'O Artista' venceu as principais categorias na 84ª edição dos Óscares. O filme francês arrebatou cinco estatuetas de ouro: Melhor Filme, Realizador, Actor, Guarda-Roupa e Banda Sonora. Igual número de prémios recebeu 'A Invenção de Hugo', nas categorias de Melhor Fotografia, Direcção Artística, Som, Efeitos Sonoros e Efeitos Especiais.
Tom Cruise sobe ao palco para anunciar o principal prémio da noite. Depois de triunfar nos Globos de Ouro, 'O Artista' arrecada também a estatueta de Melhor Filme de 2011. Para receber o prémio todo o elenco se deslocou ao palco e nem Uggie, o Jack Russel Terrier, faltou. Após os agradecimentos, os vencedores prestaram ainda homenagem a um outro realizador francês: Claude Berri, falecido em 2009.
Sem surpresas, Meryl Streep arrecadou o Óscar de Melhor Actriz pela sua interpretação de Margaret Thatcher em 'A Dama de Ferro'. Este é apenas o terceiro Óscar de Streep (Melhor Actriz em 1982 e Melhor Actriz Secundária em 1979), apesar de contar 17 nomeações na sua carreira. "Quando escutei o meu nome, tive a sensação de ouvir metade da América a dizer 'oh, não! Outra vez, não!'", brincou a actriz, apesar de estar visivelmente emocionada. No final da lista de agradecimentos, Meryl Streep explicou que preferia agradecer a todos os seus amigos e colegas agora "por saber que não voltaria a receber o prémio".
04h12
Natalie Portman, vencedora no ano passado com 'O Cisne Negro', aparece de vermelho para anunciar o Óscar de Melhor Actor, que vai para o francês Jean Dujardin, de 'O Artista'. "Amo o vosso país", começou por dizer o actor, que recordou a primeira entrega dos Óscares e a figura de Douglas Fairbanks. Sorridente e hesitante no discurso, Dujardin agradeceu ao elenco e disse que se a sua personagem George Valentin falasse diria: "Formidável! É incrível!"04h01
Cerimónia homenageia as estrelas falecidas em 2011. A cantora Speranza Spalding canta em palco 'What a Wonderful World'. Em ecrã gigante, passam as figuras: Jane Russell, Ken Russell, Farley Granger, Whitney Houston, Annie Girardot, Michael Cacoyannis, Peter E. Berger, Peter Falk, Laura Ziskin, Sidney Lumet, Sue Mengers, Steve Jobs (que foi um dos fundadores da Pixar), Ben Gazarra, Hal Kanter, Gary Winick, Jackie Cooper, James M. Roberts e Elizabeth Taylor, que fechou o tributo.03h52
Billy Crystal brinca com as 17 nomeações de Melhor Actriz de Meryl Streep: "Durante 14 vezes, ela esteve sentada, com ar radiante, enquanto outras actrizes ganhavam prémios. Só por isso, já merece mais um Óscar." A actriz anuncia os Óscares honorários entregues a James Earl Jones, Oprah Winfrey e Dick Smith.03h48
Michael Douglas reaparece em boa forma, depois de ter enfrentado um cancro, e anuncia um dos mais importantes Óscares da noite: o de Melhor Realizador que vai para Michel Hazanavicius por 'O Artista', que recebe assim o seu terceiro Óscar da noite. O realizador disse estar sem palavras e resumiu: "Sou o realizador mais feliz do Mundo." Ainda atrás de 'A Invenção de Hugo', que tem cinco Óscares, 'O Artista' já venceu Melhor Fotografia e Guarda-Roupa.03h41
Nos bastidores, Christopher Plummer responde à questão de ser o mais velho a receber um Óscar de Melhor Actor Secundário: "Não acredito nisso, nem por um segundo. Penso que foi o Charles Chaplin, apesar do dele ter sido um Óscar honorário. Mas sinto-me bem, apesar de tudo." O Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação é atribuído, entretanto, a 'The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore', de William Joyce e Brandon Oldenburg.03h40
Óscar de Melhor Curta-Metragem Documental vai para 'Saving Face', de Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chinoy.
O elenco de 'A Melhor Despedida de Solteira' aparece reunido em palco. Anunciam o Óscar de Melhor Curta-Metragem para 'The Shore', de Terry George.
Angelina Jolie dá o primeiro Óscar da noite para 'Os Descendentes' que vence o Melhor Argumento Adaptado. Alexander Payne sobe ao palco. Vence ainda Woody Allen, pelo Argumento Original de 'Meia-Noite em Paris'. O realizador, mais uma vez, não foi à cerimónia.
