<p align="justify" class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt">A cidade do Porto vai ser, no próximo sábado, 31 de maio, a capital do colecionismo com a realização do 59º Leilão Filatélico do Núcleo Filatélico do Ateneu Comercial do Porto; do Troféu Armando Vieira e da XV Expo-Feira de Colecionismo.
No leilão, que vai decorrer na sede do Ateneu Comercial do Porto (Rua Passos Manuel, 44), vão estar presentes mais de dois mil lotes de selos e peças filatélicas, assim como alguns documentos raros e únicos. No setor das coleções, destacamos uma de Portugal com selos novos e usados que compreende o período entre 1853 a 2005, com valor de catálogo de dezenas de milhares de euros, em praça por 2500 euros.
Um conjunto de 28 cartas pré-adesivas (antes do selo) do distrito do Algarve, com valor aproximado a 6 mil euros, tem base de licitação de 1400 euros.
Um par do selo de 100 réis de D. Maria II, lilás malva, taxa mais alta da primeira emissão portuguesa em 1853, obliterado com o carimbo de barras ‘61’ Guimarães, em excelente estado, tem base de licitação de 2800 euros.
Por último, um selo dos Açores de D. Luís I, fita curva, de 10 réis, não denteado, emitido em 1868, tem base de licitação de 1400 euros.
Os filatelistas interessados poderão consultar o catálogo do leilão em http://www.nfacp.com/
Paralelamente ao leilão, o Núcleo Filatélico do Ateneu Comercial do Porto realiza, no salão nobre, o Troféu Eng. Armando Vieira. Esta 6ª edição do Troféu reuniu 24 coleções de associados do Núcleo Filatélico, de um quadro cada, em que os visitantes elegem a participação de que gostem mais. Ao participante vencedor será atribuído um diploma e ficará detentor do Troféu durante um ano.
Por sua vez, no Centro Comercial da Cedofeita, Porto, decorrerá a XV Expo-Feira de Colecionismo, organizada pelo Clube de Colecionadores de Gaia.
Neste evento de entrada gratuita, aberto entre as 10h00 e as 18h00, os interessados podem encontrar diversos tipos de coleções de discos de vinil, moedas, notas, postais, ações, relógios, vinhetas, chávenas, banda desenhada, miniaturas antigas, entre outros.
Faça uma visita e leve as peças repetidas da sua coleção para trocar.
Este sábado, foi lançada pela Seção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, em Coimbra, os números de abril e maio da revista ‘Cábula Filatélica’.
O número 27, correspondente a abril, apresenta um conjunto de interessantes artigos com destaque para ‘Correio Ferroviário Condução Coimbra-Serpins e regresso’ e a marca ‘Segura’ de Coimbra, atual registo. Já o número 28, de maio, apresenta uma homenagem às Faculdades da Universidade de Coimbra pelo trabalho desenvolvido nas seções culturais e desportivas da AAC. Depois do almoço, decorreu uma sessão de trocas e tertúlia filatélica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.