page view

Meninas em tratamento no IPO desfilaram coleção de Filipe Faísca

A participação no desfile foi o culminar de uma parceria entre Filipe Faísca e a Fundação Rui Osório de Castro.

15 de março de 2015 às 17:58

As nove meninas, oito das quais em tratamento no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que ajudaram Filipe Faísca a criar a coleção apresentada este domingo na ModaLisboa, encerraram o desfile, no Pátio da Galé, causando comoção na plateia.

A coleção "Darling" foi aplaudida de pé por muitos, alguns com os olhos molhados e fazendo comentários como "foi forte". Uma a uma, a caminhar ao lado de manequins profissionais, as meninas, com idades entre os seis e os 16 anos, percorreram a longa 'passerelle' do Pátio da Galé com o ar tímido de quem enfrenta pela primeira vez uma plateia com centenas de desconhecidos.

A participação no desfile foi o culminar de uma parceria entre Filipe Faísca e a Fundação Rui Osório de Castro (FROC), instituição sem fins lucrativos que concentra a sua atuação na área informativa e científica do cancro pediátrico.

As meninas passaram dois dias no atelier de Filipe Faísca, que, num primeiro momento, lhes pediu que desenhassem o que para elas é o Amor. O resultado foi transformado em padrão, que o designer de moda aplicou em peças da coleção hoje apresentada, e também em vestidos feitos à medida para cada uma das oito.

Como Filipe Faísca contou à Lusa em declarações anteriores, para ele "não fazia sentido" associar-se a esta causa contribuindo apenas com um donativo monetário, através de um leilão, ou revertendo uma percentagem das vendas para a FROC.

"Gostava que houvesse mais interligação entre aquilo que a fundação faz e o que eu faço", referiu, decidindo por isso "envolver as crianças" na criação da coleção.

De acordo com a diretora-geral da FROC, Mariana Oliveira, as nove disseram "logo que sim ao desfile", apesar de confessarem algum nervosismo. A Lusa acompanhou um dos 'workshops' de Filipe Faísca com as meninas e testemunhou o entusiasmo e nervosismo com que imaginavam o dia do desfile.

Uma das participantes, Rita, confessou estar "um bocado nervosa", enquanto Beatriz revelou algum receio por ter de desfilar de canadianas. Já Diana previa que iria ter "muita vergonha". "Mas temos de meter a vergonha para o lado", disse. E foi o que fez, ela e as outras oito.

Além dos 'workshops' com as crianças, Filipe Faísca irá ajudar a FROC com um donativo monetário: 30% do valor de cada peça da coleção "Darling" será doada àquela instituição. Além disso, a FROC tem uma banca nos Paços do Concelho, em Lisboa, onde estão à venda 't-shirts' e sacos estampados com desenhos feitos nos 'workshops'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8