Iniciativas culturais estão programadas até 19 de dezembro, anunciou esta sexta-feira a instituição.
Concertos dos Gipsy Kings, Rui Reininho, Gisela João, circo e visitas guiadas são algumas das iniciativas culturais programadas pelo Coliseu do Porto até 19 de dezembro, dia em que celebra o 80.º aniversário, anunciou esta sexta-feira a instituição.
"Quero acreditar que não foi por acaso que este 1.º de outubro marca o regresso das salas aos 100% de lotação, justamente no Dia Mundial da Música, e no dia em que se inicia a nossa contagem decrescente para os 80 anos, porque contando a partir de hoje, faltam 80 dias para o dia 19 de dezembro de 2021, que é o dia em que o Coliseu comemora 80 anos desde a sua inauguração ao público", declarou a presidente do Coliseu do Porto, Mónica Guerreiro, numa conferência de imprensa.
Para o fim de semana de aniversário dos 80 anos de Coliseu - 18 e 19 de dezembro -, a sala do centro do Porto preparou dois dias de programação quase 'non-stop'.
Para já, este mês, atuam João Paulo Rodrigues, Rita Guerra, Afonso Pais, Cuca Roseta, Joana Amendoeira, Katia Guerreiro, Ricardo Ribeiro, Bernardo Moreira, Fernando Daniel, Filipe Raposo ao piano em dois concertos com cinema de animação, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, um "cine-concerto inédito" com Rui Reininho, e um concerto com o grupo Gipsy Kings.
No fim de outubro, os destaques foram para o Womex, "o grande encontro de músicas do mundo" que vai ocupar o Coliseu, e para o Family Film Project e o Festival Internacional de Marionetas do Porto.
No mês de novembro, Mónica Guerreiro destacou "O meu primeiro FITEI" e o Porto/Post/Doc e avançou que estão programados concertos com artistas como Susana, Gisela João, Bárbara Tinoco, a Banda Sinfónica Portuguesa que vai trazer "Rhapsody in Blue", de George Gershwin, no penúltimo Concerto Promenade 2.0 do ano.
Vão ser também apresentados dois cine-concertos com a Orquestra Metropolitana, um este mês e outro em novembro, que assinalam o centenário da produtora Invicta Films.
"Após um trabalho de recuperação da Cinemateca Portuguesa e da Universidade Nova, 'Os Fidalgos da Casa Mourisca' e 'Amor de Perdição', ambos filmes de Georges Pallu, com música composta por Armando Leça, estreados em 1921, vão ser reestreados na cidade do Porto onde nasceram", explicou a presidente do Coliseu.
O mês de dezembro vai ser dedicado ao circo e será o mês para apresentar "produções próprias que estavam a aguardar as regras das novas lotações para serem anunciadas", avançou Mónica Guerreiro.
No fim de semana dos 80 anos do Coliseu, no dia 18 de dezembro, a festa começa às 10h00 com o espetáculo de teatro-dança para bebés (dos três meses aos 3 anos no Salão Ático), "Capuchinho", a partir de Charles Perrault. Tem encenação de Paulo Lage e coreografia de Elsa Madeira, e repete às 17h00.
Às 11h00, 15h00 e 21h00 desse sábado, estão programadas sessões do Circo de Natal do coliseu, na sala principal, e da parte da tarde, pelas 18:00, no Salão Jardim, entra em cena a peça de teatro-visita "Manda os teus pais passear", do Teatro Experimental do Porto. Destina-se a crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos, da autoria de Marta Figueiredo e com encenação de Gonçalo Amorim.
No dia em que comemora 80 anos de existência, em 19 de dezembro, o Coliseu convida os mais novos para a sessão de teatro musicado "Bosque do Piripak", de Mário João Alves, com música de Ricardo Fráguas e encenação de Fernando Moreira, no Salão Ático.
A peça, destinada a crianças entre os 6 e 12 anos, fala dos medos na infância e está programada para as 10:00 e as 15h00.
Às 11h00, acontece o "A Arca do Tesouro", último Concerto Promenade 2.0 de 2021, a partir de um conto de Alice Vieira, com música de Eurico Carrapatoso e direção musical de Cesário Costa, à frente da Orquestra Sinfónica Ensemble.
As visitas guiadas ao coliseu a partir de 16 de outubro aos sábados e domingos, às 10h00 e às 12h00, foram esta sexta-feira anunciadas e, segundo Mónica Guerreiro, vai ser possível conhecer os "segredos e reviver as memórias" da "grande casa de espetáculos".
"Há muito idealizadas, são agora ativadas com caráter regular as visitas guiadas ao Coliseu, em parceria com a Porto Secret Spots", concluiu Mónica Guerreiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.