Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

MATRIX BATE RECORDE

A sequela "The Matrix Reloaded" transformou-se no filme que mais dinheiro arrecadou num único dia de exibição, no caso, o da estreia, nos Estados, ao facturar cerca de 37 milhões de euros. A estreia em Portugal está agendada para o próximo dia 23.
18 de Maio de 2003 às 00:05
Neo luta com uma centena de agentes Smith
Neo luta com uma centena de agentes Smith FOTO: Direitos Reservados
Os números – impressionantes, tanto mais que o filme foi classificado para maiores de 17 anos – , foram avançados ontem por Richard Parsons, presidente da AOL Time Warner, proprietária do estúdio Warner Bros, produtor do filme. "O novo Matrix conseguiu a maior receita obtida por um filme num único dia na História do cinema", afirmou o executivo.
A primeira sequela da trilogia cinematográfica “Matrix", assinada pelos revolucionários irmãos Andy e Larry Wachowski, foi lançada nos Estados Unidos na passada quinta-feira, sendo exibido em 3600 cinemas e 8500 salas.
Porém, a película poderá ainda vir a alcançar outros recordes de bilheteira, concretamente neste fim-de-semana, durante o qual se prevê que as salas de cinema sejam “assaltadas” por verdadeiras multidões. Para já, as estimativas de ganhos totais referentes aos quatro dias de estreia (de quinta a domingo) de “The Matrix Reloaded” situam-se entre os 87 e os 130 milhões de euros.
Caso este cenário se concretize, o filme poderá bater o recorde de maior receita de bilheteira no fim-de-semana da estreia, que pertence, desde Maio de 2002, a “Spider Man – Homem-Aranha”, com mais de 100 milhões de euros.
ACONTECIMENTO DO ANO
Quatro anos depois da estreia do filme original, "The Matrix Reloaded" chega com a responsabilidade de ser um dos filmes-acontecimento do ano e o desafio de ultrapassar o seu antecessor. As filmagens de “Matrix Reloaded” e ”Matrix Revolutions” (o terceiro capítulo da trilogia, a estrear também este ano, em Novembro) decorreram durante 18 meses, em Sydney, na Austrália. De acordo com a Warner Brothers, os dois filmes terão custado cerca de 260 milhões de euros.
O elenco não sofreu alterações mas incorporou cinco novas personagens: Niobe, Persephone, Merovingian, Keymaker e The Twins. A acção inicia-se seis meses após o final de “Matrix”, com Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) a continuarem a sua demanda, e Neo a ter de se confrontar, cada vez mais, com o facto de ser ele o Eleito, o escolhido para liderar a revolta. A filosofia e o misticismo voltam a ser os temas dominantes embora o êxito do filme resida no aparato cénico (espectaculares golpes de artes marciais, grandes perseguições, personagens imperturbáveis que se movem numa atmosfera sinistra) e na mestria nos efeitos especiais.
CRÍTICAS POUCO FAVORÁVEIS
Apesar do estrondoso sucesso junto do público, as críticas a “The Matrix Reloaded” não têm sido tão favoráveis como se previa, exceptuando, claro, quando são referidos os efeitos especiais.
A “bíblia” da indústria cinematográfica, a publicação norte-americana “Variety”, pôs o dedo na ferida e alertou para o principal ponto franco da sequela: a repetição da fórmula. “Apesar de ter uma encenação soberba e efeitos de encher o olho, ou por mais fantástico que seja o desenrolar da acção, não há nada a fazer quanto ao facto de o filme não ser tão fresco e surpreendente como o primeiro”, lê-se no último número da “Variety”. Outros artigos da crítica especializada acusam ainda o filme de ser demasiado “infantil” e “repetitivo”.
’MALDIÇÃO’ ASSUSTA KEANU REEVES
Keanu Reeves, o protagonista, acredita na “maldição de Matrix” e afirmou mesmo que o filme tem uma “má sina”. E o caso não é para menos. A actriz Aaliyah, que devia desempenhar o papel de Zee, morreu num acidente de avião. Depois, Gloria Foster, que incarnava Oráculo, faleceu vítima de ataque cardíaco. Por fim, embora com muito menos gravidade, Carrie-Anne Moss (Trinity), partiu uma perna durante a gravação de uma cena de tiros em Sydney. O próprio Keanu Reeves partiu várias costelas após um acidente de mota. Para se defender da ‘maldição’, Keanu confessou que, durante a rodagem, acendia todas as manhãs várias velas para afastar os maus espíritos que, acredita, rodeiam o elenco e a equipa técnica que participou nas “duras” filmagens da trilogia “Matrix”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)