Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Joana Amendoeira canta em Portimão

A fadista Joana Amendoeira e a Orquestra do Algarve, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, vão dar um concerto dia 24 de Novembro, às 21h30, no Auditório Municipal de Portimão.
18 de Novembro de 2007 às 00:00
Fadista é convidada especial de um dos concertos comemorativos dos 5 anos da Orquestra do Algarve
Fadista é convidada especial de um dos concertos comemorativos dos 5 anos da Orquestra do Algarve FOTO: Carlos Almeida
Em palco vão estar ainda os músicos Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola baixo), Paulo Paz (contrabaixo) e o acordeonista Filipe Raposo.
O concerto é um dos cinco que integram o programa comemorativo dos cinco anos da Orquestra do Algarve, sendo desta vez a fadista a convidada especial. Os arranjos para orquestra são de João Godinho.
Considerada um das mais importantes vozes da nova geração do fado, Joana Amendoeira tem vindo a afirmar-se no panorama musical nacional. Editou já os álbuns a solo ‘Olhos Garotos’, ‘Aquela Rua’, ‘À Flor da Pele’ e ‘Joana Amendoeira’. Este valeu-lhe o reconhecimento de toda a comunidade fadista, crítica especializada e público, bem como ser escolhida para apresentar o seu espectáculo em eventos de World Music, nomeadamente o Mercat de Música Viva de Vic (Espanha) e a Strictly Mundial 2005 (Canadá). Actuou ainda no Festival Atlantic Waves, na Feira do Livro de Turim e no Festival Île de France.
Com presença em várias colectâneas e contando já no seu palmarés com espectáculos um pouco por todo o Mundo, a fadista ribatejana, de 25 anos, participou este ano no disco de homenagem a Carlos do Carmo – ‘O Novo Homem na Cidade’ – ao lado de Ivan Lins, Camané, Mariza, Sara Tavares, Martinho da Vila e Tito Paris, entre outros.
O concerto no Auditório Municipal de Portimão integra-se no Projecto Orquestras – Concertos Caixa Geral de Depósitos. A entrada é livre, mas os bilhetes devem ser reservados com antecedência.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)