page view

'Batalha atrás de batalha': obra sobre revolução conquista Hollywood

Filme de Paul Thomas Anderson venceu em quatro categorias, incluindo Melhor Filme, Realizador e Argumento.

13 de janeiro de 2026 às 01:30

Foi uma noite em grande para Paul Thomas Anderson, cujo filme ‘Batalha atrás de batalha’ venceu quatro Globos de Ouro na cerimónia de entrega dos prémios, que teve lugar na madrugada desta segunda-feira em Los Angeles, EUA. Esteretrato de um mundo revolucionário subterrâneo foi considerado o Melhor Filme de Comédia do ano, mas rendeu também os prémios de Melhor Realizador, Melhor Argumento e Melhor

Atriz Secundária (para Teyana Taylor). Leonardo DiCaprio estava nomeado, mas perdeu o título de Melhor Ator em Comédia ou Musical para Timothée Chalamet, que convenceu a imprensa estrangeira com o seu desempenho em ‘Marty Supreme’.

Já a distinção de Melhor Filme Dramático do ano foi para ‘Hamnet’, de Chloé Zhao, que valeu também a Jessie Buckley a estatueta de Melhor Atriz em drama. Em televisão, ‘Adolescence’, da Netflix, foi a vencedora da noite: obteve quatro prémios – o maior número de sempre atribuído a uma produção televisiva – incluindo a de Melhor Minissérie. Os restantes prémios distinguiram o elenco: Stephen Graham (Melhor Ator); Erin Doherty (Melhor Atriz Secundária) e Owen Cooper que, aos 16 anos, se tornou o mais jovem de sempre a ganhar o Globo de Ouro para Melhor Ator Secundário em drama televisivo.

Wagner Moura faz história

Pela primeira vez o Brasil ganhou dois prémios: Melhor Filme em Língua não Inglesa (‘O Agente Secreto’) e Melhor Ator. No seu discurso, Wagner Moura disse que “é preciso continuar a retratar a ditadura no cinema”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8