devido a uma derrocada, já estão a decorrer, anunciou esta segunda-feira a autarquia do distrito de Viseu.

"A concessionária iniciou a intervenção no terreno, a bom ritmo, com meios mecânicos pesados, após avaliação técnica que confirmou a necessidade de atuação imediata por razões de segurança rodoviária", informou, num comunicado colocado à hora de almoço na rede social Facebook.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 13h05

Vila do Conde reforça contenção com areia para evitar casas inundadas

A Câmara de Vila do Conde vai esta segunda-feira reforçar a barreira de contenção de 25 toneladas de areia instalada desde dia 22 em Modivas para evitar que um eventual transbordo da ribeira da Lage chegue às casas próximas.

Em declarações à Lusa, fonte do gabinete de comunicação da autarquia do distrito do Porto explicou que "a barreira vai ser hoje reforçada", sem conseguir especificar qual a quantidade de areia adicional, uma vez que tal depende da avaliação que vai ser feita no local.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h40

CIP diz que apoios são os adequados, mas têm de chegar rapidamente ao terreno

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal - considerou que o pacote de 2.500 milhões de euros anunciado pelo Governo para mitigar os danos da depressão Kristin responde às necessidades, desde que seja implementado rapidamente e sem complicações.

"Em vez de um plano perfeitinho, [...] é preciso um pragmatismo para que a ajuda chegue rapidamente e de uma forma descomplicada. Porque muitas vezes fazem-se planos sempre perfeitos, mas que pela sua execução não resolvem coisa nenhuma", afirmou Armindo Monteiro em declarações à agência Lusa.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h37

Município da Marinha Grande disponibiliza banhos quentes à população

O município da Marinha Grande, no distrito de Leiria, anunciou que está a disponibilizar gratuitamente banhos quentes a todos os residentes que continuem sem condições para os fazerem nas suas habitações.

Este serviço gratuito, que está a ser garantido no âmbito de uma parceria com a Sociedade de Instrução e Recreio 1.º de Maio, em Picassinos, poderá ser usufruído todos os dias, das 18:45 às 22:00.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h33

Duas vias cortadas ao trânsito em Alcochete por risco de queda de postes

A Câmara Municipal de Alcochete (CMA), no distrito de Setúbal, cortou ao trânsito duas vias do concelho devido ao perigo de queda de postes de comunicações na sequência das intempéries que se tem vindo a sentir em Portugal.

Numa nota publicada na rede social Facebook, a autarquia explica que está cortada a avenida D.João II (antiga EN 119) , entre a rotunda de São Francisco e a rua do Cercal, e a estrada da Atalaia (EM 502), entre a rotunda do Pinheiro da Cruz e a Rua dos Rosmaninhos.

Segundo a CMA, a Proteção Civil Municipal optou pelo corte de trânsito por uma questão de prevenção, aguardando a intervenção das empresas de comunicação responsáveis pela manutenção dos postes em questão.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h30

Derrocada de terras corta circulação na Linha do Minho em Barcelos

A circulação na Linha do Minho entre as estações de Tamel e Barcelos está cortada, devido a uma derrocada de terras, disse fonte do Comando Sub-Regional do Cávado da Proteção Civil.

Segundo a fonte, a circulação na linha ferroviária está suspensa desde as 10h45.

A derrocada de terras ocorreu na freguesia de Carapeços e, segundo a Junta de Freguesia local, a ocorrência levou também ao corte da Rua da Mámoa.

Fonte da Infraestruturas de Portugal disse não haver previsão para a reabertura daquele troço, estando os trabalhos de reparação em curso.

Na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa e sem previsão de retoma nos Urbanos de Coimbra, na Linha do Douro, entre Régua e Pocinhho, na Linha do Oeste e na Linha do Norte, com supressão dos serviços de Longo Curso entre Braga e Lisboa.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h29

Exército presente em 10 municípios de quatro distritos

O Exército português está a apoiar localidades afetadas pela depressão Kristin em 10 municípios dos distritos de Santarém, Leiria, Coimbra e Castelo Branco, com 656 militares afetos à missão, 375 dos quais "no terreno", foi hoje anunciado.

