page view

Museu do Prado bate recorde de visitas e o diretor diz que não precisa de "nem mais um único visitante"

Responsável da instituição diz que visitar o museu da capital espanhola "não pode ser como andar de metro na hora de ponta".

15 de janeiro de 2026 às 16:31

O diretor do Prado, em Madrid, Espanha, afirmou que o museu de arte da capital espanhola não precisa de "nem mais um único visitante" depois de ter atingido o número recorde de 3,5 milhões de pessoas no ano passado.

O comentário do responsável do museu espanhol pode parecer estranho à primeira vista, mas o próprio fez questão de justificar o seu ponto de vista, pois a intenção é alcançar um equilíbrio entre a componente cultural de divulgar as obras de arte de um país e tornar-se numa atração turística.

"Visitar o Prado não pode ser como andar de metro na hora de ponta", referiu citado pelo El País.

“O Prado é oito ou nove vezes mais pequeno do que o Louvre. Por enquanto, não estamos sobrecarregados, mas queremos continuar a oferecer uma experiência agradável”, disse Falomir.

Em 2025, o Museu do Prado, que alberga obras como 'As Meninas', de Velázquez, ou 'O Jardim das Delícias', de Hieronymus Bosch, recebeu 3.513.402 visitantes, um aumento de mais de 56.000 em relação ao ano anterior. O número de visitantes cresceu mais de 816.000 na última década.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8