O novo confinamento, que entra em vigor às 00h00 desta sexta-feira, trouxe muitas restrições e levou também a várias medidas de apoio para o setor da Cultura, que vai estar encerrado neste novo período decretado pelo Governo para travar o avanço da Covid-19 em Portugal, como anunciou a ministra da Cultura, Graça Freitas.
Para o setor da música em particular, que Graça Freitas admitiu ser "um setor particularmente atingido pelas limitações dos espetáculos ao vivo, e agora novamente devido ao cancelamento e reagendamento de espetáculos", foi anunciado que vai ser reforçada a quota de músicas portuguesas que passam nas rádios. O valor, que anteriormente era de 25%, e que não era atualizado desde 2009, passa agora para 30%. Isto significa que os portuguesas vão passar a poder ouvir mais música de artistas nacionais nas rádios.
O objetivo, explica o Governo "é incrementar a divulgação da música nacional na rádios e contribuir para a valorização em benefício dos artistas". "Está na altura de o fazer", declarou Graça Freitas.