Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Museu reabre com nova dinâmica e túmulo famoso

O Museu Nacional de História Natural e o Museu da Ciência são, agora, uma só instituição, e esta fusão vai ser celebrada com uma exposição muito especial, intitulada ‘Memória da Politécnica: Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura’.
17 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Público poderá ver o famoso túmulo de Fernão Telles de Menezes, cujo destino era desconhecido e que acabou por ser descoberto, no ano passado
Público poderá ver o famoso túmulo de Fernão Telles de Menezes, cujo destino era desconhecido e que acabou por ser descoberto, no ano passado FOTO: Pedro Catarino

A partir de agora - e pela primeira vez desde há mais de cem anos - o público poderá ver o famoso túmulo de Fernão Telles de Menezes, cujo destino era desconhecido e que acabou por ser descoberto, no ano passado, emparedado nas instalações da Escola Politécnica de Lisboa.

A ocasião é tão mais importante quanto foi Telles de Menezes, antigo governador da Índia, quem mandou fundar o edifício no século XVI, na altura para albergar o Noviciado da Cotovia. Com o tempo, o palácio teve outros fins, transformando-se no Colégio dos Nobre, na Escola Politécnica, no Museu de História Natural e na Faculdade de Ciências de Lisboa.

O museólogo Fernando António Baptista Pereira, comissário desta exposição - sublinha que o mais interessante é o facto de, ao longo de quatro séculos, o edifício nunca ter deixado de estar dedicado à educação e à cultura.

"Há todas as razões para o público nos visitar: estamos no coração de Lisboa, este é um espaço extraordinário que inclui um património praticamente desconhecido e tem o Jardim Botânico", diz Fernando António Baptista Pereira, que acrescenta que é natural que o túmulo desperte a curiosidade dos visitantes.

"O túmulo foi limpo, recuperado com todo o cuidado, e agora vai poder ser visto quase no local original para onde foi concebido. É um momento histórico", conclui.

Esta exposição pode ser vista das 10h00 às 17h00 e aos fins-de-semana das 11h00 às 18h00. Encerra às segundas-feiras.

túmulo escola politécnica lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)