"O Exército manteve 375 militares empenhados no terreno e 281 militares em prontidão, perfazendo um total de 656 militares (empenhados + prontidão), em apoio às populações e às autoridades civis", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h27

Perto de 70 vias interditas à circulação rodoviária devido ao mau tempo

estavam esta segunda-feira, pelas 10h35, interditas à circulação rodoviária devido às condições adversas, nomeadamente inundações e desmoronamentos, de acordo com a GNR.

Num ponto de situação enviado à Lusa, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registava em diversos comandos territoriais várias interdições, sendo os de Coimbra, Portalegre e Santarém aqueles que apresentam maior número de vias sem circulação e todas sem previsão de duração do corte.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h22

Cinco estradas condicionadas no distrito do Porto devido ao mau tempo

Cinco estradas de Vila do Conde, Trofa, Gondomar e Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, estão esta segunda-feira com trânsito restrito devido a inundações, quedas e desmoronamentos relacionados com o mau tempo, informou o Comando Territorial da GNR.

Em comunicado, a GNR informa que, em Vila do Conde, estão condicionadas a Rua da Fonte (Modivas) e a Rua de Labruge (Labruge) devido à queda de um poste de eletricidade e à inundação do rio Onda, respetivamente.

Na Trofa, em Guidões, está condicionada a Rua Almeida Garrett devido a um desmoronamento e, em Gondomar, na freguesia de Medas, também a Rua da Manga (Ferreirinha) sofreu uma inundação do rio Sousa.

Em Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia, está condicionada a Rua das Presas devido a um desmoronamento.

A GNR recomendo aos automobilistas que planeiem antecipadamente os percursos, utilizem vias alternativas e cumpram a sinalização temporária colocada no local.

O distrito do Porto vai estar sob aviso laranja a partir das 12h00, e até às 00h00 de quarta-feira, devido à agitação marítima.

O mesmo aviso laranja está em vigor devido à queda de neve acima de 800/1.000 metros até às 21h00 de terça-feira.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h26

Marinha Grande inicia levantamento de danos em questionário 'online'

A Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou hoje o levantamento de danos causados pela depressão Kristin, através de um questionário 'online', no qual os afetados devem registar estragos e necessidades.

O município "deu início ao processo formal de levantamento de danos causados" pelo mau tempo, "que atingiu o concelho com violência e provocou prejuízos significativos em habitações, empresas, infraestruturas públicas e organizações da comunidade", referiu a autarquia.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h22

Nazaré suspende atividades ligadas ao mar

A Câmara da Nazaré emitiu esta segunda-feira um alerta a suspender todas as atividades turístico e marítimas ligadas ao mar e a recomendar o não acesso ao Forte de S. Miguel, por razões de segurança, devido ao mau tempo.

"Por razões de segurança pública, encontram-se suspensas todas as atividades turístico-marítimas e de lazer que ocorram no mar, no concelho da Nazaré", informou a Câmara deste concelho do distrito de Leiria, nas redes sociais, que tem usado para comunicado com a população desde a depressão Kristin, na madrugada de quarta-feira da semana passada.


Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h20

Destruído monumento renascentista junto ao Convento de Cristo em Tomar

A charolinha da Mata dos Sete Montes, junto ao Convento de Cristo ficou totalmente destruída pelas árvores tombadas pelo temporal de quarta-feira passada e o cenário é devastador, explicou o autarca.

"Olhar para lá e ver aquilo é devastador, só árvores tombadas. A charolinha ficou totalmente destruída" e "tivemos de fechar a mata ao público, porque há muitas árvores instáveis", explicou Tiago Carrão à Lusa, num momento em que grande parte do concelho, principalmente nas freguesias a norte, ainda tem falta de eletricidade e comunicações.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h04

"Era o nosso ganha-pão”: família ficou sem negócio após tempestade Kristin destruir armazém

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h03

"Não me importava de ficar sem luz mais dois meses para estas pessoas voltarem para casa", afirma autarca de Figueiró dos Vinhos

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 12h00

Emigrantes regressam a Ourém para recuperarem estragos provocados pelo mau tempo

, nas primeiras 48 horas após a tempestade que afetou gravemente a região centro de Portugal para reconstruir telhados, limpar a floresta e recuperar material danificado.

"Há mais emigrantes agora do que no mês de agosto", desabafou Luís Fonseca, de 52 anos, que reside em Paris desde 2007.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h56

Autocarro preso em cratera depois de estrada aluir em Famalicão. Há dois feridos leves

Um autocarro ficou preso numa cratera formada depois de uma estrada aluir em Oliveira de São Mateus, em Famalicão, na manhã desta segunda-feira.

