Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Led Zeppelin ilibados da acusação de plágio

Em causa estava 'Stairway to Heaven'. Oiça as duas músicas.
José Carlos Marques 23 de Junho de 2016 às 20:32
led zeppelin
O júri de um tribunal de Los Angeles ilibou esta quinta-feira os Led Zeppelin de terem copiado a parte inicial de 'Stairway to Heaven', provavelmente a canção mais famosa da banda.

O processo foi instaurado pela família de Randy Wolfe, guitarrista dos Spirit, banda psicadélica dos anos 60. O artista, falecido em 1997, defendeu sempre que a canção dos Zeppelin tinha "roubado" os acordes de Taurus, tema lançado em 1968. O Zeppelin lançaram Stairway três anos depois, em 1971.

O tribunal deu como provado que os acordes são parecidos para um painel de musicólogos conseguiu convencer o júri de que o encadeamento de acordes dos Zeppelin é usado há séculos na música popular. Robert Plant e Jimmy Page, autores da canção, foram a tribunal garantir que compuseram a canção em Gales e que nunca ouviram o tema dos Spirit antes de compor.

Uma declaração que indignou a família de Randy Wolf, uma vez que o tribunal verificou que o disco onde a canção Taurus apareceu pela primeira vez fazia parta da coleção de quase 10 mil vinis e cd do guitarrista Jimmy Page. 

Os Led Zeppelin formaram-se em Inglaterra em 1968 e existiram como banda até 1980. Gravaram nove álbuns de estúdio e são uma das bandas mais conceituadas da história do Rock. Os  Spirit nasceram em 1967 na Califórnia e, entre vários interregnos, duraram até 1997.

Vários vídeos publicados no youtube mostram as semelhanças entre as músicas. Selecionámos um deles para que avalie por si.

led zeppelin plágio julgamento ilibados spirit stairway to heaven
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)