Óscar de Melhor Canção vai para 'Os Marretas' e para o tema 'Man or Muppet', de Bret McKenzie. Miss Piggy reagiu no Twitter: "Finalmente ganhei um Óscar pelo meu filme, 'Os Marretas'. Esperem... Por que está o Bret a subir para o palco?"
Penélope Cruz e Owen Wilson, que participaram em filmes recentes de Woody Allen, estão no Kodak Theatre e dão o Óscar de Banda Sonora a 'O Artista, que vence assim o seu segundo Óscar. O compositor Ludovic Bource recebeu o galardão e pediu para ser acarinhado por ter "muito amor para dar". Francês ouviu-se em palco.
02h55
02h51
'A Invenção de Hugo' conquista a sua quinta estatueta, perante uma de 'O Artista'. Ben Stiller e Emma Stone apresentam o Óscar de Melhores Efeitos Especiais, depois de Billy Crystal ter um número de humor no camarim da actriz Melissa McCarthy de 'A Melhor Despedida de Solteira'. Emma Stone domina o momento, brincando com a honra de estar a apresentar uma categoria pela primeira vez na carreira. O Óscar de Efeitos Especiais foi para 'A Invenção de Hugo'.
Chris Rock foi a escolha para anunciar o Óscar de Melhor Animação e brinca com a sua personagem do filme 'Madagáscar', dizendo que se se for negro pode-se interpretar a voz de uma zebra (que é o seu caso) ou um burro (Eddie Murphy em Shrek). Dá o Óscar de Melhor Animação para 'Rango', protagonizado por um camaleão, com voz de Johnny Depp. Recebeu o prémio Gore Verbinski, o realizador. Verbinski garante que "ser amigo de Depp ajudou". "Depois do Johnny ter dito que estava no projecto as coisas começaram simplesmente a acontecer", referiu.
Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow, parceiros em 'Homem de Ferro' anunciam o Óscar de Melhor Documentário: 'Undefeated', de T.J. Martin, Dan Lidnsay e Richard Middlemas.
02h30
Cocas e Miss Piggy anunciam um número espectacular do Cirque du Soleil, que inclui bailarinos alados.
02h25
'A Invenção de Hugo' dilata vantagem sobre 'O Artista'. Vence em mais duas categorias técnicas, Melhor Som e Efeitos Sonoros, que se juntam aos Óscares de Melhor Fotografia e Direcção Artística. 'O Artista' só venceu, até agora, o Melhor Guarda-Roupa.
Tina Fey e Bradley Cooper anunciam o Óscar de Melhor Montagem, que foi para o 'Millennium - Os Homens que Odeiam as Mulheres'. Os vencedores, Kirk Baxter e Angus Wall, mostraram-se surpreendidos. O filme vence a outros favoritos como 'O Artista' ou 'A Invenção de Hugo'.
Enquanto na cerimónia, passa um vídeo de humor, a remeter para 'O Artista' e a Idade de Ouro do cinema, com a participação de vários actores de comédia, a fingirem testar a qualidade de um filme, Miss Piggy comenta no Twitter as lágrimas de Octavia Spencer, Melhor Actriz Secundária: "O discurso de agradecimento de Octavia Spencer foi muito querido. Provavelmente ela irá precisar de pousar a estatueta para limpar as lágrimas."
Christian Bale, que venceu o Óscar de Actor Secundário no ano passado por 'The Fighter - Último Round', anunciou o prémio de Melhor Actriz Secundária: Octavia Spencer, por 'As Serviçais'. Era a grande favorita - até porque já tinha ganho o Globo de Ouro na mesma categoria. É aplaudida de pé. Em lágrimas, a actriz exclamou: "Obrigado, Academia por me meterem ao lado do homem mais bonito da noite", disse referindo-se à estatueta dourada.
Sandra Bullock inicia a sua participação em palco, para anunciar o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com humor: "Como este é um espectáculo internacional e há 1,2 mil milhões de chineses, vou falar em chinês." Mas deixou um aviso, depois constatado pelos espectadores: "O meu mandarim tem sotaque alemão". De seguida deu o prémio, tal como esperado, ao filme 'Uma Separação', do Irão, já exibido nas salas portuguesas. O realizador do filme, Asghar Farhadi, leu uma mensagem de agradecimento e deixou uma voz de apoio ao povo do seu país.
Passa uma montagem em que actores revelam como se apaixonaram pelo cinema. Hilary Swank fala de se ter apaixonado por 'O Homem Elefante' e Adam Sandler elogia Sean Connery. Tom Cruise, Brad Pitt, Helen Mirren e Reese Witherspoon são outros dos actores que partilham experiências.