O incidente provocou dois feridos leves que foram encaminhados para o Hospital de Famalicão.

As empresas de água e gás já estão a par da situação, devido às condutas que passam debaixo da estrada.

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h53

Elvas apela à doação de materiais de construção para ajudar Leiria e Marinha Grande

A Câmara de Elvas, distrito de Portalegre, está a apelar à doação de materiais de construção para ajudar as populações afetadas pelo mau tempo na zona de Leiria e Marinha Grande, foi esta segunda-feira divulgado.

Em comunicado, o município alentejano indicou que os materiais devem ser depositados no Centro de Negócios Transfronteiriço das cidade, entre as 14h00 e as 18h00 desta segunda-feira e, na terça-feira, no período compreendido entre as 10h00 e as 13h00.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, sublinhou que o concelho "gosta sempre de participar" cada vez que é solicitada qualquer ajuda.

Por isso, à semelhança do que já aconteceu em outras ocasiões, a autarquia, as empresas e a população estão de novo no terreno disponíveis para apoiar.

Telhas, blocos, tijolos, cimento, ferro para estruturas, material elétrico e oleados são alguns dos materiais que o autarca solicitou que sejam doados para responder às necessidades destes dois concelhos da região Centro afetados pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental.

A iniciativa, denominada "Tour Esperança II", está a ser desenvolvida em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas e a Associação Gota d'Arte.

Depois da recolha dos materiais de construção, a Câmara de Elvas vai disponibilizar, durante esta semana, um veículo pesado de mercadorias para fazer o transporte dos produtos angariados até às zonas afetadas.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h52

Câmara de Alvaiázere pede desesperadamente mais bombeiros

O presidente da Câmara de Alvaiázere, concelho do distrito de Leiria gravemente afetado pela depressão Kristin, pediu esta segunda-feira "desesperadamente apoio de bombeiros", porque os da corporação local estão exaustos.

"Os nossos bombeiros voluntários têm sido exemplares, têm estado com elevada disponibilidade todos os dias, mas estão a ficar exaustos. Vemos por essa região fora e também noutras regiões vizinhas corporações de bombeiros a apoiarem os bombeiros dos territórios que foram afetados. Em Alvaiázere, já pedimos e pedimos e pedimos e ainda não tivemos apoio de nenhuma corporação de bombeiros", disse à agência Lusa João Paulo Guerreiro.

Afirmando perceber que nas regiões afetadas pela depressão e agora pelas cheias exista uma forte pressão, o autarca notou, contudo, que "parte do país, nomeadamente a zona sul, ainda não está em risco de sofrer nenhum tipo de devastação parecida" como a de Alvaiázere, pelo que pede "desesperadamente apoio de equipas de bombeiros" para o concelho.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h51

Ordem dos Enfermeiros vai recolher bens para vítimas da tempestade Kristin

A Ordem dos Enfermeiros (OE) lançou uma campanha nacional de recolha de bens para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin, que vai decorrer entre terça e quinta-feira.

A campanha apela à doação de bens essenciais, com prioridade para alimentos não perecíveis, produtos de higiene e outros materiais de apoio básico, tais como arroz, massa, azeite, óleo, enlatados, leite, papas infantis, bolachas e cereais.

São também necessários sabonetes, champôs, gel de banho, fraldas, toalhetes, artigos de higiene oral e feminina, bem como artigos de primeiros socorros, lonas e cobertores, acrescenta o gabinete de imprensa da OE.

Os donativos podem ser entregues até 5 de fevereiro na Sede Nacional da Ordem dos Enfermeiros, em Lisboa, mas também nas secções regionais do norte, centro e sul da OE, assim como no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

"Além do seu serviço como profissionais de saúde, os enfermeiros mobilizaram-se para apoiar as populações neste momento de vulnerabilidade, com uma resposta organizada às necessidades urgentes", explicou o bastonário da OE, Luís Filipe Barreira.

