page view

Morreu Graham Greene, o ator revelado por 'Danças com Lobos'

Graham Greene tinha 73 anos e lutava contra uma doença prolongada.

03 de setembro de 2025 às 01:30

Trabalhava como engenheiro de som num espetáculo de teatro quando, na falta de um elemento do elenco, lhe pediram para dar as deixas em palco. Descobriu a sua vocação. Graham Greene, o ator que foi nomeado para um Óscar pela sua interpretação no filme ‘Danças com Lobos’, de Kevin Costner, morreu aos 73 anos, num hospital de Toronto, no Canadá, onde lutava contra uma doença prolongada. Nascido em 1952 em Ohsweken, na reserva das Primeiras Nações (um dos grupos de povos nativos do Canadá), em Ontário, Graham Greene trabalhou em teatro durante toda a década de 1970, estreou-se em televisão em 1979 e no cinema em 1983. Mas a sua carreira rebentou em 1990, quando Kevin Costner o convidou para entrar no filme ‘Danças com Lobos’, e Hollywood se rendeu ao seu talento. O próprio diz que foi um momento de viragem. “Apareceram muitos convites depois desse filme e eu aproveitei as oportunidades todas. Quando ficas na profissão durante muitos anos, acabas por te tornar um nome lá de casa.”

Teve papéis importantes em filmes como ‘Coração de Trovão’, com Val Kilmer; ‘Maverick’, com Mel Gibson; ‘Die Hard 3: A Vingança’, com Bruce Willis ou ‘A Saga Twilight: Lua Nova’, e trabalhou consistentemente quer em cinema quer em televisão mesmo até ao fim dos seus dias, quando a saúde já lhe falhava. Conquistou vários prémios – entre os quais o Prémio de Carreira que lhe foi atribuído pelo governo canadiano – e viu o seu nome inscrito no Passeio da Fama (Walk of Fame) do Canadá. Alguns dos projetos em que participou ainda estão por estrear.

“Era um homem excecional, de carácter, e tinha um grande sentido de moral e de ética, ”, comentou o seu agente, em nota enviada à comunicação social. “Vai fazer muita falta, mas está finalmente livre”, rematou.

Graham Greene deixa a mulher, Hilary Blackmore, com quem foi casado durante 35 anos, a filha, Lilly Lazare-Greene, e o neto, Tarlo. Para as futuras gerações de atores, só tinha um conselho: “Persistam. Deem o vosso melhor e não se preocupem com aquilo que os outros dizem.”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8