page view

Conheça as quatro primeiras canções finalistas do Festival da Canção

Na segunda semifinal, marcada 23 de fevereiro, serão escolhidas mais quatro músicas.

16 de fevereiro de 2019 às 23:28

A canção "Telemóveis", composta e interpretada por Conan Osíris foi a mais votada pelo público na primeira semifinal do Festival da Canção, que apurou este sábado quatro temas para a final do concurso, a 02 de março em Portimão.

Além de "Telemóveis", que ficou com uma pontuação final de 19 pontos (sete pontos do júri e doze do público), foram ainda apuradas para a final: "Perfeito", composta por Tiago Machado e interpretada por Matay, com 22 pontos (12 do júri e oito do público), "A dois", composta e interpretada pelos Calema, com 18 pontos (10 do júri e oito do público) e "Inércia", composta pelos D'Alva e interpretada por Ana Cláudia, com 13 pontos (oito do júri e cinco do público).

Um outro tema, "É o que é", composto pelos D.A.M.A. e Francisco Clode e interpretada por João Campos, tinha conseguido uma pontuação final de 13 pontos. Mas, nas semifinais, em caso de empate é o voto do júri que prevalece, e este tema tinha obtido seis pontos do júri.

De fora do concurso ficaram, além de "É o que é", "O meu sonho", composta por Lura e interpretada por Soraia Tavares, "Mais brilhante que mil sóis", composta por Flak e interpretada por Ela Limão, e "Hoje", composta e interpretada por Filipe Keil.

As restantes quatro canções finalistas serão escolhidas na segunda semifinal, marcada 23 de fevereiro, que, tal como a primeira, decorre nos estúdios da RTP em Lisboa.

Nesse dia concorrem "O Jantar" (composta por Pedro Pode e interpretada João Couto), "O Lugar" (André Tentúgal/ Lara Laquiz), "Igual a ti" (composta e interpretada por NBC), "Mundo a mudar" (Frankie Chavez/Madrepaz), "Debaixo do luar" (Rui Maia/Mila Dores), "Mar Doce" (Mariana Bragada), "Lava" (Miguel Guedes/Dan Riverman) e "Pugna" (Surma).

Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespectadores e um júri presidido por Júlio Isidro, cujos elementos foram escolhidos pela RTP e do qual fazem parte as cantoras Rita Redshoes, Isaura, Maria João e Selma Uamusse, o radialista Álvaro Costa e o encenador e ator Pedro Penim.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

À semelhança do ano passado, a RTP voltou a convidar, para as semifinais, artistas para recuperarem canções do concurso, desde os anos 1960 até à atualidade. Hoje, coube aos Cais Sodré Funk Connection trabalharem as canções. No dia 23 de fevereiro é a vez dos Kumpania Algazarra.

Os temas a concurso podem ser ouvidos, desde 21 de janeiro, no 'site' da RTP.

Este ano, a RTP lançou o convite a 14 compositores para que apresentassem uma canção original, inédita, no concurso. A estes juntaram-se dois autores que venceram concursos promovidos pela Antena 1 (um através do programa "Masterclass", aberto a quem não tenha até aqui música editada, e o outro através de um concurso de livre submissão pública).

Mariana Bragada e Filipe Keil foram escolhidos, respetivamente através do programa "Masterclass" e do concurso de livre submissão pública, e os restantes convidados pela RTP.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio em Israel.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8