A iniciativa integra o projeto "Enfermeiros Solidários", promovido pela OE, e visa responder às necessidades imediatas resultantes do impacto social e material provocado por este fenómeno meteorológico, estando a ser desenvolvida em articulação com o município de Leiria.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h51

Apesar da chuva, rio Ceira não voltou a inundar o Cabouco

As autoridades temiam na madrugada desta segunda-feira uma inundação do rio Ceira, afluente do Mondego, na localidade do Cabouco, às portas de Coimbra, mas as piores previsões não se concretizaram.

"Estávamos alertados, mas, apesar de ter chovido muito durante toda a noite, o rio não inundou os campos e as casas, como na semana passada", disse à agência Lusa Lurdes Antunes, proprietária do café Tolan, o único da aldeia.

Depois das cheias da semana passada, em que a água dentro do café atingiu cerca de 1,70 metro de altura, danificando vários equipamentos, o caudal começou a reduzir na sexta-feira e, nesse dia à noite, já não havia água dos terrenos contíguos à margem.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h49

Bruxelas não recebeu pedido para alterar PRR nas regiões afetadas pela tempestade Kristin

A , ou ativar o mecanismo europeu de proteção civil, instando antes à utilização do fundo de solidariedade.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h42

Duas ruas cortadas ao trânsito na Maia devido à subida do caudal do rio Leça

A subida do caudal do rio Leça levou, esta segunda-feira, ao encerramento ao trânsito das ruas Gonçalves Lage e das Margaridas, nas freguesias de Águas Santas e Milheirós, respetivamente, revelou a Câmara da Maia.

Num aviso à população divulgado nas redes sociais pelas 10h30, a autarquia do distrito do Porto pede a "adoção de percursos alternativos", sem especificar quais, e solicita o "cumprimento das indicações de segurança no local".

A câmara refere que o encerramento ao trânsito é temporário e que "a situação será acompanhada pelos serviços municipais", pelo que a circulação será "restabelecida assim que estejam garantidas as condições de segurança".

O distrito do Porto vai estar sob aviso laranja a partir das 12h00, e até às 00h00 de quarta-feira, devido à agitação marítima.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h36

Chaves reforça alertas para o risco de cheia no rio Tâmega

A e está a monitorizar "hora a hora" a evolução do caudal deste rio, disse, esta segunda-feira o presidente da Câmara.

"Neste momento todos os meios estão sinalizados e estamos a acompanhar hora a hora a evolução da situação, que a nível da pluviosidade quer da evolução do caudal do rio para que se possa, antecipadamente, avisar todos aqueles que, porventura, possam estar com algum risco associado à inundação", afirmou Nuno Vaz.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h33

Câmara da Sertã apela a meios humanos e técnicos por parte do Governo devido à destruição provocada pelo mau tempo

O , face à elevada destruição no terreno, que ultrapassa os 20/30 milhões de euros em prejuízos.

Contactado pela Lusa, Calos Miranda, começou por explicar que "o Governo tem que mobilizar todos os meios para dar apoio".

"Não precisamos de alimentos porque não há quebra nas cadeias de abastecimentos, precisamos é de meios humanos e técnicos no terreno para nos ajudar", afirmou o autarca.

Embora seja difícil precisar neste momento o balanço total de prejuízos, Carlos Miranda não tem dúvidas de que estes ultrapassam os 20/30 milhões de euros.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h30

Câmara Montemor-o-Velho pede suspensão temporária das portagens na A14

A Câmara Montemor-o-Velho pediu a suspensão temporária do pagamento de portagens na Autoestrada 14 (A14), enquanto se mantiverem os condicionamentos em várias estradas do concelho, na sequência da depressão Kristin.

Perante "os diversos condicionamentos na circulação rodoviária nesta região", o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Jorge Veríssimo, solicitou ao secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, "a suspensão temporária do pagamento de portagens na A14, enquanto se mantiverem estas limitações".

Numa atualização dos condicionamentos à circulação rodoviária neste concelho, do distrito de Coimbra, a autarquia informou que entrada na A14 de Montemor-o-Velho (nó de Santa Eulália), no sentido Coimbra - Figueira da Foz, se encontra cortada devido a alagamento no túnel de acesso.

Em alternativa, "quem pretenda entrar na A14 em direção à Figueira da Foz, deverá utilizar o acesso junto à rotunda Alves Barbosa, em Montemor-o-Velho", pode ler-se no comunicado.

No sentido Figueira da Foz - Coimbra a saída para Montemor-o-Velho/Maiorca mantém-se aberta.

