Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Gisela João recebe segunda-feira o Prémio Amália Revelação

São entregues esta segunda-feira, a partir das 21h00, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, os Prémios Amália, que, na sua 8ª edição, distinguiram Gisela João (Prémio Revelação) e Vasco Graça Moura (Prémio Autor).

3 de Novembro de 2013 às 18:36
A fadista Gisela João é uma das artistas distinguidas na 8ª edição da Gala Prémios Amália
A fadista Gisela João é uma das artistas distinguidas na 8ª edição da Gala Prémios Amália FOTO: Tiago Sousa Dias

A lista de premiados inclui também o guitarrista Carlos Gonçalves (Melhor Compositor), a fadista Maria da Nazaré (Melhor Intérprete), e Jaime Santos Jr. (Melhor Instrumentista).

O júri desta edição, presidido pelo poeta Tiago Torres da Silva, atribuiu ainda este ano uma nova distinção: o Prémio Saudade ‘Lembrar para Recordar’, que celebra a fadista Hermínia Silva, falecida em 1993; e um Prémio Especial ao construtor de cordofones, Óscar Cardoso.

O júri, que integrou a atriz Alina Vaz e o poeta José Luís Gordo, entre outros, decidiu também entregar um Prémio Especial ao cantor e compositor da Música de Coimbra, Fernando Machado Soares.

A lista de premiados completa-se com a fadista Teresa Tarouca, de 71 anos, distinguida com o Prémio Carreira; a cantora Maria Bethânia na categoria Internacional; o CD ‘Fados de Amor’, de Rodrigo Costa Félix, como Melhor Álbum de Fado do Ano; e o de Divulgação, que distingue a Rádio Alfa, de Paris.

Cultura Música Gala Prémios Amália Gisela João Vasco Graça Moura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)