page view

Maria Rita: "É uma honra ser filha de Elis’’

Maria Rita: ‘Coração a Batucar' é o último registo da cantora brasileira, numa homenagem ao samba, e no qual a mãe Elis Regina também não é esquecida.

25 de abril de 2014 às 21:54

Correio da Manhã - Como surgiu ‘Coração a Batucar'?

Maria Rita - Tinha muitas saudades de voltar a fazer um disco só de samba desde ‘Samba Meu' (2007), mas essa ideia estava adormecida dentro de mim. Quando homenageei Gonzaguinha, no Rock in Rio Brasil do ano passado, essa saudade voltou a vir à tona.

- Foi um disco difícil de concretizar?

- Pelo contrário, foi muito fácil porque conto com músicos muito talentosos. E confiei nos arranjos de Jota de Morais, que é muito experiente no samba e na música popular brasileira.

- Como correram as sessões de gravação?

- Não foi um processo longo nem difícil. Como produtora do disco, o trabalho maior ficou para mim na escolha das canções. Foi muito emocionante quando chegou o momento de gravá-las, com os músicos em estúdio a olhar nos olhos uns dos outros.

- Este é capaz de ser um dos seus discos mais acessíveis. Como está a ser recebido?

- Está a ser muito bem acolhido, com os meus fãs a colocarem as canções preferidas nas redes sociais e a votarem nelas.

- Os amores perdidos ou mal curados estão muito presentes no disco. O samba realmente ajuda a ultrapassar as coisas más da vida?

- As canções de samba são sempre muito tristes, apesar de terem uma roupagem de felicidade. É quase uma tradição do samba. Talvez seja um reflexo do povo brasileiro, que é muito sofredor, mas que adora celebrar a vida.

- Há algum tema que a tenha tocado em especial?

- Para mim foi ‘Mainha me Ensinou'. A canção fala dos ensinamentos e das lições que uma mãe pode dar a um filho. Fiquei muito emocionada e chorei quando a gravei.

- É reconhecida a ligação profunda que tinha com a sua mãe...

- É uma honra ser filha de Elis Regina, uma mulher talentosa e apaixonada pela vida.

- Prevê regressar a Portugal em breve?

- Ainda não tenho datas marcadas, mas gostaria de ir quanto antes. É sabido que tenho um amor muito grande por Portugal, pela maneira como sou recebida. Por mim, eu já estava indo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8