No sentido Coimbra - Figueira da Foz, a saída 4 (Montemor-o-Velho/Maiorca) continua encerrada, por motivos de segurança, informou ainda a Câmara.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h19

Reposição de energia e comunicações é a maior urgência em Oleiros

O , já que 40% do concelho recorre a geradores que não chegam a mais de mil cidadãos.

"Neste momento, a nossa maior urgência é que o restabelecimento da energia elétrica e das comunicações se faça com a maior brevidade possível. É a nossa maior urgência", sublinhou à agência Lusa Miguel Marques.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h13

Indústria do vidro com milhões de euros de prejuízo em danos e com perda de exportações

A Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem quantificou, esta segunda-feira, em milhões de euros os prejuízos para o setor, que aos custos da reconstrução das fábricas danificadas soma as exportações perdidas devido à depressão Kristin.

"Os prejuízos vão ser de milhões", disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE), Tiago Moreira da Silva, considerando "o estado em que estão as fábricas na Marinha Grande, e mesmo na Figueira da Foz", e sustentando que "todos os atores desta indústria na região estão bastante danificados".

De acordo com este responsável, em causa estão os custos da reconstrução "das infraestruturas, principalmente a infraestrutura de cobertura, a infraestrutura de filtros, a infraestrutura de armazéns", mas, também, "as exportações perdidas".

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h06

Penacova voltou a sentir falhas de energia em aldeias por causa do vento

O , numa altura em que ainda faz o levantamento dos prejuízos da depressão Kristin, mais sentido na queda de árvores e rede viária.

"Nós, 48 horas após a depressão, tínhamos todas as aldeias já com energia reposta, mas esta noite, com o vento forte, voltou a falhar em algumas aldeias", disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, sem conseguir, neste momento, concretizar quantas localidades e adiantando que os piquetes da E-Redes já estão no local a tentar resolver a situação.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h06

Intoxicação por monóxido de carbono originada por gerador faz dois feridos no concelho de Porto de Mós

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, Elísio Pereira, explicou tratar-se de intoxicação por monóxido de carbono originada por um gerador, na freguesia de Alqueidão da Serra.

O ferido grave é um homem de 64 anos e o ferido ligeiro é uma mulher de 62 anos, tendo sido ambos transportados para o hospital.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 11h00

Estrada cortada devido a derrocada em Guimarães

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 10h52

Alqueva retoma descargas por "persistência de caudais afluentes elevados"

A Barragem do Alqueva voltou, esta segunda-feira, a efetuar descargas de água devido à "persistência de caudais afluentes elevados" provocados pelas chuvas intensas, retomando uma operação iniciada na quarta-feira e interrompida após 48 horas, anunciou a empresa.

Em comunicado, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) indicou que, face à "persistência de caudais afluentes elevados", foi necessário "proceder à abertura dos descarregadores de meio-fundo" da barragem.

Assim, desde as 09h00 desta segunda-feira, que Alqueva "está a libertar um caudal de descarga inicial de 600 metros cúbicos por segundo (m3/s), que, somado ao caudal turbinado (800 m3/s), perfaz um caudal total lançado de 1.400 m3/s a jusante da barragem", adiantou.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 10h48

Macau e Hong Kong alertam para atrasos no correio para Portugal devido ao mau tempo

Os Correios das regiões chinesas de Macau e Hong Kong alertaram, esta segunda-feira, que as cartas e encomendas com destino a Portugal poderão sofrer atrasos devido à destruição causada pela depressão Kristin.

Num comunicado, o Hongkong Post anunciou que "os serviços de entrega de correio para Portugal estão sujeitos a atrasos devido às condições meteorológicas adversas", de acordo com indicação dos CTT - Correios de Portugal.

Os Correios da vizinha região de Macau disseram, numa resposta escrita à Lusa, que também foram notificados pelos CTT que, "devido às condições meteorológicas adversas em Portugal, os serviços de entrega de correio de Macau para aquele destino vão sofrer atrasos".

Os censos de 2021 indicam mais de 2.200 pessoas nascidas em Portugal a viver em Macau. A última estimativa dada à Lusa pelo Consulado-geral de Portugal apontava para cerca de 155 mil portadores de passaporte português entre os residentes de Macau e Hong Kong.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 10h46

Câmara de Alvaiázere pede desesperadamente mais bombeiros após depressão 'Kristin'

O presidente da Câmara de Alvaiázere, concelho do distrito de Leiria gravemente afetado pela depressão Kristin, pediu, esta segunda-feira, "desesperadamente apoio de bombeiros", porque os da corporação local estão exaustos.

