Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

MORREU REALIZADOR DE 'A GOLPADA'

George Roy Hill, realizador norte-americano famoso pelos filmes “Dois Homens e Um Destino” e “A Golpada”, ambos com a dupla Robert Redford/Paul Newman, morreu sexta-feira, no seu apartamento de Manhattan, Nova Iorque, em consequência da Doença de Parkinson de que sofria. Tinha 81 anos.
29 de Dezembro de 2002 às 00:00
“A habilidade que tinha para comunicar aquilo que queria fazer era única. Levava tudo a sério, excepto ele próprio”, declarou Edwin S. Brown, que era empresário do cineasta há 35 anos.

Nascido a 20 de Dezembro de 1921 em Minneapolis, no Minnesota, no seio de uma família ligada aos jornais, George Roy Hill gostava de música clássica e de aventura. Licenciado em música pela Universidade de Yale, alistou-se na Marinha em 1943 onde serviu como piloto de transporte no Pacífico.

Hill iniciou a sua carreira como actor, foi argumentista de televisão (ganhando vários prémios Emmy) e encenador teatral até ser chamado para a guerra da Coreia.

Mas seria como realizador de cinema – estreou-se em 1962 com “A Arte de Bem Casar” – que viria a tornar-se conhecido. Cineasta independente e de ideias muito próprias, era conhecido por desafiar a autoridade dos grandes estúdios de Hollywood.

Em 1969, dirige Redford e Newman, com quem trabalhou várias vezes, naquele que viria a transformar-se num clássico da Sétima Arte: “Dois Homens e Um Destino”, nomeado para os Óscares de filme, realização, canção e banda sonora, e vencedor nestas duas últimas categorias. Como em equipa que ganha não se mexe, Roy Hill volta a reunir os dois actores em “A Golpada” (1973), de que resulta dez nomeações para as estatuetas das quais venceu sete, incluindo filme, realização, argumento original e banda sonora. Ao receber o Óscar, Roy Hill deu o seguinte conselho aos seus colegas cineastas: “Contratem as mesmas pessoas que trabalharam comigo em ‘A Golpada’. Ajuda muito, acreditem!”.

No final da sua carreira, ainda realizou duas grandes obras: “O Estranho Mundo de Garp” (1982) e “A Rapariga do Tambor” (1984).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)