01h55
Jennifer Lopez, com um generoso decote, e Cameron Diaz anunciam o Óscar de Melhor Guarda-Roupa. Vence 'O Artista' e premeia o trabalho de Mark Bridges, que agradece à Academia por permitir "concretrizar os sonhos". As duas actrizes anunciam ainda mais um Óscar, o de Melhor Maquilhagem. O prémio vai para 'A Dama de Ferro', pela forma como Meryl Streep se 'mascara' de Margaret Thatcher. Mark Collier e J. Roy Helland receberam o prémio e agradeceram à actriz: "Obrigado Meryl! Deste-nos trabalho durante muitos anos."
01h48
Billy Crystal senta-se na plateia, com um balde de picocas, antes de começar um breve vídeo, com vários premiados do passado, em diversas categorias: desde 'Forrest Gump' a 'Avatar', passando por 'Ghost - O Espírito do Amor' ou 'Tubarão' de Spielberg. Vêem-se ainda imagens de 'O Padrinho', 'Apocalypse Now', 'O Exorcista', 'Star Wars' ou 'E.T - O Extraterrestre'. Termina com a célebre cena da simulação do orgasmo de Meg Ryan em 'Um Amor Inevitável'.
01h42
'A Invenção de Hugo' - 2 x 'O Artista' 0: Tom Hanks, de pêra, anuncia o Óscar de Melhor Fotografia e de Melhor Direcção Artística. Vão ambos para o filme mágico de Martin Scorsese. Bob Richardson levantou-se para receber a primeira estatueta dourada da noite. A segunda foi acolhida por Dante Ferreti e Francesca Lo Schiavo.
01h34
De laço branco, Billy Crystal aparece sorridente. "É a minha nona vez nos Óscares", começou por dizer. "Estamos numa grande indústria", acrescentou. "Divirtam-se esta noite, no meio desta crise financeira", aludiu, referindo que não há nada "como ver milionários a receber estatuetas douradas". Seguiu-se um número musical, em que o próprio Crystal canta e dança, aludindo aos principais nomeados. O número assemelha-se aos tradicionais musicais da Broadway.
01h30
Os 3400 lugares do Kodak Theatre estão preenchidos e Morgan Freeman dá as boas-vindas à cerimónia. Arranca um medley, que alude aos principais nomeados. Vê-se Billy Crystal a levar electrochoques como o actor de 'O Artista', a fingir-se de morto como a mulher de George Clooney em 'Os Descendentes'. Clooney chega a dar um beijo na boca de Crystal, o que causa gargalhadas entre o público. Logo de seguida, há cenas adaptadas de 'Moneyball - Jogada de Risco', 'Meia-Noite em Paris' - onde aparece o cantor Justin Bieber -, ou 'As Serviçais'. Quanto a 'A Invenção de Hugo', Crystal aparece de óculos 3D, a perguntar: "De certeza que isto é um filme de Scorsese?'.
01h21
Produtor da gala, Brian Grazer, assumiu estar nervoso com a cerimónia, mas assumiu que Billy Crystal irá arrasar, não só com o humor, mas também com o medley que vai realizar.
01h02
Vestida de branco, Gwyneth Paltrow mostrou sorrisos e disse querer estar com a sua "grande amiga", Cameron Diaz. Já Glenn Close apareceu de preto, mas com um ar bem mais feminino do que no desempenho para o qual está nomeada para Melhor Actriz, 'Albert Nobbs'.
00h46
Sacha Baron Cohen prometeu e... cumpriu: surgiu na passadeira vermelha vestido de general Aladeen, estrela do filme 'O Ditador', acompanhado de duas belas mulheres. Munido de uma urna dourada, com o rosto do líder norte-coreano Kim Jong-Il, lançou as supostas cinzas sobre um jornalista do canal 'E!'. Foi de seguida banido do local por guarda-costas.
00h38
A CNN diz que os Óscares, à semelhança dos Grammy, irão homenagear a cantora Whitney Houston, falecida aos 48 anos.
00h35
As vedetas já passeiam pela passadeira vermelha do Kodak Theatre. George Clooney, o elenco de 'O Artista', Christopher Plummer, Milla Jovovich, Ronney Mara ou Nick Nolte são alguns dos que já passaram pela passerelle.
VIAJE AOS BASTIDORES DOS ÓSCARES POR IMAGENS
Os filmes mais nomeados do ano são ‘A Invenção de Hugo', de Martin Scorsese, com onze indicações, e ‘O Artista', de Michel Hazanavicius, com dez. O filme mudo francês, a preto e branco tem arrasado a concorrência em todos os festivais e é apontado como o principal vencedor da cerimónia.
CONFIRA A LISTA DE TODOS OS NOMEADOS
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.