"Os nossos bombeiros voluntários têm sido exemplares, têm estado com elevada disponibilidade todos os dias, mas estão a ficar exaustos. Vemos por essa região fora e também noutras regiões vizinhas corporações de bombeiros a apoiarem os bombeiros dos territórios que foram afetados. Em Alvaiázere, já pedimos e pedimos e pedimos e ainda não tivemos apoio de nenhuma corporação de bombeiros", disse à agência Lusa João Paulo Guerreiro.

Afirmando perceber que nas regiões afetadas pela depressão e agora pelas cheias exista uma forte pressão, o autarca notou, contudo, que "parte do país, nomeadamente a zona sul, ainda não está em risco de sofrer nenhum tipo de devastação parecida" como a de Alvaiázere, pelo que pede "desesperadamente apoio de equipas de bombeiros" para o concelho.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 10h45

E-Redes registou um aumento do número de avarias durante a madrugada

A devido ao agravamento das condições atmosféricas durante a madrugada, e às 08h00 estavam sem luz 161 mil clientes.

Nas zonas mais críticas estavam sem energia 151 mil clientes, na maioria em Leiria, com 110 mil clientes afetados, Santarém, com 26 mil, Castelo Branco, com 12 mil, e Coimbra, com três mil.

Entre as 00h00 e as 08h00, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente 135 quedas de árvores, 58 inundações e 41 quedas de estruturas.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 10h37

Derrocada leva a corte de estrada em Guimarães. Pedras e vegetação bloqueiam a passagem

Uma derrocada levou ao corte da estrada que liga o Santuário da Lapinha a Guimarães. A via está intransitável devido à presença de detritos, pedras e vegetação na faixa de rodagem.

O alerta foi dado pelas 6h30. Os Bombeiros de Guimarães estiveram no local com duas viaturas e vários elementos, no entanto, foram desmobilizados por falta de meios para resolver a situação.

O caso já foi comunicado ao município.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 09h48

Imagens de drone mostram dimensão da grua que caiu sobre cinco prédios no centro da Figueira da Foz

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 09h37

Sete distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima, vento e queda de neve

devido à agitação marítima e à queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Braga, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja entre as 12h00 desta segunda-feira e as 00h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir 11 metros de altura máxima, passando depois a amarelo.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 09h36

Câmara de Leiria disponibiliza apoio psicológico para as vítimas do impacto do mau tempo

A devido ao impacto do mau tempo, disse a vereadora Ana Valentim.

"Já tínhamos implementado, desde o início da catástrofe, apoio social na Câmara Municipal. Temos uma equipa a fazer atendimento social a pessoas que precisem de apoio e agora vamos complementar com apoio psicológico", afirmou à agência Lusa Ana Valentim, que tem o pelouro do Desenvolvimento Social.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h57

Cartazes de campanha política caem após chuva e vento fortes em Évora

Vários cartazes de campanha política caíram após chuva e vento fortes em Évora, esta segunda-feira. Um dos outdoors caiu na faixa de rodagem junto a uma rotunda.

Há também sinais de trânsito que cederam perante as condições climatéricas.

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h50

Proteção civil registou 263 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00h00 e as 08h00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa Telmo Ferreira.

"Entre as 00h00 e as 08h00 foram registadas 263 ocorrências, das 135 quedas de árvores, 58 inundações, 41 quedas de estruturas, 18 movimentos de massa e 10 limpezas de via", adiantou à Lusa Telmo Ferreira, da ANEPC.

A situação mais gravosa ocorreu às 03h05 na Rua Bernardo Lopes, na Figueira da Foz com a queda de uma grua sobre cinco prédios, que não causou vítimas.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h48

Talude cai na Calçada da Estação de Campolide durante a madrugada

Pedras de um talude junto à Calçada da Estação de Campolide, em Lisboa, caíram para a estrada durante a madrugada desta segunda-feira. Foi criado um perímetro de segurança e a circulação está cortada totalmente na calçada, entre o entroncamento da Rua 12 e a Calçada da Quintinha, até ao entroncamento com a Av. Calouste Gulbenkian.

