page view

Emigrantes regressam a Ourém para recuperarem estragos provocados pelo mau tempo

"Há mais emigrantes agora do que no mês de agosto", desabafou Luís Fonseca, de 52 anos, que reside em Paris desde 2007.

02 de fevereiro de 2026 às 11:59

Centenas de emigrantes regressaram à freguesia de Casal dos Bernardos, no concelho de Ourém, nas primeiras 48 horas após a tempestade que afetou gravemente a região centro de Portugal para reconstruir telhados, limpar a floresta e recuperar material danificado.

"Há mais emigrantes agora do que no mês de agosto", desabafou Luís Fonseca, de 52 anos, que reside em Paris desde 2007.

Luís Fonseca fez 17 horas de carro desde o norte de França pouco depois das primeiras notícias sobre a tragédia para ajudar a mãe a reconstruir o telhado e desmontar a estrutura de madeira que cobria um antigo aviário, no lugar de Casalinho, freguesia de Casal dos Bernardos.

"Tem de ser, estou aqui sozinho a retirar os barrotes que vou usar na minha casa que ficou sem telhas", lamentou o emigrante que desde a semana passada trabalha sem descanso, mesmo debaixo da chuva forte que cai na região centro do país.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, estão registados mais de 800 eleitores em Casal dos Bernardos, mas a "população está a crescer" porque muitas habitações da zona pertencem a emigrantes que estão a regressar de emergência para repararem os estragos.

"Não há uma única casa que não tenha sido afetada", disse à Lusa o autarca, Aníbal Pereira, de 45 anos.

Esta segunda-feira, após ter sido instalado um gerador no Centro de Dia e outro na Escola Básica, a Junta de Freguesia espera que um terceiro gerador venha garantir, "ainda durante o dia", o restabelecimento da energia elétrica numa "grande parte da freguesia".

O Centro de Dia começou a preparar refeições para idosos: uma sopa, peixe frito e arroz que vai entregar a cerca de 40 idosos a partir do meio-dia.

"Não parámos nunca de fornecer as refeições aos utentes do Centro de Dia apesar de chover na cozinha e de usarmos gás para fazer a comida", disse Helena Pontes, de 62 anos, que coordena a confeção das refeições.

O temporal afetou parte do telhado das instalações, mas, aos poucos, as telhas estão a ser recolocadas.

Esta segunda-feira, pela primeira vez, o Centro de Dia vai enviar igualmente refeições para a Escola Básica que reabriu esta manhã e recebeu "cerca de 20 dos 40 alunos que frequentam o estabelecimento de ensino".

"Vim trazer a minha filha hoje à escola pela primeira vez. Soube por acaso porque aqui ainda não há comunicações", explicou a mãe da aluna pouco depois da reabertura da escola e do infantário.

A estrada entre Ourém e a freguesia de Casal dos Bernardos está desimpedida, mas há ainda muitas árvores - pinheiros e eucaliptos - derrubados junto às bermas.

Nos acessos secundários entre os vários lugares da freguesia há ainda árvores para serem retiradas e cortadas.

As telecomunicações são praticamente impossíveis desde a semana passada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8