De acordo com os Bombeiros Sapadores de Lisboa, o alerta foi dado pelas 00h22 e foram mobilizados para o local 13 operacionais e 5 viaturas. Os trabalhos terminaram às 3h15.

No terreno esteve também o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, com duas viaturas e uma geóloga; e a Polícia Municipal de Lisboa, com duas viaturas.

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h49

Derrocada em praia de Sesimbra preocupa moradores

Uma derrocada numa praia em Sesimbra, que ocorreu esta segunda-feira, está a preocupar os moradores.

Segundo comunicado da Câmara de Sesimbra, os serviços municipais e a equipa de Proteção Civil estiveram no local e verificaram que a situação não colocou em risco a estabilidade do edifício nem pessoas e bens. 

"Apesar de não haver aumento de risco associado, importa referir que estes edifícios, construídos há várias décadas, se situam em zonas de falésias instáveis, monitorizadas pela Agência Portuguesa de Ambiente, entidade que está a elaborar um estudo para estabilização do local", explicam.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h35

Queda de grua na Figueira da Foz obriga a realojamento de seis pessoas

durante a noite após a queda de uma grua sobre cinco prédios no centro da Figueira da Foz, informou, esta segunda-feira, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra.

A ocorrência foi registada às 03h05 na Rua Bernardo Lopes.

À Lusa, cerca das 06h00, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra apontou que a grua caiu sobre cinco prédios, tendo sido necessário retirar os moradores e realojar seis pessoas.

"As autoridades detetaram algumas deficiências nas infraestruturas e estão a ser tomadas medidas", disse a fonte.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h35

Arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte

O devido aos ventos fortes, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado, o IPMA sublinhou a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento até 75 quilómetros por hora (km/h), que podem chegar aos 100 km/h nas regiões montanhosas.

A costa norte da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo irão também estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, a partir das 06h00, sendo esperadas ondas de noroeste com entre quatro e cinco metros de altura.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h36

Proteção Civil regista pelo menos 119 ocorrências durante a madrugada devido ao mau tempo

, a maioria das quais relacionadas com o mau tempo, sobretudo na região Centro e Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal da Proteção Civil.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na Internet, a maioria das ocorrências relacionava-se com queda de árvores e queda de estruturas, causadas pela ação do vento.

O mau tempo colocou 14 distritos de Portugal continental sob aviso laranja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu o aviso amarelo apenas para Bragança, Santarém, Portalegre e Évora.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h37

Atrasos e supressões nas ligações fluviais entre Cacilhas e Lisboa devido ao mau tempo

As entre Cacilhas e o Cais do Sodré devido às condições meteorológicas e de mar adversas.

Segundo 'site' da Transtejo, esta segunda-feira de manhã pelo menos duas ligações foram suprimidas entre Cacilhas e o Cais do Sodré e outras ligações estão com atrasos.

A empresa informa que por motivo de constrangimentos operacionais decorrentes das condições meteorológicas e de mar, "não é possível garantir a realização de todas as carreiras previstas" nas ligações Trafaria-Porto Brandão-Belém e Cacilhas-Cais do Sodré.

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h37

Circulação suspensa na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca devido a inundação na via

A, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, estava, esta segunda-feira, pelas 6h00 suspensa devido a inundação na via, segundo a CP -- Comboios de Portugal.

Na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa e sem previsão de retoma devido ao mau tempo nos Urbanos de Coimbra, na Linha do Douro, entre Régua e Pocinhho, na Linha do Oeste e na Linha do Norte, com supressão dos serviços de Longo Curso entre Braga e Lisboa.

Na nota, a CP - Comboios de Portugal adianta que no domingo foi reposto o serviço Intercidades, na Linha da Beira Alta, no troço Coimbra B - Guarda, com recurso a UTE 2240 (utilização temporária de automotoras elétricas da série 2240).

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 08h38

Circulação cortada no ramo de entrada na A14 no sentido Coimbra-Figueira da Foz

A esta segunda-feira, informou a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Segundo o comunicado, o ramo de saída da A14 no Nó Santa Eulália para a N111 no mesmo sentido "ainda se encontra igualmente fechado".

A BCR "agradece a compreensão dos utilizadores desta via".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8